Buscar

Trabalho fichamento comunicação e estratégia empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Fichamento de Estudo de Caso
Aluno: Osmar José Fontes
Trabalho da disciplina: Comunicação e Estratégia Empresarial
Professora: Claudia Marcia Pereira Loureiro
Local: Biblioteca Virtual da Universidade
Ano 2017
Samarco: o papel da empresa no empoderamento das pessoas
Comunicação e Estratégia Empresarial
Estudo de caso
Referência: 
Rosa Maria Fischer
Introdução
O conteúdo do estudo de caso demonstra a preocupação do gerente de meio ambiente Sergio Dias com a apresentação da proposta do projeto para área socioambiental. O objetivo era ampliar o escopo para ações efetivas relacionadas ao desenvolvimento comunitário e inovar os modelos de negócios criando uma nova visão, apesar da companhia manter um relacionamento cordial e colaborativo com as comunidades do entorno das operações.
Os programas realizados pela organização, como por exemplo: sociais, educacional, cultural, saúde e saneamento, habitação, esporte, lazer e diversão, creches, alimentação, combate à fome e segurança alimentar não foram suficientes para proteger a sociedade, pois a ausência de projeto preventivo para estocagem de rejeitos resultou na catástrofe com o rompimento da barragem de Fundão, em 5 de novembro de 2015 causando a tragédia no município de Mariana, Minas gerais (desastre industrial que causou o maior impacto ambiental da história brasileira e o maior do mundo).
História da Samarco
A Samarco foi fundada em 1974 como um projeto industrial atuando no segmento de mineração, tendo como principal produto as pelotas de minério de ferro comercializadas para a indústria siderúrgica de 19 países das Américas, do Oriente Médio, da Ásia e Europa.
Empresa que ao longo da sua trajetória prezou por honrar seus compromissos com a sociedade e com o meio ambiente, desempenhou um papel importante na economia brasileira diante de sua marca e reputação com responsabilidade social corporativa, produtiva e eficiente.
Analise Contextual
Sergio Dias (Gerente de Meio Ambiente) com sua nova abordagem procurou comprovar a priorização nos projetos voltados a saúde e segurança das pessoas e proteção do meio ambiente na condução das atividades. Dentre os processos previstos no escopo estava previsto realizar ações preventivas para eliminar os riscos na estocagem de rejeitos a fim de aumentar a eficácia para melhorar os efeitos negativos. Segundo Drucker (1997, p. 47) “Quando a empresa traça objetivos e metas, e busca alcançá-los, ela tem claramente definido do porque ela existe, o que e como faz, e onde quer chegar”. 
Empresa cuja missão, valores e integridade da organização possuem textos agradáveis e bem elaborados, informando a sociedade suas responsabilidade e ética diante do importante papel na economia brasileira e seus impactos positivos geradores de receita. 
Não basta apenas elaborar “slogan” bem criativo, isto é uma prática nas organizações, porém a implementação prática e verdadeira é desafiador. 
As organizações têm como objetivo manter as conquistas diante do futuro desejado (visão), rumo às metas para cumprimento do seu propósito (missão), mantendo seus princípios e crenças (valores) que servem como parâmetros para o critério que define a missão comportamentos, atitudes e decisões de toda parte interessadas (stakeholders).
O estabelecimento de metas definidas como: levantamento do cenário, mapeamento de público e elaboração de planos de comunicação visibiliza e mobiliza o interesse para construção e manutenção dos relacionamentos entre os públicos ou stakeholders para implementar estratégia efetiva e bem sucedida a fim de que o projeto elaborado seja comprovado e efetivado.
Conclui-se:
No Brasil a ausência de infraestrutura dos órgãos ambientais inviabiliza a fiscalização, impossibilitando que as empresas deixem de cumprir seu papel de maneira eficaz. Segundo histórico, a empresa tinha passado pelo processo de auditoria antes dos fatos e teve resultado positivo. Entendo que não houve evidências objetivas dos fatos (ações preventivas) para tomar ações necessárias e evitar os riscos. 
A proposta de priorização de projeto, elaborado pelo gerente de meio ambiente Sergio Dias foi inviável diante dos gestores envolvidos e o conteúdo do documento trazia informações que evidenciava ações preventivas (presença de lama no ponto de ruptura da barragem onde deveria ter somente areia acredita-se que foram uma das causas do colapso da estrutura, informações que antecipadamente já havia sido identificada).
O grande problema nas grandes organizações envolve o processo de comunicação diante das questões hierárquicas, a comunicação empresarial é uma ferramenta estratégica que tem como objetivo aumentar a credibilidade em função das informações dos envolvidos seja de qualquer natureza, o somatório de informações serve para melhoria da imagem da corporação e de seus resultados.
O reconhecimento coletivo é resultado daquilo que a marca faz e promete para seus públicos. Este reconhecimento é o embasamento do publico interno (respeito pelo trabalhador) e externo (respeito às condições ambientais, compromisso social entre outros), fidelização do público mercadológico (garantir aquilo que foi mostrado é verdadeiro), admiração pela marca junto ao público da imagem ao público institucional. 
Atualmente a Samarco busca retomar suas operações com solução mais segura, resultado de muitas pesquisas de engenharia, estudos de novas soluções para disposição de rejeitos, assim como o empilhamento dos rejeitos após a filtragem e o seu aproveitamento na produção de outros produtos.
Trabalho que se fosse realizado antecipadamente impedia a tragédia e os prejuízos para a sociedade e para o país.
2

Outros materiais