Buscar

Av2 estética e História da Arte contemporânea

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Av2 estética e História da Arte contemporânea. 
1a Questão (Ref.: 201107076687) O brasileiro Helio Oticica pode ser compreendido como uma dos grandes expoentes da arte contemporânea mundial. Uma de suas intenções era de explicitar as contradições do processo cultural brasileiro. Suas ações de apropriação o aproximam de um artista europeu. Que artista foi esse? 
 
.Salvador Dalí e seus devaneios surreais. 
 
.Mondrian e suas carcaterísticas neoplásticas. 
 
.Tatlin e seus discursos construtivistas. 
 
.Pablo Picasso e suas ações cubistas. 
 
.Duchamp e seus conceitos de "ready-made". 
 
2a Questão (Ref.: 201107077084) A Arte Pop se tornou universal e teve influência mesmo no Brasil. Nelson Leirner, Wesley Duke Lee, Cláudio Tozzi, Rubens Gerchman, Maurício Nogueira Lima e Antônio Dias são artistas nacionais ligados a essa tendência. Assinale a opção INCORRETA com relação a características dessa ação no Brasil. Esses artistas: 
 
.Utilizaram elementos da nossa cultura popular e dos nossos meios de comunicação. 
 
.Investiram em uma aproximação ¿barroca¿, quente, do cotidiano das metrópoles. 
 
.Incluíram, por vezes, em seus trabalhos, alegorias de nossa situação política. 
 
.Adaptaram essas novas tendências estéticas à nossa realidade no período. 
 
.Lutaram contra sua influência estrangeira e propuseram um retorno à arte acadêmica oficial. 
 
 3a
 Questão (Ref.: 201107073870) Em uma matéria sobre arte, a qual você está utilizando para um trabalho, aparece a seguinte informação: ¿A vertente crítica da arte moderna, constituída pelo Surrealismo e pelo Dadaísmo, representa o ¿outro¿ do projeto formal construtivo e do Cubismo.¿ Com base nessa informação, Assinale dentre as opções a seguir a que justifica essa afirmação. 
 
O cubismo e o construtivismo, embora operem transformações não refletiram criticamente sobre o estatuto social dessas mesmas linguagens como prática na sociedade. 
 
.O cubismo e o construtivismo são movimentos que ocorreram em Paris e ficaram limitados França. Já o dadá e o surrealismo divulgaram a arte moderna por todo o mundo. 
 
.O cubismo e o construtivismo são movimentos predominantemente da pintura enquanto no dadaísmo e o surrealismo o pensamento parte dos objetos e esculturas. 
 
.O Dadaísmo e o Surrealismo representam respostas culturais articuladas do mesmo modo, com os mesmos propósitos do cubismo e do construtivismo. 
 
.O dadá e o surrealismo partiram do que já fora estabelecido e não operaram transformações no interior das linguagens da arte, como o cubismo e o construtivismo. 
 
4a Questão (Ref.: 201107088407) Picasso viu-se atraído intuitivamente pela arte africana em um nível profundo e intelectual. Embora a pintura cubista viesse a refletir, de tempos em tempos a influência de certas convenções estilísticas africanas, foram os princípios subjacentes a chamada arte primitiva que condicionaram a estética do cubismo, um dos estilos mais sofisticados e intelectualmente austeros de todos os tempos. O que Picasso observou na arte africana? 
R: Em primeiro lugar contrastando com o artista ocidental o escultor negro aborda seu tema de um modo muito mais conceitual, as ideias sobre seu tema são mais importantes que a representação naturalista, daí resultaram as formas mais abstratas e estilizadas /simbólicas. Em segundo lugar viu que a fragmentaçãoracional frequentemente geométrica da cabeça e do corpo humano empregada por tantos artistas africanos poderia fornecer-lhe o ponto de partida para a reavaliação de seus temas. 
5a Questão (Ref.: 201107079680) Algumas tendências rotuladas como Arte Corporal, Arte Performática e Arte Narrativa, fizeram parte do vale-tudo em arte que iniciou-se em meados da década de 1960. O tradicional objeto de arte, permanente, artigo de luxo único, portátil e vendável, era rejeitado. No lugar dele surgiu uma ênfase sem precedentes nas idéias transmitidas por propostas nos mais diversos suportes, exigindo uma nova espécie de participação mental por parte do espectador. Este fenômeno foi denominado de: 
 
Arte conceitual; 
 
Minimalismo; 
 
Construtivismo; 
 
Suprematismo; 
 
Arte moderna; 
6a Questão (Ref.: 201107224696) No século XIX surge a fotografia, adotada desde o início para várias funções, auxiliar das ciências, para fazer retratos, para copiar documentos e aquarelas . Assinalar abaixo a única opção correta: 
 
.No século XIX acabaram as críticas à fotografia, pois uma máquina que reproduz o real passou a ser considerada um meio de expressão. 
 
.Com o surgimento da fotografia, os defensores da pintura realista passaram a apoiar os fotógrafos, isto porque a fotografia era uma interpretação da obra e não uma reprodução. 
 
.A fotografia ,com a sua vocação para o registro do visível, facilita a apreciação interpretativa da obra de arte, além de reduzir o mercado para os pintores. 
 
.No século XIX os fotógrafos lutaram muito para estabelecer seu ofício como artístico, defendiam a tese de que a produção fotográfica não abria espaço para a criação ou a expressão. 
 
.A fotografia utilizada para diferentes funções sociais foi criticada por muitos pintores, isto porque a interpretação de uma obra parece não aderir à imagem fotográfica. 
 
7a Questão (Ref.: 201107073628) ( 1 ) , obra de ( 2 ), ajudou a preparar o caminho para o surgimento do expressionismo do século XX. Os dois respectivos termos que completam esta frase coerentemente são: 
 
(1) Nascer do Sol; (2) Eduard Munch. 
 
(1) O Grito; (2) Eduard Munch. 
 
(1) A fonte; (2) Duchamp. 
 
(1) O Grito; (2) Manet. 
 
(1) Telefone Lagosta; (2) Salvador Dali. 
 
 
8a Questão (Ref.: 201107077040) Um tipo de arte radicalmente abstrata surgiu nos EUA logo após a Segunda Guerra, tornando Nova York o principal centro das artes, em substituição a Paris. Essa nova arte ficou conhecida como Expressionismo Abstrato ou Action Painting. Assinale a opção que NÃO apresenta fatores políticos e econômicos do Expressionismo Abstrato: 
 
Criação do mercado de arte 
 
Afirmação de uma nova arte americana 
 
Desinteresse europeu pela arte no período 
 
Estabelecimento do consumo de arte 
 
Eclosão da segunda Guerra Mundial 
9a Questão (Ref.: 201107087803) A arte contemporânea está intimamente ligada a arte modernista. Muitos movimentos modernos ganharam o título de vanguardistas não por acaso, mas porque anteciparam muito do que viria a ser produzido na segunda metade do século XX. A partir disso descreva, pelo menos duas, características vanguardistas do Fauvismo. 
R: : 1. A ação de ¿atirar¿ as cores nas telas como feras (fauves em francês); 
2. A selvageria cromática de suas telas;
 3. A influência do "de fora" , caso do primitivismo de Gauguin; 
4. O uso de cores não convencionais; 
5. A cor como veículo de expressão. etc. 
10a
 Questão (Ref.: 201107076677) Grandes artistas marcaram a mudanças das artes durante o século XIX, 
apresentando em suas obras características que influenciariam toda a arte moderna do século XX. Qual das alternativas abaixo não apresenta um nome deste momento? 
 
Toulouse-Lautrec. 
 
Cézanne; 
 
Van Gogh; 
 
Gauguin; 
 
Roy Lichtenstein;

Outros materiais