Buscar

Casos Concretos IED

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Casos Concretos - IED - Copia/Caso 01.doc
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - CCJ0003
Título: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
Descrição
Os conhecimentos apreendidos serão de fundamental importância para a reflexão teórica, envolvendo a compreensão necessária de que o direito, para ser entendido e estudado como fenômeno cultural e humano, precisa ser tomado como sistema disciplinador de relações de poder, a partir da metodologia utilizada em sala com a aplicação dos casos concretos, a saber:
CASO CONCRETO
O professor Romeu Laport foi ao quadro e escreveu a seguinte frase da autoria de um tal de Miguel Reale: "Aos olhos do homem comum o Direito é lei e ordem, isto é, um conjunto de regras obrigatórias que garante a convivência social graças ao estabelecimento de limites à ação de cada um de seus membros. Assim sendo, quem age de conformidade com essas regras comporta-se direito; quem não o faz, age torto". A seguir, virou-se para os alunos e falou: - Esta frase contém um dos possíveis sentidos para o vocábulo direito. Quais os outros significados que vocês conhecem? Ajude os alunos a responder a questão, a partir dos ensinamentos obtidos no Capítulo 1- Noções Iniciais, do livro didático.
Resposta: São diversos os significados da palavra direito, vejamos:
Norma: Normas elaboradas pela sociedade ou pelo Estado.
Faculdade: Faculdade de agir.
Expressão do Justo: Justiça.
Ciência: Ramo do conhecimento Científico.
Fato Social: O Direito é um setor da vida social.
Tributo: Direitos alfandegários.
Reto: Geométrico – segmento reto.
Certo: Cálculo direito.
Correto: Homem direito – moral.
Oposto a esquerdo: Lado direito.
QUESTÃO OBJETIVA
Sobre a divisão do direito, assinale V para as corretas e F para as falsas e aponte a opção CORRETA:
( V ) A diferença tem origem no direito romano, como se depreende das palavras de ULPIANO: ?Direito público é o que corresponde às coisas do Estado; direito privado, o que pertence à utilidade das pessoas?.
( V ) Embora a divisão do direito positivo em público e privado remonte ao direito romano, até hoje não há consenso sobre seus traços diferenciadores. Vários critérios foram propostos, com base no interesse, na utilidade, no sujeito, na finalidade da norma, no ius imperium, sem que todos eles estejam imunes a críticas.
( V ) O Direito Público regulamenta basicamente a atividade do Estado. Estabelece suas funções e a forma de organização de seus poderes e dos serviços públicos, bem como suas relações com os particulares e os demais Estados.
( V ) O Direito Privado regulamenta principalmente a situação jurídica e as relações entre particulares (pessoas físicas e pessoas jurídicas de Direito Privado).
A) V-F-V-F-V
B) V-V-F-F
C) F-F-F-F
D) F-V-F-V
E) V-V-V-V
Resposta: Letra E
Casos Concretos - IED - Copia/Caso 02.doc
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - CCJ0003
Título: A SOCIEDADE E O DIREITO - RELAÇÃO DE DEPENDÊNCIA
Descrição
Os conhecimentos apreendidos serão de fundamental importância para a reflexão teórica envolvendo a compreensão necessária de que o direito é fruto da sociedade, não a cria nem a domina, apenas a exprime e modela.
Para tal, serão utilizados os seguintes casos:
CASO CONCRETO
João Ricardo está profundamente magoado com Ana Maria. Depois de oito anos entre namoro e noivado, juras de amor eterno, promessas de uma vida em comum para sempre em harmonia, com data de casamento marcado, João acaba de ver Ana aos beijos com seu pior inimigo, o milionário Eurico Ricardo. Diante da cena veio-lhe à memória a seguinte frase dita por Kant: ?Manter os próprios compromissos não constitui dever de virtude, mas dever de direito, a cujo cumprimento pode-se ser forçado. Mas prossegue sendo uma ação virtuosa (uma demonstração de virtude) fazê-lo mesmo quando nenhuma coerção possa ser aplicada. A doutrina do direito e a doutrina da virtude não são, consequentemente, distinguidas tanto por seus diferentes deveres, como pela diferença em sua legislação, a qual relaciona um motivo ou outro com a lei?. Pergunta-se:
a) Pelo trecho acima podemos inferir que Kant estabelece uma relação entre o direito e a moral?
Resposta: Sim, porque o Direito acolhe alguns preceitos morais. No entanto, nem todas as determinações morais são tuteladas pelo Direito, pois se fossem, o Direito seria a imposição, pelo poder social, da moral de uma época, civilização ou sociedade. Por isso o indivíduo agindo correto mesmo quando não é obrigado segue sendo uma conduta virtuosa.
b) Caracterize a conduta de Ana Maria no contexto desta relação entre Moral e Direito.
Resposta: Ana Maria adotou uma conduta infiel que vai contra os princípios morais, não podendo ser aplicada nenhuma penalidade jurídica.
QUESTÃO OBJETIVA
Há regras que são seguidas naturalmente, porém há aquelas que se não são cumpridas naturalmente existe uma coação para tal, através de uma sanção prevista e garantida pelo Estado. Assim, são as normas do trato social (morais) e as normas jurídicas respectivamente. Identifique-as nesta ordem:
(A) Proibição de chegar atrasado à escola e proibição de dar gargalhadas em um velório.
(B) Proibição de dar gargalhadas em um velório e limite de velocidade em rodovias.
(C) Obrigação de pagar impostos e proibição de dar gargalhadas em um velório.
(D) Proibição de chegar atrasado à escola e Obrigação de pagar impostos.
Resposta: Letra B
Casos Concretos - IED - Copia/Caso 03.doc
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - CCJ0003
Título: A HISTÓRIA DO PENSAMENTO JURÍDICO
Descrição
Avaliação continuada do pensamento crítico e da objetividade do educando, para medir a sua capacidade de análise, de síntese e de avaliação ao nível cognitivo superior, através de questões de desenvolvimento oral ao longo da aula e resolução de exercícios seguintes:
OBS: O professor pode aproveitar para apresentar também exemplos construídos a partir de sua realidade local.
CASO CONCRETO
Considerando que a função normativa da autorização significa conferir a uma pessoa o poder de estabelecer e aplicar normas, Kelsen afirmava que uma norma do Direito autoriza pessoas determinadas a produzirem normas jurídicas ou a aplicá-las. Neste caso, diz-se: o Direito confere a pessoas determinadas um poder legal. Já que, para Kelsen, o Direito regula sua própria produção e aplicação, a função normativa da autorização desempenha, particularmente, um importante papel no direito. Apenas pessoas, às quais o ordenamento jurídico confere este poder podem produzir ou aplicar normas de Direito.
A atual Constituição foi promulgada em 1988 e em 2002 foi publicado o novo Código Civil.
A respeito do conceito, estrutura e função da Constituição, segundo Hans Kelsen, e de sua configuração na Constituição Brasileira de 1988, pergunta-se, qual a relação entre a CF/88, o novo Código Civil e as demais normas vigentes no âmbito do Estado Brasileiro?
Resposta: A Teoria Pura do Direito de Hans Kelsen criou uma pirâmide para demonstrar o ordenamento jurídico de um Estado, no topo desta encontra-se a norma fundamental (Constituição) que sustenta todo o ordenamento jurídico, as normas vigentes, o Código Civil e todas as outras normas infraconstitucionais derivam da norma fundamental, ou seja, as normas que não obedecerem aos preceitos legais descritos na Constituição serão consideradas inconstitucionais.
QUESTÕES OBJETIVAS
1. Sobre a Teoria Tridimensional do Direito, assinale V para as corretas e F paras as falsas:
(V) A Teoria Tridimensional do Direito trouxe uma visão nova da realidade jurídica: compreende o direito como sendo fato, valor e norma, a partir de uma concepção hierarquicamente superior da norma.
(V) O direito só se constitui quando determinadas valorações
dos fatos sociais culminam numa integração de natureza normativa, ou seja, as normas representam a integração de fatos sociais segundo múltiplos valores.
(F) A tridimensionalidade realeana entende que fato, valor e norma devem ser considerados como sendo componentes essenciais do fenômeno jurídico. Consequência disso é que eles estão indissoluvelmente unidos entre si, não sendo possível apresentá-los cada um abstraído dos demais.
(V) Apesar de implícito na obra de vários autores, é com o professor Miguel Reale que o tridimensionalismo encontra seu aperfeiçoamento e formulação ideal que o credencia como rigorosa teoria.
(F) As três dimensões FATO, VALOR e NORMA, correspondem, respectivamente, a estas disciplinas: FILOSOFIA ou AXIOLOGIA JURÍDICA, SOCIOLOGISMO JURÍDICO e NORMATIVISMO JURÍDICO.
Resposta: V, V, F, V, F.
2. (FEPESE - 2012 - DPE-SC - Defensor Público)
Hans Kelsen afrmou que a teoria pura do direito é uma teoria geral do direito positivo. Para ele, o Direito é? uma ordem normativa da conduta humana, ou seja, um sistema de normas que regulam o comporta- mento humano?. Com o termo norma, Kelsen buscou signifcar algo que? deve ser ou acontecer, especialmente que um homem se deve conduzir de determinada maneira?
Na obra Teoria Pura do Direito, que leva o mesmo nome da teoria de Kelsen, o autor afirma que essa teoria pura busca única e exclusivamente conhecer o seu próprio objeto, ou seja:
(a) o que é e como é o Direito.
(b) como deve ser o Direito.
(c) como deve ser feito o Direito.
(d) como deve ser feita a política do Direito.
(e) como ocorre a relação entre o Direito e as demais áreas do saber.
Resposta: Letra A
Casos Concretos - IED - Copia/Caso 04.doc
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - CCJ0003
Título: O DIREITO COMO CIÊNCIA E SUA METODOLOGIA
Descrição
Avaliação continuada do pensamento crítico e da objetividade do educando, para medir a sua capacidade de análise, de síntese e de avaliação ao nível cognitivo superior, através de questões de desenvolvimento oral ao longo da aula e de resolução de exercícios. Sugerimos os seguintes:
CASO CONCRETO
