Buscar

Aula (2a) Metod. Conhecimentos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
METODOLOGIA E CONHECIMENTO
*
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Tem sua origem no pensamento de Descartes	
refere-se à forma como funciona o conhecimento científico. 		
O físico inglês Isaac Newton 	 propôs chegar à verdade através da dúvida sistemática 		 e da decomposição do problema em pequenas partes, . características que definiram a base da pesquisa científica		 através do conhecimento empírico.
*
Latim scientia 	 	 significando conhecimento
CIÊNCIA 
A ciência é o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como a realidade funciona.
*
O Conhecimento só é perceptível através da existência de três elementos: O SUJEITO cognoscente (que conhece) O OBJETO (conhecido) e A IMAGEM.
CONHECIMENTO 
é quem irá deter
Sujeito 
conhecimento 
é aquilo que será
é a interpretação do objeto pelo
Objeto 
conhecido 
sujeito
Imagem 
*
Neste momento, o sujeito apropria-se, de certo modo do objeto. “O conhecimento apresenta-se como uma transferência das propriedades do objeto para o sujeito”. (Ruiz, João. Metodologia científica).
*
CONHECIMENTO EMPÍRICO
É o conhecimento que adquirimos no decorrer do dia. É feito por meio de tentativas e erros num agrupamento de idéias.
O conhecimento empírico é aquele que não precisa ter comprovação científica e esta também não tem importância.
Também conhecido como “vulgar”, o conhecimentos empírico é o que todas as pessoas adquirem na vida cotidiana, baseado apenas na experiência da vida ou transmitida por alguém.
*
CONHECIMENTO CIENTÍFICO
O conhecimento científico vai além da visão empírica	lida com ocorrências e fatos	tem sua veracidade ou falsidade conhecida através de experimentação		 processo contínuo de construção, onde não existe o pronto e o definitivo, “é uma busca constante de explicações e soluções e a reavaliação de seus resultados”.
*
CONHECIMENTO TEOLÓGICO
É um conjunto de verdades a que os homens chegaram, não com o auxílio de sua inteligência, mas mediante a aceitação de uma revelação divina.
Também conhecido como conhecimento religioso
 
baseado exclusivamente na fé humana
Contudo, a fé não é cega pois baseia-se em experiências espirituais, históricas, arqueológicas e coletivas que lhes dão sustentação. 
Alguns exemplos de conhecimento teológico são as Escrituras Sagradas, tais como a Bíblia, o Alcorão, a Sagrada Tradição, que reúne decisões de Concílios e Sínodos, as Encíclicas Papais, etc. 
*
CONHECIMENTO FILOSÓFICO
Capacidade de reflexão do homem por meio exclusivo do raciocínio. Como a ciência não é suficiente para explicar o sentido geral do universo, o homem tenta essa explicação através da Filosofia. Filosofando, ultrapassa os limites da Ciência.
*
“Somos livres na medida em que temos conhecimento. É a qualidade de nossos conhecimentos que mede o grau de nossa liberdade”.
Jean Paul Desbiens

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais