Buscar

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS
10a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: CCJ0V1 
	28/02/2018 11:09:47 (Finalizada)
	Aluno(a): 
	2018.1
	Disciplina: CCJ0057 - MEDIAÇÃO DE CONFLITOS 
	
	 
	Ref.: 201512104405
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Leia com atenção o texto abaixo: Segundo o CONIMA, com frequência os Mediadores também têm obrigações frente a outros códigos éticos (de advogados, psicólogos, assistentes sociais, entre outros). Este CÓDIGO adiciona critérios específicos a serem observados pelos profissionais no desempenho da Mediação. No caso de profissionais vinculados a instituições ou entidades especializadas, somam-se suas normativas a esse instrumento. O mediador revelará, antes de aceitar a indicação, interesse ou relacionamento que possa afetar a imparcialidade ou quebra de independência, para que as partes tenham elementos de avaliação e decisão sobre o início da mediação. O mediador avaliará a aplicabilidade ou não da mediação ao caso relatado. De acordo com os princípios que regem o Código de Ética do mediador :
		
	
	As duas primeiras frases estão parcialmente corretas.
	 
	O texto está integralmente correto.
	
	A primeira frase do texto está correta e a segunda frase está errada.
	
	O texto está integralmente errado
	
	A primeira frase do texto está errada e a segunda frase está correta.
	
	 
	Ref.: 201512253538
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Identifique o princípio que garante as partes serem autoras da escolha da Mediação, como recurso para a solução de seu conflito. Quer dizer, a decisão das mesmas em permanecer ou não no processo, e de serem co-autoras das soluções de suas controvérsias:
		
	
	Isonomia;
	
	Confidencialidade;
	 
	Imparcialidade;
	
	Informalidade;
	 
	Autonomia de vontade;
	
	 
	Ref.: 201511692674
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Duas pessoas estão participando de uma pré-mediação. Neste procedimento, ficaram sabendo que o mediador que estava realizando este processo não seria o mesmo que faria a mediação porque não estava qualificado para aquele tipo de mediação. Este princípio da mediação é chamado de
		
	 
	Diligência
	
	Imparcialidade
	
	Credibilidade
	
	Confidencialidade
	 
	Competência
	
	 
	Ref.: 201511692669
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Duas pessoas estão participando de uma mediação judicial. Ao término da mediação, que não obteve acordo, o mediador foi convocado como testemunha por uma das partes. Esta situação fere o princípio
		
	 
	Da confidencialidade
	
	Da competência
	
	Da imparcialidade
	 
	Da credibilidade
	
	Da diligência
	
	 
	Ref.: 201511692672
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Duas pessoas estão participando de uma mediação judicial. No decorrer da mediação , uma das partes comentou com uma pessoa conhecida sobre a independência, franqueza e coerência com que o mediador agia na mediação. Este princípio da mediação é chamado de
		
	
	Diligência
	
	Confidencialidade
	
	Imparcialidade
	 
	Credibilidade
	
	Competência
	
	 
	Ref.: 201511668060
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O Código de Ética tem por objetivo fixar os requisitos éticos e deontológicos da mediação de conflitos, em benefício da sua credibilidade e qualidade técnica. Assinale a opção a seguir que NÃO corresponde a tais princípios:
		
	 
	 O mediador aceitará o encargo somente se estiver imbuído do propósito de atuar de acordo com os Princípios Fundamentais estabelecidos e Normas Éticas, mantendo íntegro o processo de Mediação
	 
	A inobservância destas regras de ética pelo mediador não é passível de responsabilidade disciplinbar para garantir direito da livre manifestação do pensamento.
	
	Nenhuma disposição do Código de Ética do mediador substitui ou anula as regras de conduta e os Códigos  a que os mediadores estejam sujeitos quando no exercício de outras atividades profissionais.
	
	O Código de Ética estabelece os princípios e as normas que orientam a mediação e a ação do mediador, quer nas relações deste com pessoas singulares ou coletivas, quer entre mediadores e outros profissionais.
	
	As regras do Código de Ética aplicam-se aos mediadores de conflitos e destinam-se a garantir o pleno cumprimento da missão do mediador.
	
	 
	Ref.: 201512256524
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Leia atentamente as afirmativas abaixo: I - O mediador fica impedido, pelo prazo de um ano, contado do término da última audiência em que atuou, de assessorar, representar ou patrocinar qualquer das partes. II - O mediador não poderá atuar como árbitro nem funcionar como testemunha em processos judiciais ou arbitrais pertinentes a conflito em que tenha atuado como mediador. III - O mediador e todos aqueles que o assessoram no procedimento de mediação, quando no exercício de suas funções ou em razão delas, são equiparados a servidor público, para os efeitos da legislação penal. IV - Considera-se instituída a mediação na data para a qual for marcada a primeira reunião de mediação.
		
	
	Somente as alternativas I e IV estão corretas.
	 
	Somente as alternativas II e III estão corretas.
	
	Todas as alternativas estão incorretas.
	
	Somente a alternativa I está correta.
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	 
	Ref.: 201512253439
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Silvio e Sueli são casados. As desavenças entre o casal culminaram com a saída de Silvio de casa. Logo após, Eliane postou nas redes sociais, que o marido havia abandonado o lar para viver com outra mulher. Silvio e Eliane foram orientados a procurar o Núcleo de Mediação da sua comunidade. Após o segundo encontro, Silvio passou a exigir que a mulher publicasse nas redes sociais, que havia faltado com a verdade sobre o motivo de sua saída de casa. O mediador observando o comportamento do casal, principalmente a agressividade e prepotência do marido, aconselhou a mulher a não publicar o desmentido, já que estava coberta de razão. Com este comportamento, o mediador violou o princípio da
		
	 
	Imparcialidade;
	
	Credibilidade
	 
	Competência;
	
	Autonomia da vontade das partes;
	
	Confidencialidade;

Outros materiais