Algumas notícias recentes tiveram destaque na imprensa. A participação num reality show (BBB 11) de um transexual que realizou cirurgia para mudança de sexo, a venda de um banco pelo controlador de um conglomerado de empresas (Panamericano) e a desocupação, em cumprimento a ordem judicial, da mansão que residia com a família, construída para este fim e na qual abrigava um vasto acervo de obras de arte, do dono de outro banco que teve sua liquidação decretada pelo Banco Central (Banco Santos). A complexidade e a diversidade está presente no mundo dos fatos jurídicos, entendendo estes como os acontecimentos que provocam efeitos no mundo jurídico, ocasionando o nascimento, a aquisição, a modificação ou extinção de direitos. Os fatos citados estão vinculados de alguma forma também ao exercício de direitos.
No primeiro caso o transexual, que na definição de Maria Helena Diniz?é a condição sexual da pessoa que rejeita sua identidade genética e a própria anatomia de seu gênero, identificando-se psicologicamente com o sexo oposto? , optou pela correção cirúrgica para alinhar sua anatomia à identidade psicológica.
No segundo episódio, para se livrar de uma obrigação vultosa provocada por prováveis fraudes na contabilização das contas, o titular do direito de propriedade optou por alienar seu patrimônio por venda.
No terceiro evento narrado, para preservar direitos de terceiros, a justiça decidiu pela desocupação da mansão.
Com base nos casos descritos, faça o que se pede:
Identifique nos casos um exemplo de direito subjetivo absoluto, de direito relativo, de direito patrimonial, extrapatrimonial (não-patrimonial), disponível, indisponível, transmissível e intransmissível, justificando sua resposta.
Resposta:
a) Direito subjetivo absoluto: direito de propriedade das ações do Banco;
b) Direito subjetivo relativo: direitos dos contratantes na venda do Banco;
c) Direito patrimonial: o título de propriedade da mansão;
d) Direito extrapatrimonial: direito ao próprio corpo;
e) Direito disponível: os direito patrimoniais em geral como a mansão, banco, etc.
f) Direito indisponível: direitos extrapatrimoniais em geral, como direito ao próprio corpo.
g) Direito transmissível: os disponíveis em geral, como os patrimoniais;
h) Direito intransmissível: os extrapatrimoniais
Justificativa: Os direitos absolutos são aqueles que se opõem de forma erga omnes (geral), irradiando efeitos em todos os campos e impondo à coletividade o dever de respeitá-los. Direitos relativos os que se opõem ou obrigam apenas os sujeitos da relação jurídica. A indisponibilidade contempla a intransmissibilidade, a inalienabilidade e a irrenunciabilidade e significa a impossibilidade de mudança do titular, nem mesmo por força da vontade própria do indivíduo.
QUESTÕES OBJETIVAS
1. Sobre a divisão do Direito, assinale V para as corretas e F para as falsas:
(V) A diferença tem origem no direito romano, como se depreende das palavras de ULPIANO: "Direito público é o que corresponde às coisas do Estado; direito privado, o que pertence à utilidade das pessoas".
(V) Embora a divisão do direito positivo em público e privado remonte ao direito romano, até hoje não há consenso sobre seus traços diferenciadores. Vários critérios foram propostos, com base no interesse, na utilidade, no sujeito, na finalidade da norma, no ius imperium, sem que todos eles estejam imunes a críticas.
(V) O Direito Público regulamenta basicamente a atividade do Estado. Estabelece suas funções e a forma de organização de seus poderes e dos serviços públicos, bem como suas relações com os particulares e os demais Estados.
(V) O Direito Privado regulamenta principalmente a situação jurídica e as relações entre particulares (pessoas físicas e pessoas jurídicas de Direito Privado).
Resposta: V, V, V, V.
2. Leia as afirmativas abaixo:
I - Pode-se dizer que o direito positivo é o conjunto de normas (leis) estabelecidas pelo poder político do Estado que se impõem e regulam a vida social de um dado povo, em um determinado lugar e em uma determinada época.
II - Podemos dizer também que o direito positivo é a norma posta. São as leis que compõem e regulam a vida das pessoas em seu cotidiano.
III - Uma sociedade se funda em normas jurídicas, que regulamentam as relações interindividuais das pessoas.
A seguir, aponte a resposta CORRETA:
(A) Todas as afirmativas estão corretas.
(B) Todas as afirmativas estão erradas.
(C) Todas as afirmativas estão incompletas.
(D) Somente a afirmativa II está correta.
(E) Somente a afirmativa II está errada.
Resposta: Letra A.
Casos Concretos - IED - Copia/Caso 05.docx
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - CCJ0003 
Título: TEORIA DA NORMA JURÍDICA 
CASO CONCRETO 
S.O.S. LEI MARIA DA PENHA 
Grávida de cinco meses, a jovem de 28 anos apanhou com uma barra de ferro do atual companheiro, no último sábado. As marcas roxas pelo corpo denunciavam à ira do marido. Mesmo depois de ter um forte sangramento a criança passa bem. As ameaças, geralmente, começam em seguida, e com Joice não foi diferente. "Ele já disse que vai me matar. Será que eu vou ser mais uma na estatística"?, Questionou lembrando-se do caso em que a mulher morreu queimada em Campo Grande, no último fim de semana. 
A jovem lamenta que o companheiro esteja solto e diz que se sente impotente diante da situação. "Para mim não está adiantando nada fazer o registro policial. Ele não foi preso e nem foi chamado para depor. Só estou ficando constrangida. É muita burocracia, eles exigem testemunha e às vezes as pessoas não querem nem ligar, quanto mais ser testemunha". 
O quadro de descrédito com a Lei Maria da Penha, criada
para defender as mulheres de violência provocada pelos companheiros, tem sido assunto de críticas contundentes. Faça uma análise do caso concreto em discussão, à luz dos planos de validade da norma (vigência, validade e eficácia).
Resposta: A lei Maria da Penha possui validade material formal, pois obedeceu a todos os trâmites do processo legislativo prescritos na Constituição Federal, por isso, está em vigor. Porém, mesmo estando em vigor, à lei não está garantindo proteção a mulher, pois a fiscalização de agressão é ineficaz.
QUESTÕES OBJETIVAS 
Leia atentamente a situação abaixo descrita. 
"A" possui um lote em área urbana. Na época em que ele adquiriu o imóvel encontrava-se em vigência lei municipal de uso e ocupação do solo que estabelecia um determinado coeficiente de construção. Passado um ano, ele resolveu construir no lote, quando, então, teve indeferido o seu pedido de licença para edificar sob o argumento de que nova lei municipal de uso e ocupação do solo havia restringido o coeficiente de construção do terreno pela metade. No entanto, o seu vizinho ?B?, utilizando-se de planta de construção similar, iniciou a edificação no seu respectivo lote, de acordo com licença para construir outorgada pelo poder público municipal antes da vigência da nova lei municipal, muito embora não tenha se valido de todas as possibilidades construtivas vigentes na lei anterior. Sobre essa situação, analise as assertivas. 
Sobre essa situação, analise as assertivas. 
I - Assiste a "A" o direito de construir com base nos coeficientes previstos na legislação de uso e ocupação do solo vigente quando ele adquiriu o terreno e que lhe ensejava utilização mais ampla, pois a legislação superveniente não pode produzir efeitos retroativos e atingir direito adquirido de edificar no lote de acordo com as condições legais existentes quando da sua aquisição. (Errado).
II - Assiste a "B" o direito de construir com base nos coeficientes previstos na legislação de uso e ocupação do solo vigente quando da obtenção da licença para edificar e que lhe ensejava utilização mais ampla do lote. (Correto).
III - Como ainda não houve a conclusão da obra e em respeito ao princípio da função social da propriedade urbana, "B" terá que ajustar a respectiva planta aos padrões da nova lei municipal de uso e ocupação do solo, obtendo nova licença de construção. (Errado).
Estão corretas as assertivas:
a) I e III. 
b) II. 
c) I. 
d) II e III. 
e) III. 
Resposta: Letra B.
2. Leia as afirmativas abaixo: 
I - Eficácia da lei é a capacidade do texto normativo vigente de poder produzir efeitos jurídicos concretos no seio da sociedade. 
II - A vigência do Direito depende da opinião pública e da obediência às normas que disciplinam a sua elaboração. 
III - A validade ou não da norma jurídica repercutirá diretamente na esfera da sua eficácia. 
Agora, aponta a alternativa CORRETA: 
a) Estão todas corretas. 
b) Estão todas erradas. 
c) Somente a II está correta. 
d) Estão corretas a I e a II. 
e) Somente a I está errada. 
Resposta: Letra D
Casos Concretos - IED - Copia/Caso 06.docx
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - CCJ0003
 Título: TEORIA DO ORDENAMENTO JURÍDICO
 Descrição
Os conhecimentos apreendidos serão de fundamental importância para a reflexão teórica, envolvendo a compreensão necessária de que o direito, para ser entendido e estudado enquanto fenômeno cultural e humano, precisa ser tomado enquanto sistema disciplinador de relações de poder, a partir da metodologia utilizada em sala com a aplicação dos casos concretos, a saber: 
CASO CONCRETO 
O CASO DA UNIÃO HOMOAFETIVA 
Diz o art. 226, § 3°, da Constituição da República: "Para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento". O art. 1.723 do Código Civil, por sua vez, estabelece: "É reconhecida como entidade familiar a união estável entre o homem e a mulher, configurada na convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família". No julgamento sobre a matéria pelo STF (ADI 4277, Rel. Min. Ayres Britto), estabeleceu o STF interpretação conforme a Constituição do art. 1.723 do Código Civil, vetando o preconceito e a discriminação e excluindo da exegese desse dispositivo qualquer significado que impeça o reconhecimento da união contínua, pública e duradoura entre pessoas do mesmo sexo como família, idêntica à união estável heteroafetiva.
 Analise essa decisão do STF tendo em conta uma visão sistêmica do ordenamento jurídico brasileiro. 
Segundo o STF, o direito à liberdade de orientação sexual decorre do princípio da dignidade da pessoa humana prescrito na Constituição Federal de 1988, no sentido de se tratar da auto-estima e felicidade de ambos. 
O STF Fundamentou sua decisão no § 2° do art. 5° da Constituição, reconhecendo direitos fundamentais não expressamente enunciados no texto, decorrentes dos princípios adotados pela Carta Magna. Vejamos:
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
§ 2º Os direitos e garantias expressos nesta Constituição não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte.
QUESTÕES OBJETIVAS 
Julgue os itens a seguir, relativos ao poder constituinte. 
I Historicamente, o poder constituinte originário representa a ocorrência de fato anormal no funcionamento das instituições estatais, geralmente associado a um processo violento, de natureza revolucionária, ou a um golpe de estado. (Correto).
II O poder constituinte originário é inicial, autônomo e incondicionado. (Correto).
III O poder constituinte originário retira o seu fundamento de validade de um diploma jurídico que lhe é superior e prévio. (Errado). O poder Constituinte Originário não se limita a nenhuma norma jurídica.
IV O poder de reforma é criado pelo poder constituinte originário, que lhe estabelece o procedimento a ser seguido e as limitações a serem observadas. 
V Quem tenta romper a ordem constitucional para instaurar outra e não obtém adesão ou sucesso na empreitada não exerce poder constituinte originário e pode vir a se submeter a processo criminal pela prática de crime. 
A quantidade de itens certos é igual a:
a) 1. 
b) 2. 
c) 3. 
d) 4. 
e) 5. 
Resposta: Letra D.
Em sua Teoria Pura do Direito, Hans Kelsen concebe o Direito como uma "técnica social específica". Segundo o filósofo, na obra O que é justiça?, "esta técnica é caracterizada pelo fato de que a ordem social designada como 'Direito' tenta ocasionar certa conduta dos homens, considerada pelo legislador como desejável, provendo atos coercitivos como sanções no caso da conduta oposta". 
Tal concepção corresponde à definição kelseniana do Direito como
a) uma ordem estatal facultativa. 
b) uma ordem axiológica que vincula a interioridade. 
c) um veículo de transformação social. 
d) uma ordem coercitiva. 
e) uma positivação da justiça natural.
Resposta: Letra D.
Casos Concretos - IED - Copia/Caso 07.docx
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - CCJ0003
Título: TEORIA DA RELAÇÃO JURÍDICA 
Descrição
 Os conhecimentos apreendidos serão de fundamental importância para a reflexão teórica, envolvendo a compreensão necessária de que o direito, para ser entendido e estudado como fenômeno cultural e humano, precisa ser tomado como sistema disciplinador de relações de poder, a partir da metodologia utilizada em sala com a aplicação do caso concreto, a saber:
Relação Jurídica. Conceito. 
Prof. José Barros
Ao realizar em um paciente, senhor Benedito, uma cirurgia para a retirada de vesícula,
o médico, doutor Relapsoaldo, esqueceu um pedaço de gaze na região abdominal. O lamentável evento causou no paciente grave processo inflamatório, do qual, segundo a perícia técnica, resultou um ano de doloroso tratamento para que todo o corpo estranho fosse retirado do organismo lesado. A cirurgia foi realizada na Casa de Saúde Distração LTDA, pelo médico citado que, é preposto da mesma (é funcionário nomeado para que represente a empresa em determinado assunto).
Diante da situação que envolve senhor Benedito e a Casa de Saúde, responda: 
a) Identifique as espécies de relações jurídicas apresentadas. 
Resposta: Em relação ao sujeito: concreta; complexa; autônoma (principal); de direito privado; direito civil. 
Em relação ao objeto: obrigacional de fazer.
Quanto ao efeito jurídico: relativa.
b) Identifique os sujeitos da relação jurídica. 
Resposta: Senhor Benedito e Casa de Saúde Distração LTDA.
c) Identifique o objeto da relação jurídica apresentada. Justifique a resposta. 
Resposta: Prestação se serviços médicos (uma cirurgia de retirada de vesícula);
Justificativa: O objeto é o meio para atingir a finalidade da relação jurídica. Sobre o objeto o sujeito ativo exerce sua faculdade de agir, impondo ao sujeito passivo um dever jurídico.
d) Identifique o fato jurígeno da relação jurídica apresentada. Justifique a resposta. 
Resposta: Contratação da cirurgia para a retirada da vesícula, ou seja, a contratação de serviços médicos.
Justificativa: é o fato lícito que quando acordado gera direitos e deveres aos sujeitos da relação jurídica.
e) Identifique o vínculo de atributividade da relação jurídica apresentada. Justifique a resposta.
Resposta: Vínculo de Atributividade da relação jurídica: foi o contrato de prestação de serviço, pois liga os sujeitos da relação jurídica.
É o vínculo que confere a cada um dos participantes da relação o poder de pretender ou exigir algo determinado ou determinável. 
QUESTÕES OBJETIVAS 
As relações jurídicas são aquelas relações sociais que possuem uma previsão legal, mas nem todas as relações sociais são jurídicas. As relações jurídicas nos levam a determinados atos jurídicos com previsão nas normas jurídicas. Assim, são normas jurídicas e normas do trato social, respectivamente:
a. ( ) Proibição de chegar atrasado à escola e proibição de dar gargalhadas em um velório. 
b. ( ) Proibição de dar gargalhadas em um velório e limite de velocidade em rodovias. 
c. (X) Obrigação de pagar IPVA e proibição de dar gargalhadas em um velório. 
d. ( ) Proibição de chegar atrasado à escola e Obrigação de pagar IPVA.
Resposta: Letra C.
Casos Concretos - IED - Copia/Caso 08.docx
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - CCJ0003 
Título: DIREITO SUBJETIVO, OBJETIVO E POTESTATIVO 
Descrição 
CASO CONCRETO
 Um dia muito estranho... 
Carlos Eduardo de Assis é um jovem economista, gerente adjunto do Banco Street Corner S.A., onde trabalha há mais de três anos. Aproveitou o dia de hoje para ir ao sindicato de sua categoria profissional para sindicalizar-se e propor uma ação pleiteando horas extras trabalhadas e não recebidas em face de seu patrão e ir à imobiliária pagar o aluguel do mês que vencia naquele mesmo dia. Na hora do almoço recebeu a grata visita de sua tia Laurinha que o informou haver colocado seu nome como o único herdeiro em seu testamento. No entanto, ao final do dia teve o desprazer de receber uma carta de demissão por parte de seu gerente titular. Que dia estranho foi aquele!... 
A partir do caso concreto narrado, identifique no texto: 
a) Um direito subjetivo 
Resposta: Direito de Petição: propor uma ação pleiteando horas extras trabalhadas
b) Um dever jurídico
 Resposta: Pagar o aluguel do mês que vencia naquele mesmo dia.
Dever Jurídico: temos a obrigação de se fazer o pagamento, no vencimento, de uma dívida contraída (Código Civil, art. 960). 
c) Um direito potestativo 
Resposta: Demissão por parte de seu gerente titular.
Direito potestativo é um direito sem contestação. É o caso, por exemplo, do direito assegurado ao empregador de despedir um empregado; cabe a ele apenas aceitar esta condição.
d) A seguir, conceitue direito absoluto: 
Resposta: São aqueles que qualquer pessoa pode ser obrigada a observar como o direito de propriedade, o direito à vida, que se impõem erga ommes. Será o direito subjetivo passivo da relação jurídica for indeterminado (membros de uma coletividade).
QUESTÃO OBJETIVA 
1- O Direito subjetivo pode ser considerado como: 
(a) O poder reservado aos magistrados de exigir de outrem determinado comportamento. 
(b) Um conceito originário do "socialismo jurídico".
(c) Um poder conferido pela norma jurídica para a ação de um sujeito e de exigir de outrem determinado comportamento.
(d) Um interesse individual objetivo e determinado pela moral de exigir de outrem determinado comportamento. 
(e) Uma ficção jurídica. 
Resposta: Letra C.
2 - São exemplos de direitos subjetivos, EXCETO: 
(a) O direito de você gozar as férias. 
(b) O direito de se propor uma ação. 
(c) O direito de alguém manifestar o seu pensamento.
(d) O direito que protege a relação de consumo. 
(e) O direito de se contrair núpcias.
Resposta: Letra C.
Casos Concretos - IED - Copia/Caso 09.docx
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - CCJ0003 
Título: FONTES E INTEGRAÇÃO DO DIREITO 
Descrição 
Os conhecimentos apreendidos serão de fundamental importância para a reflexão teórica envolvendo a compreensão necessária de que o direito, para ser entendido e estudado enquanto fenômeno cultural e humano, precisa ser tomado enquanto sistema disciplinador de relações de poder, a partir da metodologia utilizada em sala com a aplicação dos casos concretos, a saber: 
CASO CONCRETO 
Aconteceu nas férias 
Finalmente de férias. Ana Maria colocou o biquíni de bolinha amarelinha e seguiu Marcelo direto para a praia. E qual não foi sua surpresa ao descobrir que no final da praia num canto aprazível, cercado de palmeiras e jangadas que saiam e chegavam cheinhas de peixes, havia uma praia de naturismo. Isso mesmo. Todo mundo nu em pêlo. Ana Maria desviou o olhar, meio sem graça. Mas, não pode evitar o constrangimento quando Marcelo gritou para que tirasse o biquíni e o acompanhasse até o local onde todos se divertiam a valer completamente pelados, pois era costume.
 Imediatamente Ana Maria lembrou-se do disposto no art. 233 do Código Penal: - Art. 233 - Praticar ato obsceno em lugar público, ou aberto ou exposto ao público: Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa?. 
E agora, o que fazer? Ana Maria esta diante de uma grande dúvida. 
Várias questões surgiram em sua mente. 
São elas: 
a) A prática de naturismo pode ser entendida como costume jurídico?
