Buscar

AV1 TGP

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201505456345) 
 
Sobre a evolução histórica do Direito Processual Brasileiro, é correto afirmar: 
R: As Ordenações Manuelinas, de 1521, foram inspiradas no direito romano.
2- Sobre a teoria constitutiva ou unitarista do ordenamento jurídico é correto afirmar
R: A jurisdição é a função do Estado que busca a justa composição da lide, caracterizada pela exigência de subordinação do interesse alheio ao interesse próprio, bem como pela resistência da outra parte. 
3 -O princípio que impõe deveres de moralidade e probidade a todos os que participam do processo é chamado de
R: princípio da efetividade
4- Dentro do estudo da dimensão espacial e temporal da norma processual, qual o princípio, com fundamento na soberania nacional, determina que a lei processual pátria é aplicada em todo o território brasileiro, ficando excluída a possibilidade de aplicação de normas processuais estrangeiras diretamente pelo juiz nacional.
R: Da territorialidade.
5 -No que concerne a Resolução n. 125 do Conselho Nacional de Justiça, que trata sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário, tem-se por base as seguintes premissas: I. O direito de acesso à Justiça (artigo 5º, inciso XXXV, da Constituição) implica, além da vertente formal perante os órgãos judiciários, acesso à ordem jurídica justa. II - Cabe ao Judiciário estabelecer política pública de tratamento adequado dos problemas jurídicos e dos conflitos de interesses, que ocorrem em larga e crescente escala na sociedade, de forma a organizar em âmbito nacional não somente os serviços prestados nos processos judiciais mas também os que possam sê-lo mediante outros mecanismos de solução de conflitos, como a mediação e a conciliação. III - A cláusula compromissória e o compromisso arbitral são espécies de acordos cabíveis na mediação e na conciliação
.R: Somente as proposições I e II estão corretas.
6-No que concerne à evolução histórica da implementação da mediação, assinale a alternativa correta: I. A primeira iniciativa legislativa em direção aos meios alternativos de solução de conflitos ganhou forma com o Projeto de Lei (PL) nº 4.827/1998, oriundo de proposta da Deputada Zulaiê Cobra. II. O mediador auxilia as pessoas em conflito a identificarem, por si mesmas, alternativas de benefício mútuo, indicadas para as hipóteses em que se desejem preservar ou restaurar vínculos, ou seja, aquelas situações em que a pauta subjetiva interfere diretamente na objetiva e, por isso, deve ser tratada como tal. III- É o processo pelo qual as partes envolvidas no litígio buscam, de forma direta e sem a interveniência de uma terceira pessoa, chegar a uma solução consensual. 
 r: Somente as I e II estão corretas
7- São princípios da jurisdição:
R: inafastabilidade, investidura e indelegabilidade
8- A jurisdição é a função tipicamente estatal (monopólio do estado), através da qual o Estado aplica a vontade concreta da Lei, substituindo a vontade das partes, com a finalidade, em regra, de solucionar um litígio. As principais características da jurisdição são
R: Inércia, substitutividade e definitividade
9- Acerca do Poder Judiciário nacional é CORRETO afirmar:
R: O Tribunal Superior Eleitoral é o tribunal superior da justiça especializada eleitoral
10- São órgãos do Poder Judiciário, exceto: 
R: Congresso Nacional.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes