apanhadão EDUCAÇÃO INCLUSIVA CORRIGIDAS
4 pág.

apanhadão EDUCAÇÃO INCLUSIVA CORRIGIDAS


DisciplinaEducação Inclusiva4.379 materiais38.076 seguidores
Pré-visualização4 páginas
Em relação à disortografia, é correto afirmar:
Dificuldade no aprendizado e no domínio das regras ortográficas.

Os suportes pedagógicos especializados oferecidos aos alunos com necessidades educacionais especiais que estejam matriculados nas escolas regulares podem ser:
Sala de recursos, professor itinerante, atendimento domiciliar e atendimento hospitalar.

Pesquisas tem demonstrado que pessoas com deficiência intelectual podem aprender e se desenvolver, desde que respeitadas as suas necessidades e limitações. Em relação à pessoa com deficiência intelectual, a aprendizagem deve ser buscada quando se trabalha:
A) inicialmente com atividades práticas.

O desenho apresentado abaixo ilustra um dos problemas de aprendizagem que está muito presente no contexto escolar: a dislexia, que tem ganhado destaque na mídia principalmente com a divulgação de algumas pessoas famosas como Ágatha Christie e Tom Cruise. Leia com atenção e assinale a alternativa CORRETA: (desenho de uma criança pensando D porém a letra correta é a B)
I \u2013 Refere-se a uma doença neurológica que compromete o uso e o domínio da linguagem escrita. É definida como distúrbio ou transtorno da aprendizagem na área da leitura, escrita ou soletração, e é um distúrbio de grande frequência em sala de aula.
II \u2013 A criança com dislexia sempre será disléxica, mesmo quando chegar a fase adulta e a prática pedagógica contribuirá para seu processo de alfabetização.
Correta: alternativa C (I e II estão corretas)

Dislexia:
Dislexia é um distúrbio de aprendizagem na área da linguagem escrita, especialmente em relação a
leitura e a escrita. Não há consenso em relação à causa. As dificuldades mais usuais da dislexia são relacionadas a: leitura, escrita, memorização, relação entre som e letra, pronúncia.

A gagueira ou tartamudez é uma das principais formas de disfluência cujo início mais frequente ocorre por volta dos 3 aos 4 anos, mas tbm pode ocorrer aos 7 anos ou na puberdade. Como quase todos os distúrbios da linguagem, ela atinge mais o sexo masculino. Em relação a esse distúrbio, podemos afirmar que:
A gagueira consiste num distúrbio e no fluxo do ritmo normal da fala que envolve bloqueio, hesitações, prolongamentos e repetições de sons, sílabas ou frases. (I)
Esse distúrbio faz-se acompanhar frequentemente de tensão muscular, rápido piscar de olhos, irregularidades respiratórias e caretas. (II)
A gagueira pode ser contínua ou aparecer somente em situações de stress e sensibiliza bastante a criança. (III)
Correta: alternativa A (I, II e a III estão corretas)

A Declaração de Salamanca sobre Princípios, Políticas e Práticas em Educação Especial regulamenta o direito das pessoas com necessidades educacionais especiais terem acesso escola regular de ensino. Esse documento afirma que:
O princípio fundamental dessa Linha de Ação é a de que as escolas devem acolher todas as crianças independente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas e outras. (I)
As escolas tem que encontrar a maneira de educar com êxito todas as crianças, incluindo aqueles que possuem desvantagem severa. (II)
Correta: alternativa E (I e II estão corretas)

As pessoas com deficiência, por conta da sua condição biopsicossocial, necessitam de organização, recursos e estratégias diferenciadas que atendam às suas necessidades no ambiente escolar. Para tanto, a escola necessita ressignificar suas práticas, tendo por objetivo atender a todos os alunos, oferecendo uma educação que, ao mesmo tempo, respeita as suas necessidades e trabalha rumo a minimização das suas dificuldades. Essa afirmação refere-se aos preceitos de qual momento histórico da Educação Especial:
Inclusão

Em relação a Fobia Escolar, é corretor afirmar:
E) Incapacidade total ou parcial de frequentar a escola.