Resposta: O naturismo não pode ser entendido como costume, por não reunir os dois elementos essenciais, quais sejam: objetivo – prática reiterada da conduta e subjetivo – convicção da obrigatoriedade. Assim, o naturismo pode até ser entendido como um costume social dependendo da moral social, mas não jurídico.
 b) Em que espécie de costume se enquadra o naturismo? 
Resposta: Costume contra legem, uma vez que sua prática viola preceito do artigo 233 do Código Penal. Sua admissibilidade dá-se em razão do reconhecimento de pessoas com estilos de vida diferentes, que também precisam ser tutelados, desde que tais comportamentos não violem a ordem pública, daí a delimitação de um espaço para que tal prática seja realizada.
c) O artigo 233 do Código Penal foi revogado pelo costume? E por alguma decisão do STJ? 
Resposta: Não. Os costumes contra legem não podem revogar lei. Uma lei somente pode ser revogada por outra lei, conforme preceitua o artigo 2° da LICC. Pela decisão do STJ também não, pois decisão judicial não revoga lei, somente as declaratórias de inconstitucionalidade.
d) Pode o costume revogar a lei? 
Resposta:
Levando em consideração o fato do nosso direito apresentar uma origem romano-germânica, caracterizando o sistema legalista, temos que nosso o primado é da lei. Neste sentido a LICC, no seu art. 2º, estabelece que uma lei só pode ser revogada por outra.
QUESTÃO OBJETIVA 
1. A respeito do processo legislativo na Constituição Federal de 1988, analise as afirmativas a seguir: 
I. O Presidente vetará projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional, se considerá-lo, no todo ou em parte, inconstitucional ou contrário ao interesse público. O veto parcial somente abrangerá texto integral de artigo, de parágrafo, de inciso ou de alínea. (Correto)
II. Em caso de relevância e urgência, o Presidente da República poderá adotar medidas provisórias, com força de lei. As medidas provisórias vigoram imediatamente, mas perderão sua eficácia desde sua edição, se não forem convertidas em lei pelo Congresso Nacional, no prazo previsto na Constituição. (Correto)
III. O processo legislativo compreende a elaboração de emendas à Constituição, leis complementares, leis ordinárias, leis delegadas, medidas provisórias, decretos legislativos e resoluções. (Correto)
Assinale: 
(a) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. 
(b) se apenas a afirmativa I estiver correta. 
(c) se apenas a afirmativa III estiver correta. 
(d) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. 
(e) se todas as afirmativas estiverem corretas. 
Resposta: Letra E.
2. I- No plano jurídico, fontes do Direito expressam a origem das normas jurídicas, podendo-se classificar as fontes em dois grandes blocos, designados de fontes materiais e fontes formais. (Correto).
II - As fontes materiais enfocam o momento pré-jurídico, constituindo-se nos fatores que conduzem à emergência e construção da regra de Direito. (Correto).
III - As fontes formais enfocam o momento tipicamente jurídico, considerando a regra já plenamente construída, os mecanismos exteriores e estilizados pelos quais essas regras se revelam para o mundo exterior, ou seja, os meios pelos quais se estabelece a norma jurídica. (Correto).
IV - Os costumes são fontes do direito. (Correto).
Assinale: 
(a) todas as proposições estão corretas 
(b) apenas quatro proposições estão corretas 
(c) apenas três proposições estão corretas 
(d) apenas duas proposições estão corretas. 
(e) apensas uma proposição está correta.
Resposta: Letra A
Casos Concretos - IED - Copia/Caso 10.docx
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - CCJ0003 
Título: FONTES E INTEGRAÇÃO DO DIREITO II 
Descrição 
Os conhecimentos apreendidos serão de fundamental importância para a reflexão teórica envolvendo a compreensão necessária de que o direito, para ser entendido e estudado enquanto fenômeno cultural e humano, precisa ser tomado enquanto sistema disciplinador de relações de poder, a partir da metodologia utilizada em sala com a aplicação do caso concreto, a saber: 
CASO CONCRETO 
Cena comum no dia a dia estressado de qualquer grande cidade brasileira: João Honorato de Souza, profissão motoboy, ia conduzindo sua moto entre os carros na Avenida Litorânea quando de repente é abalroado por uma van de transporte de pequenas cargas, da empresa Transportes Leves Ltda. No acidente feriram-se João Honorato e o ajudante do motorista da van. 
Qual não foi a surpresa de João Honorato ao receber, uma semana depois, uma citação para defender-se de uma ação de responsabilidade civil que o ajudante de motorista da van havia interposto junto à Vara Civil da Comarca local, alegando que o motorista da van estava fugindo de um assalto. 
Em sua defesa, João Honorato alegou que fora culpa exclusiva do motorista da van, que invadiu a contramão de direção. 
Indo a julgamento, a sentença julgou improcedente o pedido, com base na Súmula n° do Supremo Tribunal Federal, que diz: "A responsabilidade contratual do transportador, pelo acidente com passageiro, não elidida por culpa de terceiro, contra o qual tem ação regressiva". Argumentou ainda que esta súmula foi transformada em texto legal no artigo 735 o novo Código Civil. 
Após a leitura da sentença, um dos clientes faz as seguintes perguntas a você que assistira ao julgamento e que é aluno do Curso de Direito De uma faculdade do Grupo Estácio de Sá: 
a) O que vem a ser uma Súmula? 
Resposta: é uma síntese do entendimento jurídico a respeito de uns determinados temas a partir de reiteradas decisões sobre a mesma matéria.
b) A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, citada na sentença, pode ser considerada fonte formal do direito? Como assim?
Resposta: Sim, a Jurisprudência é considerada fonte formal do direito. Uma vez que o magistrado apenas aplica ao caso concreto o entendimento de instância superior. 
c) Em que medida se pode dizer que a jurisprudência passa a ser fonte do direito no momento em que o juiz a levou em conta para decidir a questão? Por quê?
Resposta: A Jurisprudência não é vinculativa, é apenas uma decisão no mundo jurídico, quando o magistrado se utiliza dessa decisão para fundamentar a aplicação da lei ao caso concreto, a partir daí passa a ser fonte do direito. 
QUESTÃO OBJETIVA 
1 Leia as afirmações abaixo: 
I - Por analogia estende-se a um caso não previsto aquilo que o legislador previu para um caso semelhante, em igualdade de razões, preenchendo uma lacuna na lei. 
II - Na interpretação extensiva supõe-se que a norma existe, sendo passível de aplicação ao caso concreto, desde que sua abrangência seja estendida além do que usualmente se faz. 
III - Quando se afirma a existência de uma lacuna legal e se nega a aplicação de norma por analogia ao caso concreto, o operador jurídico ainda pode utilizar os princípios gerais de direito para a solução do conflito. 
a) todas as proposições estão corretas 
b) somente as proposições I e II estão corretas 
c) somente as proposições II e III estão corretas 
d) somente a proposição I está correta. 
e) somente a proposição II está correta. 
Resposta: Letra A
2- Correlacione as fontes do Direito abaixo apontadas e as afirmativas a elas referentes: I - Doutrina 
II - Jurisprudência 
III - Costume 
IV - Lei 
X - Influencia fortemente o Direito por traduzir reiteração de decisões contenciosas. (Jurisprudência).
Y - Tem tido utilização crescente nos demais ramos do direito, sendo importante para o Direito em razão da deficiência da legislação. (Costume).
Z - Distingue as regras que convêm a cada um dos sub-ramos do saber jurídico e influi tanto na elaboração da Lei quanto nas decisões contenciosas ou não contenciosas. (Doutrina).
A relação correta é: 
a) I - X; II - Z; III - Y 
b) I - Y; II - X; IV - Z 
c) I - Y; III - Z; IV - X 
d) I - Z; II - X; III - Y 
e) II - Z; III - Y; IV – X
Resposta: Letra D
Casos Concretos - IED - Copia/Caso 11.docx
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - CCJ0003 
Título: HERMENÊUTICA JURÍDICA 
Descrição 
QUESTÕES OBJETIVAS 
1 - Com frequência o termo hermenêutica jurídica é usado como sinônimo de interpretação da norma jurídica. MIGUEL REALE, por exemplo, fala em "hermenêutica ou interpretação do Direito", em suas Lições Preliminares de Direito. CARLOS MAXIMILIANO, por sua vez, distingue "hermenêutica" e "interpretação"; aquela seria a teoria científica da arte de interpretar; esta seria a aplicação da hermenêutica; em suma, a hermenêutica seria teórica e a interpretação seria de cunho prático, aplicando os ensinamentos da hermenêutica. Outros autores dão ao vocábulo um sentido mais amplo, que abrange a interpretação, a aplicação e a integração do Direito. Com base nessas informações, conclui-se que: 
(A) Não há necessidade de interpretação quando a norma é "clara, ou seja, "in claris cessat interpretatio" (dispensa-se a interpretação quanto o texto é claro). 
(B) Um dos elementos que encerra o conceito de interpretação da norma é fixar o seu alcance: significa delimitar o seu campo de incidência; é
conhecer sobre que fatos sociais e em que circunstâncias a norma jurídica tem aplicação. 
(C) Quando se fala em interpretação da norma está-se referindo tão somente às leis, na medida em que somente as leis são utilizadas como fundamentos das decisões judiciais que precisam dessa interpretação jurídica. 
(D) O trabalho do intérprete apenas é necessário quando as leis são obscuras. A interpretação nem sempre é necessária, a não ser que sejam obscuras ou pouco claras as palavras da lei ou de qualquer outra norma jurídica. 
(E) A hermenêutica jurídica leva em conta o estado de espírito do intérprete da norma que pode influir nesta interpretação, razão pela qual a hermenêutica não pode ser considerada uma ciência.
Casos Concretos - IED - Copia/Caso 12.docx
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - CCJ0003 
Título HERMENEUTICA JURÍDICA II 
Descrição 
QUESTÕES OBJETIVAS 
1 - O método de interpretação das normas constitucionais segundo o qual se procura identificar a finalidade da norma, levando-se em consideração o seu fundamento racional, é o método 
