Buscar

Trabalho Fichamento Gestão de pessoas e competência

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Fichamento de Estudo de Caso
Aluno: Osmar José Fontes
Trabalho da disciplina: Gestão de Pessoas e Competências
Tutor: Prof. Norma Cristina Cardoso Brandão
Local: Biblioteca Virtual da Universidade
Ano 2017
A Guarnição de Remo do Exército
Gestão de Pessoas e Competências
Estudo de caso
Referências: 
Scott Snook
Jeffrey T. Polzer 
 
Introdução
O cenário apresentado pela “A Guarnição de Remo do Exército” resulta-se numa série de técnicas, informações, monitoramento, adequação, aprimoramento e alinhamento estratégico para obter melhores resultados.
A abordagem das equipes da Academia Militar de West Point nos Estados Unidos e a Guarnição do barco Varsity Junior e Varsity, busca objetivar e proporcionar o desenvolvimento do treinamento e aumentar o grau da confiabilidade de suas potencialidades, utilizando técnicas individuais e coletivas.
Histórico 
O Remo foi o primeiro esporte interuniversitário dos Estados Unidos, começou em 1852 com uma regata entre Harvard e Yale, praticado em barcos estreitos. Pode ser realizado em diferentes categorias (uma, duas, quatro ou oito pessoas) em rios, lagoas, enseadas, pista construída para prática da modalidade ou mar. 
Durante a temporada, “A Guarnição de Remo do Exército” buscou técnicas de aprimoramento para melhoria de desempenho individual, coletivo, avaliações e experimentos com remadores. 
Preczewski (Treinador P) estava preocupado, pois durante 9 anos como treinador desse esporte, enfrentava uma situação desconhecida, sendo assim, começou buscar meios utilizando métodos e técnicas mediante uma série de experimentos. Utilizou ferramentas para auxilio em suas decisões e necessidade de apoio técnico.
Objetivo
A estratégica utilizada por Preczewski (Treinador P) tem como objetivo buscar métodos adequados, políticas e técnicas definidas a fim de orientar, treinar e qualificar individual e equipe. O treinador buscou integrar, incentivar, avaliar o desempenho e desenvolver o treinamento através de técnicas de avaliação, resultando erros e acertos. Criando alternativas para melhoria das habilidades e desenvolvimento potencial dos envolvidos. 
Análise Contextual
Os novos métodos fazem parte de um ciclo de mudanças que devem ser analisados, a elaboração de um plano de ação é necessária para monitorar, analisar e comparar o desempenho individual e coletivo, identificação dos pontos fortes e fracos para implementação das necessidades de melhorias.
Os conflitos existem, a utilização de ferramentas e técnicas para desenvolvimento do treinamento individual e em equipes é necessário a fim de selecionar pessoas e adequá-las ao perfil. A qualificação e desenvolvimento potencial visa o fortalecimento da equipe, integração do grupo e o estabelecimento de políticas e práticas canalizam esforços dos envolvidos para direcionar o foco e contribuir para o alcance dos objetivos e resultados esperados.
Liderar é uma arte a as atitudes positivas do líder serve para encorajar, conscientizar as pessoas quanto a sua capacidade, inovando a fim de que as ameaças não sejam obstáculos para prosseguir.
Conclusão
Entende-se que os principais problemas enfrentados para adequação do treinamento e resultados da competição não estava simplesmente ligados à utilização de ferramentas físicas (barcos Varsity Junior e Varsity), mas envolvia uma série de conflitos relacionados com os envolvidos, como: fator psicológico, auto avaliação individual de desempenho, trabalho em equipe, cultura, motivação, entre outras. Sendo assim, a mudança de rumo era um obstáculo diante da cultura dos remadores que tinham dificuldades em inovar.
A preocupação de Preczewski (Treinador P) estava direcionada em promover o mecanismo para melhoria do potencial competitivo, criando artifícios de diferenciação para confiabilidade nos resultados do esporte, buscando alternativas baseadas nos participantes, visando conhecer suas atitudes, utilizando tendências em função da formação e experimentos realizados. 
Para obter fatores de sucesso são necessárias a combinação de habilidades pessoais e coordenação de equipes, a criação de artifícios baseados em comunicação, talento e conhecimento para execução das atividades requeridas, cultura, conscientização e internalização da missão, visão e valores, liderança e qualificação, alinhamento das metas e incentivos com a estratégia em todos os níveis, trabalho em equipe, compartilhando conhecimentos, recursos e pessoas. 
Buscar o perfil competitivo, qualificar e desenvolver o potencial dos remadores para obter resultados desejados, faz-se necessário a combinação das habilidades pessoais e coordenação de equipe. Portanto, a entrada de fatores como conhecimento, habilidade e atitudes mobiliza a capacidade dos envolvidos no treinamento do remo e a saída são as contribuições para agregação de valor para formação de equipes potenciais.
2

Outros materiais