Buscar

Apol 2 nota 100 - Modelos Contemporâneos de Gestão e Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Modelos Contemporâneos de Gestão
(STJ, Cespe - Técnico Administrativo - 2008) No trabalho em equipe, normas básicas asseguram a qualidade dos resultados e o bom clima entre os integrantes. Acerca desse tema, julgue os próximos itens em (C) CERTO ou (E) ERRADO.
a) A comunicação deve ser assertiva, o que significa, por exemplo, que uma pessoa pode falar algo muito desagradável para a outra, mas de maneira que não seja ameaçadora nem ofensiva.
b) Se, em um grupo de trabalho, quando um membro fala, outro habitualmente o interrompe com piadas acerca do assunto ou com relato de caso irrelevante, a possibilidade de que esse grupo venha a funcionar como equipe eficaz será diminuída.
c) Um trabalho em equipe será tanto menos produtivo quanto mais o chefe do serviço definir os objetivos e metas, porque essa conduta reduz a criatividade do grupo.
Nota: 20.0
	
	A
	C, C, C
	
	B
	C, C, E
Você acertou!
É correto afirmar que a comunicação deve ser assertiva, o que significa, por exemplo, que uma pessoa pode falar algo muito desagradável para a outra, mas de maneira que não seja ameaçadora nem ofensiva; também é correto afirmar que se, em um grupo de trabalho, quando um membro fala, outro habitualmente o interrompe com piadas acerca do assunto ou com relato de caso irrelevante, a possibilidade de que esse grupo venha a funcionar como equipe eficaz será diminuída; Mas no caso do trabalho em equipe ser menos produtivo porque o chefe defini os objetivos e metas, isso é irreal, já que o líder deve estabelecer as diretrizes das equipes e esta conduta não reduz a criatividade do grupo.
	
	C
	C, E, C
	
	D
	E, C, C
	
	E
	E, E, E
Questão 2/5 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
(Enade 2006, Administração) As novas políticas de pessoal, recentemente implantadas na Confecção Norma Modas, trouxeram insatisfação e estresse para o ambiente de trabalho e conseqüentes perdas financeiras. A insatisfação e o estresse foram detectados a partir dos seguintes indicadores:
I. custos associados a doenças ocupacionais; 
II. violência no trabalho;
III.  nível de responsabilidade atribuída ao cargo;
IV. inclinações pessoais; 
V. absenteísmo e rotatividade.
Como fontes adequadas de investigação, estão corretos, somente:
Nota: 20.0
	
	A
	I, II e V.
Você acertou!
A resposta correta é a alternativa “a”, pois a violência, o absenteísmo e a rotatividade são consequências (reflexos) diretas da insatisfação do trabalhador; insatisfação e o estresse no trabalho tendem a causar doenças ocupacionais, aumentando os custos da empresa para manter a saúde do trabalhador. Altos níveis de responsabilidade no trabalho não necessariamente são estressores, muito menos inclinações pessoais.
	
	B
	III e V.
	
	C
	II, III e IV.
	
	D
	II, IV e V.
Questão 3/5 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
(CETRO - 2013 - ANVISA - Analista Administrativo - Área 7) Uma das mais importantes tarefas dos psicólogos organizacionais é avaliar a satisfação dos funcionários, fornecendo subsídios para que as empresas tomem medidas para melhorá-la. A respeito dos temas satisfação no trabalho e comprometimento organizacional, analise as assertivas abaixo.
I. A satisfação no trabalho é uma variável de atitude que mostra como as pessoas se sentem em relação ao seu trabalho.
II. A satisfação no trabalho é muito difícil de ser estudada e mensurada. Por isso, poucos estudos e pesquisas são realizados, o que dificulta a compreensão científica desse fenômeno.
III. O comprometimento organizacional é outra variável de atitude, e suas várias definições contemplam a ligação do indivíduo com a organização.
 
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	 I e II, apenas.
	
	B
	II e III, apenas
	
	C
	I e III, apenas.
Você acertou!
A resposta correta é a alternativa “c”, pois tanto a satisfação quanto o comprometimento são atitudes perante o trabalho, ou seja, são compostos de crenças, afetos e comportamentos; além disso, apesar dos desafios em se mensurar a satisfação no trabalho, existem inúmeros estudos científicos dedicados a isso.
	
	D
	I, II e III.
Questão 4/5 - Modelos Contemporâneos de Gestão
"Gerenciamento é substituir músculos por pensamentos, folclore e superstição por conhecimento, e força por cooperação." (Drucker,2004, palestra na universidade  de Oxford)
A base da gestão administrativa está na capacidade que o gestor tem de utilizar todos os recursos disponíveis para administrar o negócio de maneira organizada. Quando falamos dos recursos disponíveis não estamos falando apenas dos membros da empresa que realizam diretamente o trabalho ou dos equipamentos adquiridos, mas também todos os indiretos (http://www.administradores.com.br, acessado em 30/11/2015)
Marque a resposta correta.
São características do Administrador:
Nota: 20.0
	
	A
	Profissional com formação ampla e variada.
	
	B
	Capacidade de lidar com pessoas.
	
	C
	Necessidade de estar atento a eventos passados, presentes e às previsões futuras.
	
	D
	Precisa lidar com eventos externos e internos.
	
	E
	Todas as alternativas.
Você acertou!
Segundo Chiavenato (CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Campus, 2013) o administrador, para exercer plenamente suas funções necessita estar apto a ter uma formação ampla de variada, saber lidar com pessoas, atuar com eventos externos e internos, além de estar em prontidão a situações passadas e presentes para projetar o futuro.
Questão 5/5 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
(adaptada do ESAG/CGU 2008) A motivação é algo presente em nossa vida desde o momento que nascemos e seu entendimento tem-se constituído em um desafio para as pessoas que ocupam funções gerenciais. Assinale se as frases a seguir sobre motivação são falsas ou verdadeiras:
I. Por motivação se entende uma força intrínseca que impulsiona a direção de alguma coisa.
II. Estímulos são energias internas que determinam o comportamento dos indivíduos.
III. As motivações para o trabalho são iguais para os indivíduos que exercem cargos do mesmo grupo ocupacional.
Escolha ao opção correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas a alternativa I está correta;
Você acertou!
A resposta correta é a letra ‘a’, apenas a alternativa I está correta. Pois: A motivação é uma força interna do individuo que impulsiona a ação. Porém, a alternativa II está incorreta, pois os estímulos são energias externas, e não internas, que podem gerar uma resposta do individuo. A alternativa III também está incorreta, pois cada individuo pode ter motivações diferentes, dependendo de suas percepções, contexto individual, cultura, etc.
	
	B
	As alternativas I e II estão corretas;
	
	C
	Apenas a alternativa III está correta;
	
	D
	As alternativas II e III estão corretas;

Outros materiais