Buscar

Trabalho Fichamento Estudo de Caso ATekPC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DE PROJETOS
Fichamento de Estudo de Caso
Nome do aluno (a) Osmar José Fontes
Trabalho da disciplina: Gerenciamento de Programas e Portfólio
Tutor: Prof. Antônio Luis Draque Penso
Local: Biblioteca Virtual da Universidade
Ano 2015
O PMO (Escritório de Gestão de Projetos) da AtekPC
Gerenciamento de Programas e Portfólio
Estudo de caso
Referências: 
F. Warren McFralan
John Hupp
Mark Kiel
Introdução
O mundo empresarial se torna cada vez mais complexo devido o avanço tecnológico e as taxas elevadas de crescimento das economias das empresas tem resultado nas incertezas do ambiente de negócio.
A competitividade, a globalização, as mudanças econômicas e tecnológicas criam desafios e oportunidades para as organizações sobreviverem e prosperar, buscando meios de aprimoramento de comercialização de produtos e serviços em função da demanda do mercado.
John Strider com seus pensamentos voltados para o novo Escritório de Gestão de Projetos (PMO) analisava vários aspectos para viabilizar a implantação do PMO num momento em que o setor estava em transição e que sua tecnologia de informação estava envolvida em projetos críticos e importantes. 
Histórico
Fundada em 1984, a AtekPC cresceu e tornou-se um fabricante médio de PCs nos Estados Unidos com um volume de venda de $1,9 bilhões em 2006 e a criação de emprego no setor de PCs. Alcançou altas taxas de crescimento e boa margem de lucro. Diante do cenário apresentado a preocupação com os concorrentes neste momento é considerado ameaça competitiva, pois as margens de lucros começaram a cair e os fabricantes lançavam estratégias de redução de custos. Sendo assim, houve e necessidade de reduzir custos, mediante as pressões do momento e consolidar recursos para melhor eficiência de suas cadeias de suprimentos. 
Perspectivas e implementação do PMO
 
Os esforços apresentados pela AtekPC para implementar uma organização do projeto de gestão baseado no Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO) e os desafios que enfrentados por John Strider buscava transformar uma empresa que não estava acostumada a processos e padronizações consistentes e disciplinares, reestruturando os processos internos e sua cultura, cujo esforço foi priorizar as principais atividades e sua estrutura corporativa, criando meios para idealizar e agilizar a combinação de recursos.
A visão agora é de uma estrutura organizacional com processos padronizados relacionados a projetos, cujo objetivo é facilitar o compartilhamento recursos, metodologias e técnicas.
Sua visão estratégica procurava meios, mediante o conhecimento para implementação do novo Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO). O desenvolvimento do PMO ocorria e cada passo era um desafio do processo, como a definição de possíveis soluções para escolha de medição de desempenho, apoio de executivos para valorização do PMO, transição gradual, padrões de gerenciamento de projetos de TI, dificuldades de equilíbrio, limitação, o papel do PMO na organização, cultura organizacional entre outros.
A adequação do modelo organizacional PMO-leve ou PMO-pesado era uma das preocupações de Strider para implantação da estratégia gerencial e convencido que o modelo de PMO-leve era o mais adequado, pois entendeu que dando pequenos passos pode alcançar pequenos sucessos e os resultados podem ser usados como experiências para prosseguir outros trabalho.
A integração das partes como um todo é um desafio e responsabilidade do Gerente de Projeto para conseguir sinergia e maximização de recursos, orientando-os a desempenhar as atividades que foram planejadas, gerenciando as diversas interfaces, acompanhando, revendo, avaliando e ajustando todo processo durante a construção do projeto, a fim de que o planejamento seja atendido.
Conclusão
O PMO é uma unidade da organização que tem por objetivo conduzir ou auxiliar a condução de projetos, programas e portfólio de projeto, cujo objetivo é planejar ou auxiliar o planejamento de projetos e  programas, controlar ou auxiliar o controle de projetos e programas, fornecer a infraestrutura para o gerenciamento de projetos, programas e portfólio de projetos, desenvolver e implementar metodologias de gestão de projetos, programas e portfólios de projetos.
Cabe ao gerente de projeto criar artifícios baseados em comunicação, desenvolver habilidades, talento e conhecimento para execução das atividades requeridas, informações estratégicas com infraestrutura e de aplicativos de gestão do conhecimento, cultura organizacional conscientizando e internalizando a missão, visão e valores, liderança e qualificação gerencial, alinhamento das metas e incentivos com a estratégia em todos os níveis hierárquicos, trabalho em equipe, compartilhando conhecimentos, recursos e pessoas. 
A integração das partes como um todo é um desafio e responsabilidade do Gerente de Projeto para conseguir sinergia e maximização de recursos incluindo financeiros e humanos, orientando-os a desempenhar as atividades que foram planejadas, gerenciando as diversas interfaces, acompanhando, revendo, avaliando e ajustando todo processo durante a construção do projeto do Escritório de Gerenciamento de Projetos.
O resultado da reflexão de Strider aconteceu diante de sua analise e baseado em seus pensamentos teve como resposta a escolha de um modelo PMO-Light, seguindo pequenos passos para alcançar pequenos sucessos, mas com algo positivo que estrategicamente serve como experiência para dar continuidade e utilizar como exemplo para assegurar crescimento futuro do PMO na AtekPC.
3

Outros materiais