a) literal. 
b) gramatical. 
c) histórico. 
d) sistemático. 
e) teleológico. 
Resposta: Letra E.
2 - A respeito da Hermenêutica do Direito, analise as proposições: 
I- Hermenêutica e Interpretação não se confundem, enquanto a hermenêutica é teórica e visa a estabelecer princípios, a interpretação é de cunho prático, aplicando os ensinamentos da hermenêutica. 
II- Com a interpretação extensiva, o intérprete constata que o legislador não usou propriamente os termos e disse menos do que queria afirmar. 
III- Na analogia juris, amplia-se a significação das palavras até fazê-las coincidir com o espírito da lei. 
IV- Quanto ao resultado, diz-se ser a interpretação autêntica quando emana do próprio órgão competente para a edição do ato interpretado. A alternativa que corretamente julga as assertivas é:
a) as proposições I, II, III e IV estão corretas. 
b) as proposições I, II e III estão corretas. 
c) as proposições I e II estão corretas. 
d) as proposições III e IV estão corretas.
Resposta: Letra E.
Casos Concretos - IED - Copia/Caso 13.docx
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - CCJ0003 
Título: A LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO I 
Descrição 
Os conhecimentos apreendidos serão de fundamental importância para a reflexão teórica envolvendo a compreensão necessária de que o direito, para ser entendido e estudado enquanto fenômeno cultural e humano, precisa ser tomado enquanto sistema disciplinador de relações de poder, a partir da metodologia utilizada em sala com a aplicação dos casos concretos, a saber: 
QUESTÕES OBJETIVAS 
1. No que concerne à vigência e aplicação das leis, de acordo com a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasieliro, é correto afirmar que 
a) salvo disposição em contrário, a lei revogada se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigência. 
b) não se destinando à vigência temporária, a lei terá vigor até que outra a modifique ou revogue. 
c) a lei nova, que estabeleça disposições gerais ou especiais a par das já existentes modifica a lei anterior. 
d) a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida nos Estados estrangeiros se inicia dois meses depois de oficialmente publicada. 
e) as correções a texto de lei já em vigor não consideram-se lei nova. 
Resposta: Letra B.
Fundamentação: Art. 2º da LINDB dispõe sobre a continuidade da lei, nos seguintes termos: “não se destinando à vigência temporária, a lei terá vigor até que outra a modifique ou revogue”.
2 - A propósito da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, salvo disposição em contrário, a lei, depois de oficialmente publicada, começa a vigorar em todo o país em: 
a) 30 dias 
b) 40 dias 
c) 45 dias. 
d) 60 dias 
e) 90 dias. 
Resposta: Letra C.
Fundamentação: Art. 1º da LINDB dispõe literalmente que “salvo disposição contrária, a lei começa a vigorar em todo o País 45 (quarenta e cinco) dias depois de oficialmente publicada”.
3 - No que se refere à revogação da Norma Jurídica, há as seguintes possibilidades: 
I. Total, também chamada de ab-rogação e tácita, também chamada de Aberratio. 
II. Total, também chamada de ab-rogação e Parcial, chamada de derrogação. (Correto).
III. Expressa ou tácita. (Correto).
IV. Expressa, chamada de ab-rogação e tácita, chamada de derrogação. 
(a) Apenas opções I e II estão corretas. 
(b) Apenas opções II e IV estão corretas. 
(c) Apenas opções II e III estão corretas. 
(d) Apenas opções I e IV estão corretas.
Resposta: Letra C.
Fundamentação: 
AB-ROGAÇÃO: Representa a revogação integral de um texto jurídico anterior.
DERROGAÇÃO: Revogação parcial de uma lei anterior, que permanece com alguma parcela de sua normatividade ainda em vigor, mesmo após a vigência da nova lei.
Art. 2º, parágrafo 1º da LINDB (a lei posterior revoga a anterior quando expressamente (Revogação expressa) o declare, quando seja com ela incompatível (revogação tácita) ou quando regule inteiramente a matéria de que tratava a lei anterior). grifo nosso.
Casos Concretos - IED - Copia/Caso 14.docx
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - CCJ0003 
Título LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DI DIREITO BRASILEIRO II 
Descrição 
Os conhecimentos apreendidos serão de fundamental importância para a reflexão teórica envolvendo a compreensão necessária de que o Direito, para ser entendido e estudado enquanto fenômeno cultural e humano, precisa ser tomado enquanto sistema disciplinador de relações de poder, a partir da metodologia utilizada em sala com a aplicação dos casos concretos, a saber: 
CASO CONCRETO 
Haroldo Bernardes celebrou em 10 outubro de 1986 contrato de assistência médicohospitalar para si e sua família com a empresa de assistência médico-hospitalar S.O.S. HELP S.A. Em novembro de 1987 foi acometido por uma doença cardiovascular que o levou à colocação em seu corpo de um marca-passo, cujo custo foi pago pelo próprio Haroldo Bernardes, uma vez que em seu contrato de assistência médico-hospitalar não havia previsão de tal cobertura. 
Em 1995, Haroldo Bernardes ingressa com ação judicial pretendendo a restituição dos valores gastos com os exames e o marca-passo não cobertos por seu plano de assistência, mais danos morais, em razão da recusa ao fornecimento do material, que ele reputa injusta. 
Em sua contestação a empresa de assistência médico-hospitalar S.O.S. HELP S.A. alega que o contrato é anterior à Constituição da República de 1988 e ao Código de Proteção e Defesa do Consumidor, Lei n° 8078/90, que prevêem, respectivamente, a proteção à dignidade humana e a proteção ao consumidor. (Apelação Cível: 2006.001.58180: TJ/RJ). 
Você é o juiz que decidirá a questão e estudou na Estácio de Sá. 
a) Dê a sentença amparado numa pesquisa a respeito dos limites à retroatividade das normas jurídicas, em seu livro Didático de Introdução ao Estudo do Direito. 
Resposta: O pedido de Alfredo deverá ser negado, posto que, o contrato fora celebrado sob a égide da legislação que vigorava à época de sua celebração. Portanto, não será possível a retroatividade da CF e do CDC, pois deverá ser respeitado o ato jurídico perfeito como garantia do princípio da segurança nas relações jurídicas, pois a manutenção da segurança se constitui uma das finalidades do Direito.
b) Aproveite e responda: Quais os limites para que a norma jurídica tenha efeitos retroativos? Explique-os.
Resposta: Os limites são aqueles estabelecidos no art. 6º da LICC e no art. 5º , XXXVI, da CF. Nesses termos, a lei, nas hipóteses de retroatividade, devem respeitar tanto a decisões judiciais definitivas, quanto os atos jurídicos celebrados perfeitos e acabados e os direitos adquiridos.
Casos Concretos - IED - Copia/Caso 15.docx
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - CCJ0003 
Título: O PODER JUDICIÁRIO BRASILEIRO 
Descrição 
Os conhecimentos apreendidos serão de fundamental importância
para a reflexão teórica envolvendo a compreensão necessária de que o direito, para ser entendido e estudado enquanto fenômeno cultural e humano, precisa ser tomado enquanto sistema disciplinador de relações de poder, a partir da metodologia utilizada em sala com a aplicação dos casos concretos, a saber: 
CASO CONCRETO 
Em seu discurso de posse o novo presidente da Sub-seção OAB de Paranoara do Agresta fez a seguinte referência: "No arranjo da estrutura do Estado Brasileiro, a Constituição Federal vigente conferiu um papel ao Poder Judiciário até então não experimentado quanto à amplitude de suas competências. Os direitos e as garantias fundamentais, notadamente ampliados, bem como o controle sobre o Estado, através da provocação de agentes públicos investidos nas funções próprias e da possibilidade de maior sindicabilidade dos atos e contratos administrativos por iniciativa dos cidadãos, certamente, deram novos contornos às competências jurisdicionais. Agregue-se, a isso, o destaque constitucional conferido às Funções Essenciais à Justiça". 
Dona Francisquinha que ouvia atentamente e não entendia nadinha, virou-se para você, estudante de Direito da Estácio de Sá que também assistia a cerimônia de posse, comentou e perguntou: 
a) Esse negócio de "competências jurisdicionais" tem a ver com jurisdição. Então, o que vem a ser jurisdição? 
Resposta: é o poder/dever estatal de formular e tornar efetiva a norma jurídica concreta que deve regular determinada situação jurídica. É ao mesmo tempo poder, dever, função e atividade.
b) Qual a função do Poder Judiciário, afinal?
Resposta: é garantir os direitos individuais, coletivos e sociais e resolver conflitos entre cidadãos, entidades e estado. Para isso, tem autonomia administrativa e financeira garantidas pela Constituição Federal.
c) Quais são as Funções Essenciais à Justiça? 
Resposta: Ministério Público, Advocacia Pública, Advocacia, Defensoria Pública
QUESTÕES OBJETIVAS 	
1. João é advogado, Marcos é preposto do sindicato patronal, Mariângela é membro do Ministério Público, Anita é defensora pública, Flávio é juiz do tribunal de justiça desportiva e Raquel é procuradora federal. Indique a opção que aponta os amigos que desempenham funções essenciais à Justiça: 
a) João, Marcos e Mariângela 
b) Marcos, Mariângela e Anita 
c) Anita, Flávio e Raquel 
d) João, Raquel e Marcos 
e) Anita, Mariângela e Raquel
Resposta: Letra E.
Fundamentação: João e Raquel são advogados, Mariângela Membro do MP, Anita é Defensora Pública, todos eles desempenham funções essenciais à Justiça.
2. A jurisdição não pode ser delegada, ou seja, não se pode delegar a terceiros o poder de solucionar conflitos. Esta afirmação se refere ao princípio da: 
a) investidura. 
b) aderência. 
c) indelegalibilidade. 
d) inevitabilidade. 
e) proporcionalidade.
Resposta: Letra C.
Fundamentação: A jurisdição não pode ser delegada, ou seja, não se pode delegar a terceiros o poder de solucionar conflitos.
Casos Concretos - IED - Copia/CCJ0003-WL-PP-04-Exerc�cio IED.pdf
Caso 1- Tema: Classificação das Normas Jurídicas. 
 
