Buscar

Mercado Financeiro 1ª WEB

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS
WEBCONFERÊNCIA I
Professor: Me. Jucimar Andrade
Unidade 1:
Agentes em uma economia
Bens e serviços
Funções da moeda em uma economia
Tipos de mercado
Sistema financeiro nacional
Conselho monetário nacional (CMN)
Banco Central do Brasil (DC)
ECONOMIA: ciência que estuda os fenômenos relacionados com a obtenção e a utilização dos recursos materiais necessários ao bem-estar.
John Maynard Keynes, chegou à conclusão de que as economias capitalistas, por si só, não eram capazes de gerar o pleno emprego. Logo, a economia se constitui de vários agentes:
Conceito Geral
AGENTES: Famílias
AGENTES: Empresas
AGENTES: Governo
AGENTES: Setor Externo
Pereira (2013, p. 21), eles podem ser classificados como:
De capital – utilizados na fabricação de outros bens, mas que não se desgastam totalmente no processo produtivo.
De consumo – satisfazem diretamente as necessidades humanas. Conforme sua durabilidade, podem ser classificados em: bens de consumo duráveis (automóveis e eletrodomésticos) e bens de consumo não duráveis (alimentação, roupas).
Intermediários – são bens que sofrem novas alterações para se tornarem bens de consumo de capital, como o minério de ferro e a soja.
Bens e serviços
A moeda é um importante aspecto dentro do mercado de capitais; ela se define como um conjunto de ativos financeiros da economia e é utilizada pelos agentes em suas transações.
O principal papel de uma moeda – e aqui não nos referimos à moeda metálica, mas a seu valor intrínseco dentro da economia – é ser instrumento de troca, sendo o fator mais utilizado pelo governo para controlar pagamentos. 
Em nosso país, o controle e a emissão das moedas fica a cargo do Banco Central. É ele o órgão responsável por gerir e acompanhar o fluxo de moeda na economia nacional.
Moeda em uma economia
Pode-se definir que a moeda possui três funções básicas, que seriam:
a) Instrumento de trocas: essa é a função primordial da moeda. Ela foi criada para ser um mecanismo de facilitação das trocas entre os diversos agentes da atividade econômica.
b) Denominador comum de valores: por meio da moeda é possível comparar os valores de diferentes mercadorias. Tudo em nossa sociedade, que é objeto de compra e venda, tem o seu valor quantificado em unidades monetárias. Até mesmo o PIB, que mensura a produção total de bens e serviços ao longo de um ano, é quantificado em unidades monetárias.
c) Reserva de valor: a moeda também pode cumprir a função de reserva de valor, embora ela não cumpra essa função de maneira ideal. Quanto maior for a inflação de um país, mais rapidamente a moeda perde valor; consequentemente, pior será a sua capacidade de reserva de valor. Porém, mesmo assim, pelo fato de ter liquidez imediata, ou seja, por sua capacidade de ser universalmente aceita e trocada por outro produto, as pessoas decidem manter parte de sua renda na forma de moeda.
Funções da moeda
De acordo com Pindyck e Rubinfeld (2006, p. 7), “um mercado é um grupo de compradores e vendedores que, por meio de suas reais ou potenciais interações, determinam o preço de um produto ou de um conjunto de produtos”.
COMPRADORES: Correspondem aos consumidores, ou seja, àqueles que adquirem bens e serviços. 
VENDEDORES: Abrangem as empresas, responsáveis pela aquisição de mão de obra, de capital e de matérias-primas utilizadas na produção desses bens e serviços. Também entre os vendedores estão os proprietários de recursos, conhecidos pelo arrendamento de terras e pela comercialização de recursos minerais para as empresas.
Mercado
O quatros tipos de mercados existentes dentro do sistema financeiro são:
Mercado de capitais
Mercado de crédito
Mercado monetário
Mercado cambial
Tipos de Mercado
 Mercado monetário ou (Money Market) é o mercado para realizações de financiamento em curto e curtíssimo prazo, como: os bilhetes do tesouro nacional e o papel comercial, sendo os títulos públicos os papéis mais negociados.
É constituído principalmente por instituições financeiras, sendo que o prazo para suas negociações sejam abaixo de um ano.
Como em qualquer outro mercado, o mercado monetário é onde se encontram compradores e vendedores. 
No mercado monetário o bem negociado é a moeda e o preço da taxa de juros. Nesse segmento tem à participação de todos os agentes econômicos que procuram e oferecem moeda.
O Banco Central define que o mercado monetário funciona como uma forma de controlar a liquidez de moeda em uma economia através da venda e recompra de títulos públicos. 
Mercado Monetário
As emissões de títulos públicos pelo Tesouro Nacional é uma das formas utilizadas para a captação de recursos para financiar atividades do governo federal, tais como educação, saúde e infra-estrutura. Os títulos públicos são uma opção de investimento para a sociedade e representam a dívida mobiliária da União.
Mercado Monetário: Títulos públicos
Títulos públicos
São títulos públicos com rentabilidade vinculadas ao IPCA (NTN-B), à Taxa Interna de Retorno (NTN-F) etc.
Trata-se de um título pós-fixado, isto é, sua rentabilidade é dada por meio da variação da taxa Selic diária registrada entre a data de liquidação e a data de vencimento do título.
Trata-se de um título prefixado, isto é, com rentabilidade definida no momento da compra, a partir da diferença entre o preço de compra e o valor nominal no vencimento.
O mercado de cambio é aquele que ocorre a negociação de moedas estrangeiras e pessoas interessadas em movimenta-las. 
Esse mercado é bastante utilizado por investidores, exportadores, importadores e empresas que façam negociações internacionais.
As principais moedas negociadas nesse mercado são: o dólar americano, o franco da suíça, o euro, o iene do Japão e o ouro.
As operações de câmbio não podem ser negociadas livremente, sendo executadas por estabelecimentos autorizados a operar com câmbio. 
Mercado de Câmbio
A operação de mercado primário implica o recebimento ou a entrega de moeda estrangeira por parte de clientes no País, correspondendo a fluxo de entrada ou de saída da moeda estrangeira do País. Esse é o caso das operações realizadas com exportadores, importadores, viajantes, etc. 
Já no mercado secundário, também denominado mercado interbancário quando os negócios são realizados entre bancos, a moeda estrangeira é negociada entre as instituições integrantes do sistema financeiro e simplesmente migra do ativo de uma instituição autorizada a operar no mercado de câmbio para o de outra, igualmente autorizada, não havendo fluxo de entrada ou de saída da moeda estrangeira do País.
 Mercado primário e mercado secundário
O mercado de crédito faz parte do sistema financeiro, da qual disponibiliza a concessão e a tomada de crédito para os indivíduos, incluindo operações financeira de curto e médio prazo.
Composto por dois seres, os superavitários ( poupadores) e os deficitários ( tomadores). Onde os poupadores concedem suas reservas às instituições financeiras como forma de aplicação, da qual a sua quantidade depositada, irá ao decorrer de determinando tempo, ter rentabilidade de sua aplicação.
Já os tomadores, pedem as instituições financeiras, valores para sanar seus déficits financeiros. Para as instituições financeiras concederem esses valores, acarretam uma taxa da qual se denominam juros, taxa cobrada para o risco dessa operação, com isso os deficitários pagam um valor normalmente maior do que lhe é concedido.
Mercado de Crédito
O mercado de crédito bancário auxilia a transferência de recursos dos entes com recursos disponíveis, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, para aqueles que necessitem de recursos para a manutenção de suas atividades e/ou para a realização de novos investimentos.
Nesse contexto, destacam-se o crédito para aquisição de bens, o crédito imobiliário, o crédito para capital de giro, dentre outros.
Compete
também à Secretaria de Políticas Microeconômicas acompanhar e avaliar os indicadores econômicos e de mercado relativos ao setor financeiro, bem como avaliar o impacto e a efetividade dos programas do governo federal associados à concessão de benefícios financeiros e de crédito.
Mercado de Crédito bancário
O mercado de capitais pode ser considerado um sistema que tem como objetivo de distribuição de valores mobiliários, visando à liquidez e solvência na emissão de títulos, viabilizando sua capitalização. É constituído pelas instituições financeiras autorizadas, bolsas e corretoras.
Os principais títulos negociados são as ações, partes representativas de capital da empresa, ou empréstimos via mercado, tomado por empresas.
Mercado Primário: onde ocorrem as transações dos valores mobiliários pela primeira vez, onde as empresas captam capital para seus empreendimentos.
Mercado Secundário: Quando as ações apenas trocam de donos, sendo negociadas por seus proprietários diretamente para outros acionistas. Lembrando que a empresa não terá mais contato com esse dinheiro negociado entre os possuidores dos títulos.
A bolsa de valores é o mercado organizado onde se negociam ações de sociedades de capital aberto (públicas ou privadas) e outros valores mobiliários, tais como as opções. No Brasil BM&fBovespa.
Mercado de Capitais
No mercado de crédito, as instituições financeiras fazem transações com os poupadores e com os tomadores independentemente. Utilizam uma taxa de juros maior na transação com os tomadores do que a taxa de juros com os poupadores. Essa diferença entre taxas dá lucro à instituição.
No mercado de capitais, as instituições financeiras participam como prestadoras de serviço entre o poupador e o tomador. O tomador fornece um rendimento diretamente ao poupador, a instituição financeira organiza o contado e cobra, de ambos ou de apenas um, uma parcela relativa ao serviço prestado.
