Buscar

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS
8a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: CV1 
	28/02/2018 10:55:54 (Finalizada)
	Aluno(a): 
	2018.1
	Disciplina: CCJ0057 - MEDIAÇÃO DE CONFLITOS 
	
	 
	Ref.: 201512076137
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Sobre a confidencialidade em todas as etapas da mediação, é correto afirmar que:
		
	 
	Todo o processo de mediação é sigiloso e o mediador tem a obrigação ética de não revelar as circunstâncias do conflito, os problemas dos mediandos, sejam pessoais, jurídicos ou de outra natureza, além de todo e qualquer fato que tenha conhecimento em razão de sua participação no processo de mediação.
	
	A confiança das partes no mediador escolhido decorre da certeza da confidencialidade de todo o processo de mediação, sendo certo que o sigilo só tem cabimento em relação a terceiros quanto aos fatos revelados na sessão de mediação, pois a mesma ocorre de forma sempre conjunta, entre o mediador e as partes, e não se admite interrupção ou reunião em separado.
	
	O mediador ficará obrigado a não revelar para outras pessoas o que está sendo discutido no processo de mediação, caso tenha assinado a cláusula contratual de sigilo, no termo de mediação.
	
	Aplica-se a confidencialidade restritivamente aos fatos que forem revelados em reunião reservada de uma das partes com o mediador, para que a outra não venha a ter conhecimento.
	
	No processo de mediação, a confidencialidade é a premissa da imparcialidade e com nada mais se identifica. O mediador deve guardar sigilo para agir como protetor do processo de mediação, garantindo a lisura, para que não haja parcialidade.
	
	 
	Ref.: 201512150742
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O bom relacionamento em uma negociação, na mediação, é essencial, pois agrega confiança à relação, que é essencial quando se tem a perspectiva de relacionamentos em períodos mais longos. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo e assinale a afirmativa incorreta:
		
	
	O negociador bem preparado, em uma mediação, é o que procura interesses, prioriza interesses e considera os interesses do outro lado
	 
	Quando a dose de empatia necessária ao relacionamento não se estabelece, o negociador deve desistir imediatamente da negociação
	
	Na negociação, em uma mediação, a técnica do quebra-gelo pode ser utilizada como estratégia para a manutenção de um bom relacionamento, facilitando o desenvolvimento da empatia entre as partes
	
	A escuta apurada e respeitosa é índice de profissionalismo, principalmente diante de opiniões divergentes.
	
	Nas situações de negociação,na mediação, caso ocorram momentos de exaltação, ataque ou tentativa de escapar dos assuntos em pauta, recomenda-se agir no sentido de retornar para o problema, focalizando os objetivos da negociação, facilitando a manutenção de um relacionamento profissional.
	
	 
	Ref.: 201512082690
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Enumere do primeiro para o último , os passos do processo de mediação : (SENASP/MJ,2010) ( ) escuta ativa ( ) pré-mediação ( ) procurando soluções ( ) firmando compromissos ( ) começo da mediação
		
	
	1-2-3-4-5
	
	5-4-3-2-1
	
	2-1-4-3-5
	 
	3-1-4-5-2
	
	4-3-2-5-1
	
	 
	Ref.: 201511749144
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Na Mediação há uma auto composição assistida, ou seja, são os próprios envolvidos que discutirão e comporão o conflito, mas com a presença de um terceiro imparcial, que não deve influenciar ou persuadir que as pessoas entrem em um acordo. Em relação as regras de mediação marque a resposta correta e mais completa em relação ao que o mediador deve observar:
		
	
	Escutar atentamente e inquirir para saber mais.
	
	Inquirir para saber mais e avaliar as opções.
	 
	Escutar atentamente, inquirir para saber mais e fazer um resumo do compreendido.
	
	Inquirir para saber mais e fazer um resumo do compreendido.
	
	Escutar atentamente e fazer um resumo do compreendido.
	