Em relação à Síndrome de Down, é correto afirmar:
Tal condição leva o sujeito a deficiência mental moderada ou leve, acrescida de vários problemas de audição, formação do esqueleto, hipotonia muscular e coração. (II)
A causa é uma alteração cromossômica que ocorre de forma acidental durante a divisão celular, uma vez que há a presença de 47 cromossomos ao invés de 46. (III)
Correta: alternativa D (II e III estão corretas)
Um dos suportes pedagógicos especializados oferecidos aos alunos com necessidades educacionais especiais que estejam matriculados nas escolas regulares é a sala de recursos. Como deve ser a sua organização:
A) O aluno frequenta essa sala no contraturno em relação ao período em que está matriculado na escola regular. Podem existir salas em todas as áreas, podendo ser para deficientes físicos, visuais, auditivos ou intelectuais. Os professores devem ser habilitados ou pós-graduados na área de Educação Especial.

Em relação à dislalia, é correto afirmar:
B) Consiste na má pronúncia das palavras, por omissão, substituição, distorção ou acréscimo de sons.

A Resolução CNE/CEB nº 2/2001, em seu artigo 5º considera que educandos com necessidades educacionais especiais são os que, durante o processo educacional apresentem:
II - Dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento não vinculadas a uma causa orgânica, que dificultem o acompanhamento das atividades curriculares.
III \u2013 Dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento relacionadas a disfunções e deficiências, que dificultem o acompanhamento das atividades curriculares.
IV \u2013 Dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas dos demais alunos demandando a utilização de linguagens e códigos aplicáveis.
V \u2013 Altas habilidades/superdotação, grande facilidade de aprendizagem que os leve a dominar rapidamente conceitos, procedimentos e atitudes.
Correta: alternativa E

A Resolução CNE/CEB nº 4, de 2 de outubro de 2009, estabelece as diretrizes operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na educação Básica, modalidade Educação Especial. Quem são os atendidos pela AEE:
E) Pessoas com deficiências, com transtornos globais do desenvolvimento e com superdotação.

O trabalho com as Redes de Apoio foi uma conquista na área de Educação Especial, uma vez que não havia até então a possibilidade de interlocução entre os profissionais de diversas áreas. Em relação às Redes de Apoio, é corretor afirmar:
I \u2013 O trabalho com as Redes de Apoio propõe a interlocução entre os profissionais da educação, saúde e assistência social.
III \u2013 É sustentada na política de inclusão que inclui a dimensão da interdisciplinaridade em seus fundamentos metodológicos.
Correta: alternativa C (I e III estão corretas)

Uma escola de Ensino Regular, na tentativa de se adequar aos preceitos de uma Educação Inclusiva, tomou a seguinte iniciativa: realizar uma adequação arquitetônica, alargando portas e adaptando banheiros. Essa iniciativa permite o atendimento da diversidade:
B) Não, porque atender a diversidade requer não apenas uma organização arquitetônica mas uma estruturação curricular, de formação de profissionais, dentre outras.

O processo de inclusão requer uma organização que atenda as necessidades de todas as pessoas com necessidades especiais. Para isso é necessário uma organização estrutural, arquitetônica e de capacitação profissional. Nesse sentido, é correto afirmar que a perspectiva de uma sociedade inclusiva deve:
C) Atender a todos os grupos marginalizados socialmente: índios, negros, quilombolas, mulheres, homossexuais, dentre outros.

Uma das formas de compreender o mundo que nos cerca é por meio da apreciação de imagens, expressões culturais ou artísticas. A compreensão dessas representações fica comprometida para aqueles que tem deficiência visual ou baixa visão. Elas tem dificuldades em acompanhar o currículo escolar, caso este não tenha nenhuma adequação que considere as suas necessidades. Quais dessas afirmativas a seguir expressam tipos de adaptações que considerem as necessidades e limitações das pessoas com deficiência visual ou baixa visão:
I \u2013 Recursos ópticos
II \u2013 Uso da