Buscar

dejair mansilha

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 O gasoduto da TBG transporta diariamente 30 milhões de metros cúbicos de gás natural entre Corumbá e Campo Grande a uma pressão de 100 kgf/cm² . Considerando o diâmetro interno do duto 32 polegadas e que é produzido de aço cujo limite de resistência até o escoamento de 290 MPa e considerando a tecnologia de “parede fina”, qual deve ser a espessura da parede do duto
 2 Um tanque cilíndrico de gás tem diâmetro Di = 3,0 m. Está submetido a uma pressão interna p = 3 Kgf/cm², determine a espessura exigida para que a tensão normal máxima não ultrapasse ˜ 12 MPa e em seguida demonstre que trata-se de parede fina.
 3 Considerando que esse tanque deverá ser fabricado com chapas de aço de 12 mm de espessura. Se for submetido a uma pressão interna p = 14 Kgf/cm², determine seu diâmetro externo para que a tensão normal máxima não ultrapasse 105 MPa. 
4 O tanque, como da figura possui um volume interno de 0,95 m³ e um diâmetro interno e externo respectivamente de 550 e 560 mm. Determine e demonstre:a) qual deve ser a pressão mínima de trabalho da PMTA, para que seja considerado, de acordo com a NR13, um vaso de pressão; b) Atendida a condição da pressão mínima da letra a, qual deve ser o valor da tensão mecânica mínima que o material deverá suportar? c) Se o tanque pertencer a uma Caldeira da categoria C e for armazenar um fluido pressurizado em sua máxima pressão, determine e demonstre as componentes de tensões
 5 Analise a figura. Trata-se de um compressor de ar que possui uma PMTA, pressão interna, de 6,3 Kgf/cm². Se os diâmetros externo e interno do tanque forem respectivamente 61 e 58 cm, avalie e demonstre que se trata da tecnologia de parede fina e determine as componentes de tensões que agem no ponto A.
 6 Uma tubulação de água de 90 cm de diâmetro externo e 12 mm de espessura de parede, liga um reservatório A com uma estação geradora B. Sabendo-se que a pressão é 0,85 MPa, verifique se atende as condições de parede fina e em caso afirmativo determine as componentes de tensões que agem no tubo.

Outros materiais