	 
	Ref.: 201512076132
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A escuta ativa:
		
	
	Afasta a percepção de que duas pessoas estão reciprocamente interessadas e comprometidas, não permitindo o entendimento entre as parte, já que não há troca de informações prejudicando, assim, as relações interpessoais.
	 
	É um processo que deixa a outra pessoa saber que você estava prestando atenção e se interessando pelos pensamentos e opiniões dela. Isto é conhecido também, como 'reciprocidade' (as duas pessoas estão comprometidas no processo de ouvir ativamente e trocar informações).
	
	Pode-se dizer que um de seus pilares teóricos é o método socrático de busca da verdade, a maiêutica. O diálogo é o fundamento desse método, em que o conhecimento é extraído do interior da mente pela própria pessoa, a partir de um questionamento bem conduzido, que a encaminhe à essência do que se quer saber.
	
	Constitui a função precípua de facilitar a comunicação entre as partes para conduzir o diálogo das partes, escutando-as e formulando perguntas. Essa forma de coordenar a mediação, com a escuta e a formulação de perguntas, leva as partes a refletirem sobre o caso.
	
	Prejudica a capacidade e a vontade de compreender a mensagem inteira (verbal, não verbal, simbólica e latente) já que não compreende a possibilidade de responder adequadamente ao conteúdo e à intenção da mensagem (emoções, sentimentos, anseios).
	
	 
	Ref.: 201512076134
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Duas pessoas controvertem sobre uma dívida decorrente de cheque devolvido por insuficiência de fundos, que uma utilizou para pagar à outra, pela aquisição de um determinado bem móvel. Iniciada a sessão de mediação, o mediador, logo na abertura, informou que não decidirá nada e nem dará conselhos. A atitude do mediador está:
		
	 
	CORRETA, pois o mediador deve conduzir a sessão sem prejulgar ou julgar o conflito de interesses entre as partes e não deve emitir conselhos ou sua opinião pessoal.
	
	INCORRETA, pois o mediador não deve conduzir a sessão entre as partes e não cabe ao mesmo prestar informações ou conselhos no decorrer da sessão, valendo apenas a sua decisão final que dará a solução do conflito de interesses.
	 
	CORRETA, pois o mediador não pode conduzir a sessão, mas deve se colocar de forma a impor respeito e deixar que as partes promovam a autocondução da sessão de mediação, presenciando tudo para permitir sua incumbência final de redigir o acordo, caso as partes cheguem à solução do conflito.
	
	INCORRETA, pois o mediador deve conduzir a sessão entre as partes, prestando conselhos e sua opinião pessoal para persuadir que cheguem à solução do conflito de interesses.
	
	CORRETA, pois o mediador deve apenas colocar as partes de frente uma à outra, não devendo conduzir a sessão, permitindo apenas que sua presença sirva de testemunho para eventual acordo que celebrem.
	
	 
	Ref.: 201512253990
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A escuta ativa é um processo que deixa a outra pessoa saber que você estava prestando atenção e se interessando pelos pensamentos e opiniões dela. Isto é conhecido também, como reciprocidade (as duas pessoas estão comprometidas no processo de ouvir ativamente e trocar informações). Estas técnicas irão ajudar a melhorar suas estratégias de comunicação e suas relações interpessoais. Diante dessa afirmação, pode-se dizer que a função precípua do mediador é:
		
	
	Propor opções de acordo
	 
	Promover uma negociação
	
	Decidir o conflito
	 
	Facilitar a comunicação entre os mediandos
	
	Emitir um parecer técnico
	
	 
	Ref.: 201511692634
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Marque a resposta correta : O procedimento
chamado de investigação possibilita para as partes
		
	
	Esclarecer a razão de uma das partes em relação a outra
	 
	Conhecerem a realidade de cada uma
	
	Criar mecanismos que favoreçam a solução do conflito pelo mediador
	
	Estabelecerem acordos que deverão ser cumpridos
	
	Firmar acordos que deverão ser testados e avaliados

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais