Buscar

FICHAMENTO 01 ADMINISTRAÇÃO ESTRATEGICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNVIVERSITÁRIO ESTÁCIO ATUAL DA AMAZÔNIA
CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
ACADÊMICA: EDENICE SOUZA DA CONCEIÇÃO
	FICHAMENTO 01
	TEMA: PRINCIPAIS TEÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO ESTRÁTEGICA
	REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
blog.egestor.com.br/quem-foi-peter-drucker/
portal-administracao.com/2017/04/peter-drucker-o-pai-da-administracao.html
	
Peter Drucker
	Nascimento: 19 de novembro de 1909 K Kaasgraben, Viena, Império Austro-Húngaro. Falecimento: 11 de novembro de 2005 Claremont, Califórnia, Estados Unidos.
Ocupação: Escritor, professor, consultor administrativo.
Definição de estratégia melhor caminho para chegar aos resultados, estabelecimento de objetivos e resultados, aperfeiçoamento da forma de organizar, comunicação e motivação, medir, avaliar e desenvolver pessoas. Considerado o inventor da administração moderna e um dos maiores especialistas em gestão de negócios, Peter Drucker, criou várias teorias como à gestão por objetivos, privatização, descentralização, cliente sempre em primeiro lugar, qual o papel do líder e também a Era da Informação. 
Introduziu a idéia de descentralização nos negócios, inverteu a forma que os líderes enxergavam os trabalhadores. Até os anos 50, um empregado era visto como um elemento passivo, e não ativo. Drucker trouxe a idéia de corporação como comunidade humana. onde os empregados deixaram de ser vistos como maquina utilizada para gerar lucro. Contribuiu também para a importância de os trabalhadores serem capacitados. 
a arte de colocar o cliente como no centro da estratégia
	
Alfred D. Chandler
	Nascimento: 15 de setembro de 1918, Guyencourt, Delaware, EUAAlfred. Falecimento: 9 de maio de 2007, Cambridge, Massachusetts, EUA. Chandler foi um professor de Administração e História Econômica na Harvard Business School. Chandler foi o primeiro teórico a defender a criação de um plano estratégico antes da elaboração de uma estrutura organizacional. Teorizou também o conceito de descentralização nas grandes empresas. Ele também defendeu a necessidade de coordenar um planejamento estratégico das sedes, em meio às políticas das unidades de negócio.. Chandler, no campo empresarial, foi creditado com o papel principal na introdução e em popularizar o conceito de estratégia de negócios, junto com Kenneth R. Andrews e de Igor Ansoff. Seu foco sobre as empresas demonstrou nitidamente que houve diferenças e sua tese influenciou o trabalho dos sociólogos organizacionais já no final de 1970. Alfred mudou o foco tradicional de análise da moral dos líderes das empresas individuais para uma eficiência das diferentes formas de organizações, onde a mais importante era, nessa época, a corporação industrial, sempre relacionando inovação tecnológica com uma moderna empresa.
	
Igor Ansoff
	Igor Ansoff (Vladivostok, 1918 — San Diego, 2002) foi um professor e consultor norte-americano nascido na Rússia.
Formou-se na Brown University em Engenharia e Matemática, e trabalhou na Rand Corporation e depois na Lockheed. É conhecido como o pai da gestão estratégica. Igor Ansoff contribuiu com o planejamento através da obra clássica Estratégia Corporativa, publicada em 1965, influenciado pelas idéias de Peter Drucker e Alfred D. Chandler. 
O próprio Igor Ansoff defendia a observação de que as organizações estavam passando a se preocupar com o ambiente onde estão atuando. E após muito pesquisar diferentes formas de aplicar os estudos de uma nova área de conhecimento chamada “Planejamento Estratégico”, Igor Ansoff descorre sobre os problemas estratégicos enfrentados pelas empresas e propõe o uso de uma ferramenta de análise para auxiliar nas definições estratégicas das empresas. Que passou a ser reconhecida como a “Matriz Ansoff”. Uma matriz que coloca em análise em um mesmo lugar produtos e mercados. Penetração de Mercado, Desenvolvimento de Mercador, Desenvolvimento de Produto e Diversificação.
	Kaplan & Norton
	Robert S. Kaplan (nascido em 1940) é professor da Fundação Baker na Harvard Business School (HBS), dos Estados Unidos, e co-criador, juntamente com David Norton, do método de gestão Balanced Scorecard (BSC), Eles introduziram o método BSC em seu artigo "O Balanced Scorecard: Medidas que impulsionam o desempenho"
Kaplan e Norton (BSC): A estratégia como a arte da execução Para os autores, “as estratégias – única maneira sustentável pela qual as organizações criam valor – estão mudando, mas as ferramentas para a mensuração das estratégias ficaram para trás.”Foco de Kaplan e Norton = Implantação e controle das estratégias.
	Michael Porter 
	Michael Eugene Porter (Ann Arbor, Michigan, 1947) 65 anos, graduado em Havard, especializado em gestão e administração de empresas. É autor de diversos livros sobre estratégias de competitividade, onde se tornou professor, com apenas 26 anos. Sua principal teoria e a gerencia estratégica que estuda como uma empresa pode construir vantagens competitivas e sobre ela desenrolar uma estratégia competitiva. 
Para Michael Porter a estratégia como a arte de ser diferente. “a estratégia deve estar associada à criação de valor para os acionistas, os clientes e demais stakeholders.”
Porter, em sua abordagem, propõe que uma estratégia realmente competitiva, precisa levar em conta todos os conceitos para formação de uma vantagem competitiva sustentável. Porter mostrou a importância que tem o mercado e tudo o que acontece internamente e externamente dentro da organização. 
	Kenneth Andrews
	Kenneth Andrews Richmond (1916 - 2005) foi um professor estadunidense. Mestre da Universidade de Harvard desde 1946, foi um acadêmico que, junto com Igor Ansoff e Alfred D. Chandler, foi creditado com o papel fundamental na introdução e popularização do conceito de estratégia de negócio.
Kenneth Andrews juntamente com Roland Christensen desenvolveram e aprimoraram a Análise denominada SWOT. Trata-se da combinação das iniciais dos termos em inglês Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats, que traduzidas para português são: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Se trata de uma ferramenta estrutural da administração, que possui como principais finalidade avaliar os ambientes internos e externos, formulando estratégias de negócios para a empresa com a finalidade de otimizar seu desempenho no mercado 
	Henry Mintzberg
	Henry Mintzberg é um renomado acadêmico e autor de diversos livros na área de administração. Ele é Ph.D. pela MIT Sloan School of Management e atualmente é professor na Universidade McGill. Nascido em 2 de setembro de 1939, Montreal,Canadá
Considerado um dos maiores especialistas mundiais em estratégia, Mintzberg dirigiu a sua obra para três temas principais: a elaboração de estratégias; as formas como os gestores distribuem o tempo e como funcionam os seus processos mentais; e como são desenhadas as organizações para se adaptarem às suas necessidades. A frase: "A estratégia não se planeja, constrói-se", ficou célebre.
No inicio dos anos 70 contribuiu ao entendimento do papel dos gerentes, onde segundo ele as atividades de um gestor são organizadas em três categorias: papel informacional, papel interpessoal e papel decisivo.

Outros materiais

Perguntas Recentes