Estabelece o art. 9º da Consolidação das Leis do Trabalho: “serão nulos de pleno 
direito os atos praticados com o objetivo de desvirtuar, impedir ou fraudar a 
aplicação de preceitos contidos na presente consolidação.” 
A referida norma jurídica, de acordo com a espécie de sanção que a acompanha, há 
que ser classificada como? Como pode ser classificada a norma quanto à sua 
sanção? 
 
Caso 2- Tema: Classificação das Normas Jurídicas. 
 
O chefe do poder executivo de certo estado da federação promove licitação para 
construir hospital público visando atender a uma comunidade onde tal serviço de 
saúde não existe. 
a) A que ramo do Direito pertencem as normas que regulam a conduta desta 
autoridade? 
b) Que espécie de relação há entre o particular e o Estado neste caso? 
 
Questões objetivas 
(Respostas Justificadas) 
1. A classificação das normas em implícitas e explícitas decorre do critério quanto: 
a) à destinação; 
b) à natureza; 
c) à existência: 
d) à hierarquia; 
e) à extensão territorial; 
 
Caso 3- Tema: Validade das Normas – Técnico-Formal ou Vigência, Social e 
Ética. 
 
LEI ANULA CARTEIRA DE IDENTIDADE 
... Sancionada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, em 1997, a Lei 
9.454 instituiu um só registro de identidade civil para os brasileiros e limitou a 
validade dos atuais documentos civis por cinco anos. O prazo venceu em abril de 
2002 sem que a lei fosse regulamentada. O governo não tirou a lei do papel nem 
para definir o órgão que centralizaria a criação do cadastro nacional único, mas a lei 
está em vigor... . (Folha de São Paulo – 15.6.03 - C-7) 
Assim, a referida lei foi assinada em 8 de abril de 1997 e publicada no dia seguinte 
no D.O. da União, mas não foram fornecidas à população condições para a 
substituição dos documentos. 
a) Os requisitos formais da vigência da lei foram atendidos? Neste caso, quais os 
requisitos? Justifique sua resposta. 
b) Afinal, a lei entrou em vigor? Justifique. 
c) A referida lei tem eficácia jurídica e/ou social? Justifique. 
 
Questões objetivas 
(Respostas Justificadas) 
1. É publicada no Diário Oficial Lei Federal dispondo sobre a proteção ambiental. 
Quanto à vigência, validade e eficácia social desta lei, pode-se afirmar que sua: 
a) Vigência não se inicia no dia da publicação, salvo se ela assim o determinar, 
sendo ela válida e eficaz se efetivamente obedecida e aplicada; 
b) Vigência se inicia necessariamente quarenta e cinco dias após a publicação, 
sendo ela válida se compatível com a Constituição, observado o procedimento 
legislativo estabelecido para a sua produção, e eficaz se efetivamente obedecida e 
aplicada; 
c) Vigência não se inicia no dia da publicação, salvo se ela assim o determinar, 
sendo ela válida se compatível com a Constituição, observado o procedimento 
legislativo estabelecido para a sua produção, e eficaz se efetivamente obedecida e 
aplicada; 
d) Vigência não se inicia no dia da publicação, salvo se ela assim o determinar, 
sendo ela válida e eficaz se produzida por órgão competente, observado o 
procedimento legislativo estabelecido para a sua produção; 
e) Vigência se inicia necessariamente no dia da publicação, sendo ela válida se 
efetivamente obedecida e aplicada e eficaz se produzida por órgão competente, 
observado o procedimento legislativo estabelecido para a sua produção. 
 
 
Caso 4- Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro 
 
 
 
A Lei 9.307, de 23 de setembro de 1996, que dispõe sobre arbitragem, em seu 
artigo 44 estabeleceu: “ficam revogados os artigos 1037 a 1048 da Lei 3071, de 1º 
de janeiro de 1916, Código Civil Brasileiro; os artigos 101 e 1072 a 1102 da Lei 
5.869, de 11 de janeiro de 1973, Código de Processo Civil”. 
Neste caso, é possível dizer então que ocorreu: 
a) Revogação tácita; 
b) Ab-rogação expressa; 
c) Derrogação expressa; 
d) Repristinação. 
 
Caso 5 – Tema: Coisa Julgada. 
Margareth Nogueira teve uma discussão com sua vizinha, Manoela Santos, na 
reunião de condomínio. Margareth narra que, de forma impensada, falou que 
Manoela, síndica, estava desviando verbas da arrecadação mensal do prédio em 
favorecimento próprio. Deste fato, originou-se queixa-crime de calúnia de Manoela 
em face de Margareth. Neste processo, que correu junto ao Juizado Criminal, as 
partes envolvidas celebraram acordo nos seguintes termos: Margareth se 
comprometeu a mandar carta para todos os condôminos retratando-se do que 
falara e, ainda, teria que colocar no quadro de avisos do prédio esta mesma carta.
O acordo foi cumprido integralmente por Margareth. No entanto, esta recebeu uma 
convocação para comparecer ao Juizado Especial Cível para responder a outro 
processo ajuizado por Manoela em razão do mesmo fato acima narrado. Neste 
último feito, Manoela requer a condenação de Margareth ao pagamento de R$ 
10.000,00 pelos supostos danos morais sofridos. 
Você, advogado de Margareth, sustentaria a tese da coisa julgada? Justifique. 
 
Caso 6 – Tema: Coisa Julgada. 
Paulina da Silva, menor impúbere, representada por sua mãe, ajuíza ação em face 
de Paulo, seu pai, visando ao reajuste de sua pensão alimentícia, tendo em vista 
que este obteve melhora substancial em seu padrão de vida há cerca de seis 
meses, fruto da herança de uma bem sucedida empresa de transporte coletivo. 
Paulo, em contestação, afirma que os alimentos relativos à sua filha Paula foram 
decididos na ação de divórcio consensual, julgada definitivamente um ano e meio 
antes da propositura da ação de alimentos. Assim, como há coisa julgada, Paulo 
alega não ser mais cabível a revisão pelo poder judiciário. 
a) Incidem os efeitos da coisa julgada nas ações de alimentos? Justifique. 
b) Quais os pré-requisitos para que alguém possa pleitear a revisão dos alimentos 
já decididos em processo anterior? 
 
 
Questões objetivas 
(Respostas Justificadas) 
1. Assinale a alternativa correta. Justifique sua escolha: 
Em 1957, Pedro comprou um imóvel de João, cumprindo todas as formalidades 
legais que previa a lei vigente à época para a aquisição do imóvel. Ocorre que, em 
janeiro de 2000, esta lei foi derrogada pela Lei nº 4.200/00, prevendo alguns 
requisitos a mais para a aquisição do imóvel. 
Na hipótese acima mencionada, podemos afirmar que, com relação ao tema 
“conflitos de leis no tempo”, estamos diante de: 
a) Expectativa de direito; 
b) Coisa julgada; 
c) Direito adquirido; 
d) Ato jurídico perfeito; 
e) Direito natural. 
 
2. Assinale a alternativa correta. Justifique sua escolha: 
Antes de 1977, o regime legal de bens no casamento, no Brasil, era o da comunhão 
universal. Quem casou até então, sem qualquer ressalva expressa em pacto 
antenupcial, o fez no regime legal de comunhão universal. Após 1977, com a 
mudança da lei, o regime legal passou a ser o da comunhão parcial. Quem casou 
antes de 1977 não foi atingido pela nova lei que cuidou desta matéria. Assim 
sendo, é possível afirmar que a situação jurídica em questão corresponde à 
hipótese de: 
a) Coisa julgada; 
b) Direito adquirido; 
c) Ato jurídico perfeito; 
d) Expectativa de direito; 
e) Direito natural. 
 
