Buscar

Energia Verde – Sustentabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O aquecimento global tem trazido diversos prejuízos para a natureza. A liberação de substâncias poluentes na atmosfera infelizmente se tornou algo bastante comum. Isso acontece porque, por muito tempo, o único foco das indústrias era produzir cada vez mais — sem se preocupar com os impactos negativos da produção ao meio ambiente.
 Também chamada de Energia Limpa, a Energia Verde é produzida a partir de recursos renováveis, e foi criada justamente para reduzir os prejuízos ambientais. Isso não significa, entretanto, que a geração de Energia Verde está totalmente livre de impactos na natureza. Na verdade, este tipo de energia lança apenas níveis mínimos de poluentes, causa impactos localizados e consome recursos renováveis.
 Alguns tipos de energia que atendem esses requisitos são: energia nuclear, eólica, hidráulica, solar, geotérmica e maremotriz. Há também a energia limpa relacionada à movimentação de veículos, como o biocombustível, que é produzido a partir de óleos vegetais e é menos prejudicial ao meio ambiente.
 Tipos de Energia Verde: 
 Energia Nuclear
 Usada normalmente para aquecer a água das usinas. É emitida pelas reações de fissão nuclear: o vapor faz com que as turbinas girem e produzam a energia elétrica. Entretanto, o gasto para construção de manutenção de uma usina de energia nuclear é muito elevado.
 Energia Eólica
 São instaladas hélices presas em um pilar, que geram energia mecânica produzida pelo vento. Essa energia é transformada em energia elétrica. Esse tipo de usina interfere na paisagem e pode gerar poluição sonora.
 Energia Hidráulica
 As usinas hidrelétricas utilizam o movimento das águas de rios que possuem desníveis naturais ou artificiais. A construção da usina, entretanto, afeta o ambiente e pode ser prejudicial.
 Energia Solar
 Os painéis solares captam a energia do sol, que é utilizada para aquecer água e ambientes e gerar energia elétrica em residências.
 Energia Geotérmica
 Trata-se da energia calorífica da terra, que faz a água de camadas subterrâneas evaporar e chegar até as turbinas da usina.
 Energia Maremotriz
 Esse tipo de energia provém das ondas dos mares e é utilizada na geração de energia elétrica quando passa por turbinas.

Outros materiais