Buscar

Administração Brasileira Ad1 2018.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação a Distância – AD1 - Período – 2018-1º
Disciplina: Administração Brasileira
Coordenador: Carlos Cunha
Questão 1 – Assinale as alternativas corretas, A ideia era conceber a administração como ciência: ao invés de improvisação, planejamento; ao invés de empirismo, ciência. Assim, os seus elementos de aplicação são:
(X) estudo de tempo e padrões de produção;
(X) supervisão funcional;
( ) uso de ferramentas e instrumentos;
(X) planejamento de tarefas e cargos;
( ) princípio da extinção;
( ) utilização da régua de cálculo para verificação de custo e tempo;
(X) fichas de instruções de serviço;
(X) ideia de tarefa associada a prêmios de produção pela sua execução eficiente;
( ) armazenamento dos produtos e do material utilizado na manufatura;
( ) delineamento dos locais de trabalho.
Questão 2 – Mauricio Tragtenberg possuía ideal libertário e denunciava em seus escritos e em suas aulas a opressão, a dominação e a exploração existentes na complexa relação entre burocracia, ideologia e poder. Em sua opinião, tal relação impedia e dificultava tanto a democratização do trabalho quanto a busca da emancipação humana na sociedade. Em outras palavras, as frases abaixo estão certas ou erradas?
( E ) 1. As teorias da Administração não são ideológicas. São produtos de formações sociais, econômicas, políticas e culturais de um determinado contexto histórico e representam interesses de grupos específicos desta sociedade.
( E ) 2. Não existem relações de poder e de dominação nas organizações.
( C ) 3. Nas organizações, as pessoas se alienam por meio dos seus papéis burocráticos e normativos. A burocracia apresenta-se como um aparelho ideológico e uma estrutura de dominação.
( C ) 4. Um primeiro exemplo pode ser quando o funcionário adota os mitos da corporação sem reflexão crítica, constituindo apenas uma atribuição de status e a criação de um jargão administrativo esotérico.
( C ) 5. Um segundo exemplo pode ser que a decisão burocrática é absolutamente monocrática, havendo apenas um fluxo de comunicação.
Questão 3 - Marque todas as alternativas corretas. A forma mais recorrente de estudo da administração no Brasil é a abordagem das principais teorias administrativas por meio do es tudo das escolas de administração. De forma esquemática, podemos categorizar as principais teorias da administração a partir da ênfase em (CHIAVENATO, 2001):
( X ) ênfase nas tarefas;
( X ) ênfase na estrutura;
( X ) ênfase nas pessoas;
( X ) ênfase na tecnologia;
( X ) ênfase no ambiente.
Questão 4 – Descreva no caso brasileiro os Empreendedores e como eles podem tentar resolver problemas relacionados à gestão no Brasil no século XXI. Responder no verso!
No século XXI, o “empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século XXI mais do que a Revolução Industrial foi para o século XX” (TIMMONS, 1990 apud MENDES). O avanço tecnológico tem sido de tal ordem que requer um número muito maior de empreendedores. A economia, os meios de produção e os serviços se sofisticaram. Hoje existe a necessidade de se formalizarem conhecimentos, que eram obtidos apenas empiricamente no passado. A ênfase em empreendedorismo surge muito mais como consequência das mudanças tecnológicas e sua rapidez, e não apenas por modismo. A competição na economia também força novos empresários a adotar paradigmas diferentes, e o momento atual pode ser chamado de a era do empreendedorismo, pois são os empreendedores que estão eliminando barreiras comerciais e culturais, encurtando distâncias, globalizando e renovando os conceitos econômicos, criando novas relações de trabalho e novos empregos, quebrando paradigmas e gerando riqueza para a sociedade.
O momento atual pode ser chamado de a ERA DO EMPREENDEDORISMO, pois são os empreendedores que estão eliminando as barreiras comerciais e culturais, globalizando e renovando conceitos econômicos, criando novas relações de trabalho, novos empregos, quebrando paradigmas e gerando riqueza para a sociedade.
Bibliografia: Administração Brasileira .
 Alessandra Mello da Costa 
 Carlos Cunha

Outros materiais