 
 
 
Casos Concretos - IED - Copia/EXERCICIOS LINDB - (COM RESPOSTAS).doc
Analise a decisão judicial abaixo e, a seguir, faça o que se pede.
“Homossexual que perde companheiro tem direito a receber pensão. O entendimento foi reforçado pela 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que confirmou sentença e considerou legal o pagamento de pensão ao companheiro de ex-funcionário público federal.
            O Supremo Tribunal Federal já decidiu pela primeira vez no mesmo sentido em dezembro de 2005. O entendimento também já foi utilizado na Justiça Federal do Rio Grande do Norte, no Tribunal Regional Federal da 2ª Região e mesmo no Tribunal de Justiça de Santa Catarina. (...)
            Após analisar o recurso, a relatora, juíza Vania Hack de Almeida entendeu que o pagamento do benefício é um direito e que a Constituição consagra o princípio da igualdade em detrimento da discriminação preconceituosa. É uníssono o repúdio da jurisprudência à negativa aos companheiros homossexuais dos direitos que são ordinariamente concedidos aos parceiros de sexos diversos, declarou a relatora. (...)”.
a)      A Juíza ao decidir o caso em tela, utilizou-se de algum elemento de integração 
das normas jurídicas?
b)      Qual?
c)      Identifique no texto o trecho que comprova sua resposta.
2) Marcos foi condenado, em 31 de janeiro de 2014, ao pagamento de R$ 38.000,00, a titulo de pensão alimentícia, sob pena de, não o fazendo, ser preso, pelo período de trinta dias. Seus familiares, procuram você, advogado, no dia 12 de setembro de 2014, questionando-lhe acerca da possibilidade de Marcos ser libertado, face à publicação da Lei n°11.106, de 28 de março de 2005, que entrou em vigor na data da sua publicação. Pergunta-se:
a) É possível que Marcos seja colocado em liberdade? Por quê?
b) As normas jurídicas sempre retroagem? Explique.
c) Quais os limites para que a norma jurídica tenha efeitos retroativos? Explique-os.
RESPOSTA: 
a)      É possível que Marcos seja colocado em liberdade? Por quê?
Resposta: Não. Já existe sentença transitada em julgado, que põem fim à lide judicial.
b)      As normas jurídicas sempre retroagem? Explique.
Resposta: Não. Em nosso sistema jurídico não é permitida a retroatividade das leis como regra absoluta, somente excepcionalmente, nos casos previstos em lei, e, desde que, sejam respeitados os princípios constitucionais do ato jurídico perfeito, da coisa julgada e do direito adquirido, em razão da segurança nas relações jurídicas.
c)      Quais os limites para que a norma jurídica tenha efeitos retroativos? Explique-os.
Resposta: Os limites são aqueles estabelecidos no art. 6º da LICC e no art. 5º , XXXVI, da CF. Nesses termos, a lei, nas hipóteses de retroatividade, devem respeitar tanto a decisões judicial definitivas, quanto os atos jurídicos celebrados perfeitos e acabados e os direitos que já fora incorporados definitivamente ao patrimônio da pessoa.
3) (CESPE – Analista judiciário – área judiciária – STM/2011) Havendo lacuna no sistema normativo, o juiz não poderá abster-se de julgar. Nesse caso, para preenchimento dessa lacuna, o juiz deve valer-se de quais critérios ? 
RESPOSTA: em primeiro lugar, da analogia; persistindo a lacuna, serão aplicados os costumes e, por fim, os princípios gerais do direito. 
4) (CESPE – Analista judiciário – TRT-RN/2007) O juiz que aplica a um caso concreto norma jurídica prevista para situação semelhante, considerando a identidade de finalidade, utiliza a interpretação extensiva. Explique o critério de preenchimento da lacuna jurídica e o método e resultado da interpretação dada pelo Magistrado. 
RESPOSTA: O método para preenchimento da lacuna, utilizado no caso apresentado foi a analogia, conforme disposto na Lei de Introdução as Normas do Direito Brasileiro.
5) Alfredo celebrou contrato de assistência médico-hospitalar para si e sua família, em 1984. Em 1987, Alfredo foi acometido por uma doença cardiovascular que o levou à colocação de um marca-passo, através de intervenção cirúrgica, cujo custo foi pago pelo mesmo, uma vez que em seu contrato de assistência médico-hospitalar não havia previsão de tal cobertura.
Em 1995, Alfredo ingressa com ação judicial pretendendo a restituição dos valores gastos com os exames e o marca-passo não cobertos por seu plano de assistência, mais danos morais, em razão da recusa ao fornecimento do material, que ele reputa injusta.
Em sede de contestação a assistência médico-hospitalar alega que o contrato é anterior à Constituição da República de 1988 e ao Código de Proteção e Defesa do Consumidor, que prevêem, respectivamente, a proteção à dignidade humana e a proteção ao consumidor. (Apelação Cível – 2006.001.58180 – TJ/RJ).
Você é o juiz que decidirá a questão, dê a sentença amparada na questão dos limites à retroatividade das normas jurídicas.
RESPOSTA: A sentença deverá negar o pedido de Alfredo, posto que, o contrato fora celebrado sob a égide da legislação que vigorava à época de sua celebração. Portanto, não será possível a retroatividade da CF e do CDC, pois deverá ser respeitado o ato
jurídico perfeito como garantia do princípio da segurança nas relações jurídicas, pois a manutenção da segurança se constitui numa das finalidades do Direito.
Casos Concretos - IED - Copia/GTUDI20091_ProvaDireito.pdf
 
Seleção Classificatória de Graduados e Transferidos 2009.1 – URCA PROVA DE DIREITO 2009.1 
Universidade Regional do Cariri – Campus IGUATU/URCA 
 
 
1 
 
DIREITO 
 
 
01. (URCA-2008) A Introdução do Estudo do 
Direito tem por objeto: 
a) O estudo das relações entre a sociedade e o 
Direito. 
b) A análise positivista e a conceituação dos 
elementos estruturais e permanentes do 
Direito. 
c) A reflexão sobre o Direito e seus 
postulados. 
d) O estudo global do Direito, seus conceitos 
gerais e os lineamentos da técnica jurídica. 
 
02. (URCA-2008) Analise e julgue as 
proposições abaixo sobre Ciência e 
assinale a opção correta: 
I- O Direito é ciência concreta derivada da 
Sociologia. 
II- A Introdução ao Estudo do Direito não é 
uma disciplina científica, uma vez que não 
tem objeto formal próprio, apenas caráter 
enciclopédico. 
III- Ciência é o conjunto de conhecimentos 
metodicamente adquiridos e ordenados, 
fundados em relações objetivas, e que pode 
ser verificado e comprovado. 
IV- O Direito pertence ao grupo das Ciências 
Sociais causativas. 
 
a) Há apenas UMA opção correta; 
b) Há DUAS opções corretas; 
c) Há TRÊS opções corretas. 
d) TODAS as opções estão corretas; 
 
03. (URCA-2008) Sobre a disciplina da 
Filosofia do Direito, indique a alternativa 
CORRETA: 
I- Trata-se de uma disciplina de reflexão sobre 
os fundamentos do Direito. 
II- Questiona o critério da justiça adotando as 
normas jurídicas. 
III- Descreve e sistematiza o Direito vigente. 
 
a) Apenas as alternativas I e III estão corretas; 
b) Apenas as alternativas I e II estão corretas. 
c) Apenas a alternativa III está correta. 
d) TODAS as alternativas estão corretas. 
 
 
 
 
04. (URCA-2008) Assinale a opção em que 
estão presentes os ramos do Direito 
Privado: 
a) Direito Processual, Direito Civil, Direito 
Penal e Direito Internacional Público. 
b) Direito Penal, Direito Administrativo, 
Direito Financeiro e Direito Comercial. 
c) Direito Constitucional, Direito do Trabalho, 
Direito Processual e Direito Administrativo. 
d) Direito Administrativo, Direito Financeiro, 
Direito Penal e Direito Constitucional. 
 
05. (URCA-2008) Sobre Analogia, assinale a 
alternativa INCORRETA: 
a) A analogia é forma de integração do Direito 
e deve ser usada preferencialmente às 
demais formas; 
b) No caso de omissão de lei, analogia pode 
ser usada em qualquer ramo do Direito sem 
restrições; 
c) Quando a lei for omissa o juiz decidirá o 
caso de acordo com a analogia; 
d) A analogia legal tem como paradigma um 
determinado ato legislativo. 
 
06. (URCA-2008) Considere as afirmativas 
abaixo acerca dos Instrumentos de 
Controle Social e escolha a única 
alternativa que está correta: 
I- A coercibilidade é característica presente 
unicamente no Direito. 
II- São instrumentos de controle social o 
Direito e a Moral. 
III- As regras de Trato Social são bilaterais. 
IV- O Direito possui uma estrutura imperativo-
atributiva. 
 
a) Apenas as opções I, II e III estão corretas; 
b) Apenas estão corretas as opções I e II. 
c) Apenas a opção III está correta; 
d) Todas as opções estão corretas; 
 
07. (URCA-2008) De acordo com a divisão 
das disciplinas jurídicas, marque a 
alternativa em que as ciências estão 
corretamente classificadas: 
 
Seleção Classificatória de Graduados e Transferidos 2009.1 – URCA PROVA DE DIREITO 2009.1 
Universidade Regional do Cariri – Campus IGUATU/URCA 
 
 
2 
 
a) A Ciência do Direito e a Filosofia do 
Direito são disciplinas jurídicas 
fundamentais; 
b) A Ciência do Direito e o Direito Comparado 
são disciplinas jurídicas auxiliares; 
c) A Filosofia do Direito e a História do 
Direito são disciplinas jurídicas auxiliares; 
d) A História do Direito e o Direito 
Comparado são disciplinas jurídicas 
fundamentais. 
 