Diferença entre mercado de crédito e de capitais
O Sistema Financeiro Nacional (SFN) funciona como uma estrutura organizada e segura, que tem como meta desenvolver as necessidades do mercado financeiro no Brasil. 
De lá para cá, o SFN sofreu diversas alterações fundamentais para melhorar sua qualidade e sua segurança, com a criação de instituições públicas e privadas. Vejamos alguns exemplos:
Banco Central do Brasil (Bacen);
Comissão de Valores Mobiliários (CVM);
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES);
Caixa Econômica Federal (CEF).
Sistema Financeiro Nacional
Arrecadar e aumentar a poupança em grandes volumes;
Transformar a poupança em créditos especiais;
Encaminhar os créditos às atividades produtivas;
Promover a poupança, buscando recursos para o sistema;
Gerenciar as aplicações realizadas no sistema e manter um mercado para elas.
Funções do mercado financeiro
Instituído pela Lei n. 4.595/64. É a maior instituição do SFN, com a finalidade de formular a política da moeda e do crédito, promovendo a estabilidade da moeda e assegurando o desenvolvimento econômico do país. Suas principais atribuições são:
Regular a constituição, funcionamento e fiscalização dos que exercerem atividades subordinadas a esta lei, bem como a aplicação das penalidades previstas;
Limitar, sempre que necessário, as taxas de juros, descontos comissões e qualquer outra forma de remuneração de operações e serviços bancários ou financeiros, inclusive os prestados pelo Banco Central da República do Brasil,
Determinar a porcentagem máxima dos recursos que as instituições financeiras poderão emprestar a um mesmo cliente ou grupo de empresas,
Estipular índices e outras condições técnicas sobre encaixes, mobilizações e outras relações patrimoniais a serem observadas pelas instituições financeiras.
Expedir normas gerais de contabilidade e estatística a serem observadas pelas instituições financeiras. 
Conselho Monetário Nacional (CMN)
Bacen é um órgão executivo do Sistema Financeiro Nacional criado pela Lei n. 4.595/64. É o principal responsável pela execução das deliberações do Conselho Monetário Nacional (CMN). Suas principais atribuição são: 
Banco Central do Brasil (BACEN) 
01-São instituições que fazem parte do Sistema Financeiro Nacional (SFN):
a) Banco Central do Brasil (Bacen); Caixa Econômica Federal (CEF); Comissão de Valores Mobiliários(CVM)
b) Fundo Monetário Internacional (FMI); Caixa Econômica Federal (CEF); Banco Central Europeu (BCE)
c) Banco Interamericano de Desenvolvimento (BIRD); Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Banco Central do Brasil (Bacen)
d) Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Banco Interamericano de Desenvolvimento (BIRD); Fundo Monetário Internacional (FMI)
e) Banco Central Europeu (BCE); Banco Interamericano de Desenvolvimento (BIRD) Fundo Monetário Internacional (FMI)
Exercício de fixação
02-Para entender o mercado financeiro é importante, antes, ter consciência do quanto ele depende da política econômica. A macroeconomia, nesse sentido, refere-se ao fluxo de circulação de renda gerada por uma nação. John Maynard Keynes, responsável por esse conceito, chegou à conclusão de que as economias capitalistas, por si só, não eram capazes de gerar o pleno emprego. Logo, a economia se constitui de vários agentes, são eles:
a) Empresas, setor interno, empresas e fisco
b) Famílias, setor externo, governo e fisco
c) Empresas, governo, setor externo e setor interno
d) Governo, setor interno, famílias e empresas
e) Famílias, empresas, governo e setor externo
Exercício de fixação
03- São funções da moeda em uma economia, EXCETO:
 
a) Meio de pagamento
b) Reserva de valor
c) Unidade-padrão de conta
d) Intermédio de trocas entre agentes
e) Enriquecimento dos mais pobres
Exercício de fixação
04- Estudamos quatro tipos de mercados e em um destes mercados vimos que ele trata do mercado de ações, ou seja, trata da compra e venda de ações (que é o fracionamento do capital de uma empresa), realizado, por exemplo, na bolsa de valores. Qual é este mercado?
a. Mercado de capitais.
b. Mercado financeiro.
c. Mercado monetário.
d. Mercado cambial.
e. Mercado monetário.
Exercício de fixação
05 - Aqueles que depositam ou aplicam seus recursos em uma “Instituição Financeira”. Exemplos: depósitos à vista (contas-correntes), depósitos a prazo (CDB – Certificado de Depósito Bancário, RDB – Recibo de Depósito Bancário, Letra de Câmbio) e Poupança, são chamados de:
a. Instituições monetárias.
b. Agentes especiais.
c. Instituições não monetárias.
d. Agentes deficitários.
e. Agentes superavitários.
Exercício de fixação

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes