Buscar

Apol 5 nota 100 Modelos Contemporâneos de Gestão e Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
(CESGRANRIO- CEFET/RJ- 2014) Segundo os princípios da administração estratégica, para executar uma análise do ambiente de forma eficiente e efetiva, o administrador deve entender bem a maneira como os ambientes organizacionais estão estruturados. 
Os componentes externos à organização, que têm amplo escopo e sobre os quais a organização não tem nenhum controle, compõem o denominado nível de ambiente. Identifique a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Geral
Você acertou!
A alternativa correta é Ambiente Geral. Sobral e Peci (2013) classificam o ambiente geral como ambiente externo contextual, que inclui os fatores fora dos limites da organização e que independem de sua ação, como fatores político-legais, econômicos, socioculturais, tecnológicos ou demográficos, e as condições desses fatores podem afetar a organização indiretamente.
	
	B
	Interno
	
	C
	Operacional
	
	D
	Institucional
Questão 2/5 - Modelos Contemporâneos de Gestão
Há diferentes concepções ou abordagens de multiculturalismo, dentre as quais se destaca a intercultural, que propõe promover uma gestão:
Nota: 20.0
	
	A
	para o reconhecimento do outro, para o diálogo entre os diferentes grupos sociais e culturais, a negociação e o enfrentamento dos conflitos provocados pela diferença de poder entre grupos socioculturais, incluindo todas as diferenças.
Você acertou!
Para a abordagem intercultural busca-se reconhecer o outro, dialogar com os diferentes grupos sociais, negociar e principalmente enfrentar conflitos gerados pela diferença cultural (HILL, 2005)
	
	B
	que parta da afirmação descritiva de que vivemos em uma sociedade multicultural, favorecendo a integração de todos na sociedade, incorporando-os à cultura hegemônica, sem que se toque na matriz da organização.
	
	C
	que reconheça e afirme as diferenças, garantindo espaços próprios e específicos para que as culturas possam se expressar com liberdade e manter suas raízes culturais de base, por meio de comunidades homogêneas.
	
	D
	abrangente e inclusiva, que favoreça a participação de todas as culturas no interior da empresa, com a adoção de estratégias de caráter compensatório para minimizar as diferenças e dar a todos o acesso aos bens culturais.
	
	E
	afirmativa, por acreditar que, quando se enfatiza a assimilação, se termina por negar ou silenciar as diferenças, o que implica o estímulo à formação de grupos fechados nos quais se desenvolve a identidade e se promovem lutas pelo reconhecimento.
Questão 3/5 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
Reunir todo o tipo de informação veiculada nos locais onde tem atuação e armazená-las em um banco de dados foi a estratégia de sucesso adotada pela Petróleo Ipiranga. Desde o final da década de 1990 a empresa tem direcionado esforços para levantar dados que possam ser úteis aos seus analistas. Não há restrição quanto à origem e à importância aparente das notícias coletadas. Até mesmo aquelas sem muita relevância, como uma nota publicada em um jornal do interior, relatando a abertura de um posto concorrente, não eram descartadas. Assim, acredita-se que:
            I- As ferramentas de controle da qualidade total utilizadas nos Postos Ipiranga, e acima mencionadas, levaram à uma estratégia organizacional adequada.
Porque
            II- Dessa forma, ao investir na ferramenta de monitoramento ambiental a empresa conseguiu detectar mais rapidamente os primeiros sinais de mudanças nos fatores que podem de alguma maneira influenciá-la.
Identifique, a seguir, a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Os itens I e II são verdadeiros, sendo o I a conseqüência do II.
	
	B
	Os itens I e II são falsos, pois a estratégia do caso acima mencionado é de eficiência e eficácia organizacional apenas.
	
	C
	O item I é Falso ao passo que apenas o item II é Verdadeiro.
Você acertou!
Apenas o item II está correto. Não há no texto nenhuma alusão às ferramentas da Qualidade Total. O caso Ipiranga ilustra um bom exemplo de monitoramento ambiental, conforme menciona Sobral e Peci (2013, p.124).
	
	D
	Os itens I e II são verdadeiros, sendo o II a conseqüência do I.
Questão 4/5 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
(CESGRANRIO/PETROBRAS- 2006) Carmem, gerente de novos produtos de um laboratório, ao elogiar a política de horários flexíveis, adotada recentemente pela empresa, também enfatiza a questão da coresponsabilidade. Para ela, usufruir da flexibilização do horário traz autonomia ao mesmo tempo em que gera uma responsabilidade maior. Isso porque é preciso que o colaborador mostre ser capaz de aproveitar essa ótima oportunidade de compatibilizar os compromissos pessoais com os profissionais, sem comprometer o trabalho e alcançar metas e resultados definidos previamente pela empresa. As considerações tecidas por Carmem a respeito do binômio autoridade-responsabilidade ilustram a prática organizacional de:
Nota: 20.0
	
	A
	Downsizing
	
	B
	Benchmarking
	
	C
	Empowerment
Você acertou!
A atribuição de responsabilidade ao colaborador e autoridade sobre suas decisões incorre do empoderamento (empowerment) que lhe é conferido. Para Chiavenato (2004), empowerment ou empoderamento é fortalecer o papel das equipes e dos indivíduos ao atribuir-lhes responsabilidade sobre suas decisões, ações e autoridade. Para Adami (2014), significa ceder a alguém o poder e Long (1999) confirma declarando que é a permissão para que outras pessoas assumam as responsabilidades, recompensas e riscos das próprias decisões. Pode ser definido como um processo que proporciona autonomia para os funcionários ao compartilhar informações importantes e a provisão do controle sobre fatores que podem afetar o desempenho da organização, completa Newstrom (2008).
Araujo (2006) conceitua ainda como fortalecer ou criar o poder decisório nas mãos do indivíduo, concedendo aos funcionários a participação na tomada de decisão. Mills (1996) define como o estabelecimento de um grau maior de responsabilidade delegada pela organização e um nível mais elevado de trabalho em equipe entre os funcionários.
	
	D
	Branding
Questão 5/5 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
(IADES/EBSERH/2013) Joseph Juran foi o primeiro a aplicar a qualidade à estratégia empresarial. Para ele, a qualidade se divide em três pontos (trilogia da qualidade): planejamento, controle e melhoria da qualidade. A partir do que foi descrito, avalie as afirmações a seguir e identifique qual é a correta.
Nota: 20.0
	
	A
	A obtenção da qualidade total depende apenas da alta gerência da organização.          
	
	B
	A busca da satisfação do cliente e de todos os stakeholders.
Você acertou!
O conceito do TQM foi desenvolvido por numerosos consultores empresariais norte-americanos tais como Juran. O conceito de Qualidade foi primeiramente associado à definição de conformidade às especificações. Posteriormente o conceito evoluiu para a visão de Satisfação do Cliente. Em 1961, Feigenbaum o definia como um sistema eficaz que integra o desenvolvimento da qualidade, a manutenção da qualidade e os esforços de melhoria da qualidade entre os diferentes setores da empresa, com o objetivo de criar produtos/serviços com o máximo de economia e a plena satisfação dos consumidores. Obviamente a satisfação do cliente não é resultado apenas e tão somente do grau de conformidade com as especificações técnicas mas também de fatores como prazo e pontualidade de entrega, condições de pagamento, atendimento pré e pós-venda, flexibilidade, etc... O termo Qualidade Total representa a busca da satisfação, não só do cliente, mas de todos os "stakeholders" (entidades significativas na existência da empresa) e também da excelência organizacional da empresa.
	
	C
	A qualidade total não promove a integração de todas as atividades da organização.
	
	D
	A Gestão da qualidade total visa obter um produto ou serviço perfeito, mesmo que não atenda aos requisitos
ou necessidades dos clientes.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais