Buscar

Colunas (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lista de Exercícios de Mec Sol II
Resistência dos Materiais 7ª Edição - R. C. Hibbeler e Beer
13.1 - Hibbeler - Determine a carga de flambagem crítica para a coluna. Podemos considerar o material rígido.
13.2 - Hibbeler - A coluna é composta por um elemento estrutural rígido preso por um pino na base e acoplado a uma mola no topo. Se a mola não estiver esticada quando a coluna estiver em posição vertical, determine a carga crítica que pode ser aplicada à coluna.
13.9 - Hibbeler - Uma coluna de aço A-36 tem comprimento de 4,5 m e está presa por pinos em ambas as extremidades. Se a área da seção transversal tiver as dimensões mostradas na figura, determine a carga crítica.
13.10 - Hibbeler - O elemento estrutural W250X67 é feito de aço A-36 e usado como uma coluna de 4,5 m de comprimento. Se considerarmos que suas extremidades estão apoiadas por pinos e que ela é submetida a uma carga axial de 500 kN, determine o fator de segurança em relação à flambagem.
13.11 - Hibbeler - O elemento estrutural W250X67 é feito de aço A-36e usado como uma coluna de 4,5 m de comprimento. Se as extremidades da coluna estiverem engastadas, a coluna pode suportar a carga crítica sem escoamento?
13.14 - Hibbeler - O elemento estrutural W200X100 é usado como uma coluna de aço estrutural A-36. Podemos considerar que a base dessa coluna está engastada e que o topo está preso por um pino. Determine a maior força axial P que pode ser aplicada sem provocar flambagem.
13.25 - Hibbeler - A treliça é feita de barras de aço A-36 e cada uma delas tem seção transversal circular. Se a carga aplicada for P = 50 kN, determine, com aproximação de 5 mm, o diâmetro do elemento estrutural AB que impedirá que esse elemento estrutural sofra flambagem. As extremidades dos elementos estruturais estão acopladas por pinos.
13.26 - Hibbeler - As extremidades do elo de aço-ferramenta L-2 de uma máquina de forjar estão acopladas aos garfos por pinos, como mostra a figura. Determine a carga máxima P que ele pode suportar sem sofre flambagem. Use um fator de segurança FS = 1,75 para a flambagem. Observe que, no lado esquerdo da figura, as extremidades estão presas por pino, ao passo que no lado direito, elas estão engastadas.
13.37 - Hibbeler - Determine se a estrutura pode suportar uma carga P = 20 kN, se o fator de segurança para a flambagem do elemento estrutural AB for FS = 3. Considere que AB é feito de aço e que suas extremidades estão presas por pinos para flambagem no eixo x-x e engastadas para flambagem no eixo y-y. Eaço=200 GPa, e=360 MPa.

Outros materiais