Buscar

Questões Civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DE ESFORÇO PRÁTICO – MÓDULO C
Pessoas Jurídicas
Como era tratada a desconsideração da pessoa jurídica pelo Código Civil de 1916?
R: A ideia de separação entre pessoa jurídica e os membros que a compõem estava explícita no caput do artigo 20 do CC de 1916: “As pessoas jurídicas têm existência distinta da dos seus membros”
E atualmente?
R: No CC 2002 trouxe a previsão expressa no Art. 50. “Em caso de abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade, ou pela confusão patrimonial, pode o juiz decidir, a requerimento da parte, ou do Ministério Público quando lhe couber intervir no processo, que os efeitos de certas e determinadas relações de obrigações sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou sócios da pessoa jurídica.”
O que se entende por desconsideração da pessoa jurídica?
R: A teoria da desconsideração da personalidade jurídica é o instrumento utilizado, no direito civil e do consumidor, para que, em casos de fraude ou abuso da personalidade jurídica, possa o devedor ou consumidor não somente alcançar os bens da empresa, bem como os bens daqueles que a utilizaram de modo fraudulento. A desconsideração somente pode ser realizada mediante decisão judicial.
No acórdão analisado, foi acolhida a tese da desconsideração? Fundamente.
R: Sim. No acórdão analisado verifica-se que foi acolhida a tese da desconsideração da pessoa jurídica, pois estava presente a comprovação dos requisitos previstos no art.50 do Código Civil.

Outros materiais