08. (URCA-2008) Sobre a concepção da LEI, 
assinale a veracidade das proposições 
abaixo e marque a opção que está 
correta: 
I- São caracteres substanciais da Lei: 
generalidade, abstratividade, bilateralidade, 
imperatividade e coercibilidade. 
II- O Direito Brasileiro adotou o sistema do 
Common Law onde a principal forma de 
expressão é o Direito escrito, concretizado 
pelas leis. 
III- O processo legislativo de uma lei 
compreende: iniciativa, apreciação, 
promulgação, sanção e publicação. 
IV- A lei começa a vigorar no Brasil 45 dias 
depois de oficialmente publicada, salvo 
disposição expressa em contrário. 
 
a) Apenas as assertivas II, III e IV estão 
corretas; 
b) Apenas estão corretas as assertivas I, III e 
IV; 
c) Estão corretas somente as assertivas II e III; 
d) Somente a alternativa II está correta. 
 
09. (URCA-2008) Analise as proposições e 
assinale a alternativa CORRETA: 
a) Para a Teoria Tridimensionalista do Direito, 
a norma jurídica divide-se em ato, fato e 
negócio jurídico. 
b) De acordo com a Teoria Tridimensionalista 
do Direito toda experiência jurídica 
pressupõe sempre uma realidade fático-
axiológico-normativa do direito. 
c) A fórmula tridimensionalista de Miguel 
Reale, denominada genérica ou abstrata, 
triparte o fenômeno jurídico em fato, valor e 
norma. 
d) Para Miguel Reale, os elementos ato, valor 
e norma se apresentam como uma unidade, 
havendo nos três fatores uma implicação 
dinâmica. 
 
 
10. (URCA-2008) Sobre a Hermenêutica do 
Direito, analise as proposições abaixo: 
I- Na analogia, amplia-se a significação das 
palavras até fazê-las coincidir com o 
espírito da lei. 
II- Hermenêutica e Interpretação não se 
confundem, enquanto a hermenêutica é 
teórica e visa a estabelecer princípios, a 
interpretação é de cunho prático, aplicando 
os ensinamentos da hermenêutica. 
III- Quanto ao resultado, diz-se ser a 
interpretação autêntica quando emana do 
próprio órgão competente para a edição do 
ato interpretado. 
IV- Com interpretação extensiva, o intérprete 
constata que o legislador não usou 
propriamente os termos e disse menos do 
que queria afirmar. 
 
 A alternativa CORRETA é: 
a) As proposições I, II e III estão corretas; 
b) As proposições II e III estão corretas; 
c) As proposições II e IV estão corretas. 
d) Todas as proposições estão corretas; 
 
11. (URCA-2008) Analise as sentenças 
abaixo a respeito do Direito e da Moral e 
assinale a alternativa correta: 
I- Direito e Moral consistem em sistemas 
absolutamente autônomos. 
II- Direito e Moral são instrumentos de ação 
social que não se excluem. 
III- Embora cientificamente distintos, o Direito 
é grandemente influenciado pela Moral. 
 
a) Há somente UMA proposição correta. 
b) Há DUAS proposições corretas. 
c) Há TRÊS proposições corretas. 
d) Nenhuma das proposições estão corretas. 
 
12. (URCA-2008) Quanto ao conceito de 
Código, é INCORRETO afirmar: 
a) O código é identificável
pela quantidade de 
normas que apresenta. 
b) O código deve ser um todo harmônico, em 
que as diferentes partes se complementam. 
c) Código é o conjunto orgânico e sistemático 
de normas jurídicas escritas e relativas a um 
amplo ramo do Direito. 
d) O código reúne, em um só texto, 
disposições relativas a uma ordem de 
interesse. 
 
Seleção Classificatória de Graduados e Transferidos 2009.1 – URCA PROVA DE DIREITO 2009.1 
Universidade Regional do Cariri – Campus IGUATU/URCA 
 
 
3 
 
13. (URCA-2008) Considere as afirmativas 
abaixo acerca da Relação Jurídica e 
escolha a única alternativa que as julga 
corretamente como verdadeiras (V) ou 
falsas (F): 
I- ( ) A sua compreensão é irrelevante para 
o conhecimento da Teoria Geral do Direito. 
II- ( ) É no quadro amplo das relações 
jurídicas que se apresentam os sujeitos do 
direito e se projetam direitos subjetivos e 
deveres jurídicos. 
III- ( ) A relação jurídica faz parte do elenco 
dos conceitos jurídicos fundamentais. 
IV- ( ) A relação jurídica constitui um foco 
de convergência de vários componentes do 
Direito. 
 
a) F-V-V-V 
b) V-F-V-V 
c) F-V-F-V 
d) F-F-V-V 
 
14. (URCA-2008) A respeito do Direito como 
fenômeno sociológico, analise as seguintes 
sentenças e marque a opção correta: 
I- O Direito se constitui como o único 
instrumento responsável pela organização e 
bom convívio social e tem por objetivo 
regulamentar todos os atos sociais. 
II- Somente os fatos sociais mais importantes 
para o convívio social devem ser 
disciplinados pelo Direito. 
III- As normas jurídicas são as células do 
Direito e compõem o processo de adaptação 
externa da sociedade, fixando limites ao 
comportamento e liberdade do homem. 
 
a) Apenas a sentença I está correta; 
b) As sentenças I e III estão corretas; 
c) Apenas a sentença II está correta; 
d) As sentenças I e II estão corretas. 
 
15. (URCA-2008) São fontes diretas e 
indiretas do Direito, na concepção da 
doutrina majoritária: 
a) Leis, costumes e analogia; 
b) Lei, eqüidade, costumes, doutrina e 
jurisprudência; 
c) Lei, eqüidade, costumes e doutrina. 
d) Lei, jurisprudência, costumes e doutrina. 
 
 
16. (URCA-2008) São elementos que 
compõem o Estado: 
a) Estado, governo e população; 
b) povo e governo; 
c) população, governo e território; 
d) população e território. 
 
17. (URCA-2008) Sobre os Direitos 
Subjetivos, é correto afirmar: 
a) A alienação e a renúncia são formas de 
extinção do direito subjetivo; 
b) A prescrição consiste na perda de um direito 
pelo decurso do tempo; 
c) Direito Subjetivo é o direito vigente 
institucionalizado pelo o Estado; 
d) Os direitos subjetivos relativos são aqueles 
que podem ser exigidos contra todos os 
membros da coletividade. 
 
18. (URCA-2008) Sobre a Técnica 
Jurídica, assinale a afirmativa que não 
discorre corretamente: 
a) O Preâmbulo é toda a parte preliminar às 
disposições normativas do ato, de conteúdo 
não normativo, concernente à interpretação 
do Direito. 
b) Presunção legal se dá quando a lei considera 
verdadeiro aquilo que é apenas provável. 
c) As correções a texto de lei já em vigor 
consideram-se lei nova. 
d) As Disposições Finais indicam o local e a 
data da assinatura, bem como os anos que 
são passados da Independência e da 
Proclamação da República. 
 
19. (URCA-2008) Sobre os Fatores do 
Direito, analise as proposições e 
assinale a alternativa CORRETA: 
I- Os fatores jurídicos estão divididos em 
dois grandes grupos: os naturais e os 
culturais. 
II- Os fatores jurídicos se apresentam 
sempre de modo idênticos, uniformes e 
determinados. 
III- Todos os fatores jurídicos atuam 
diretamente sobre o fenômeno social. 
IV- Fatores jurídicos são elementos que 
condicionam os fenômenos sociais e, 
conseqüentemente, induzem 
transformação no Direito. 
 
 
Seleção Classificatória de Graduados e Transferidos 2009.1 – URCA PROVA DE DIREITO 2009.1 
Universidade Regional do Cariri – Campus IGUATU/URCA 
 
 
4 
 
a) Apenas as alternativas I e II estão 
corretas. 
b) Apenas as alternativas I e IV estão 
corretas. 
c) Apenas as alternativas III e IV estão 
corretas. 
d) Todas as alternativas estão corretas. 
 
20. (URCA-2008) O Processo Legislativo 
Brasileiro compreende a elaboração de: 
a) Emendas, leis complementares, leis 
ordinárias, leis delegadas, medidas 
provisórias, decretos legislativos. 
b) Emendas, leis complementares, leis 
ordinárias, leis delegadas, decretos 
legislativos, medidas provisórias. 
c) Emendas, leis complementares, leis 
ordinárias, leis delegadas, medidas 
provisórias, decretos legislativos, 
resoluções. 
d) Emendas, leis complementares, leis 
ordinárias, medidas provisórias, decretos 
autônomos e resoluções. 
Casos Concretos - IED - Copia/Hermeneutica - Questoes.pdf
 
 
 
 
 
 
 
www.cers.com.br 
 
CARRERIAS JURÍDICAS 
Direito Constitucional – Módulo I 
Robério Nunes 
1 
Facebook: 
www.facebook.com/prof.roberionunes 
 
 
01 Questão (Defensoria Pública SE 
CESPE/UnB 2012) Com relação aos 
métodos de interpretação das normas 
constitucionais, assinale a opção correta. 
 
a) Segundo o método tópico-problemático, as 
normas constitucionais são fechadas e 
determinadas, sem nenhum viés fragmentário. 
b) Para cada caso concreto que envolva 
normas constitucionais, há um método de 
interpretação adequado que se revela o 
correto. 
c) De acordo com o método hermenêutico 
clássico, devem-se adotar os critérios 
tradicionais relacionados por Savigny como 
forma de se preservar o conteúdo da norma 
interpretada e evitar que ele se perca em 
considerações valorativas. 
d) Uma das características do método 
hermenêutico-concretizador é ignorar a pré-
compreensão do intérprete. 
e) Consoante o método científico-espiritual, a 
interpretação da Constituição restringe-se ao 
campo jurídico-formal, não sendo admitida 
qualquer perspectiva política ou sociológica de 
construção e preservação da unidade social. 
 
 
 
02. Questão (MP/MG 2007) No entendimento 
de doutrinadores, NÃO é considerado, 
dentre outros, como princípio e regra 
interpretativa das normas constitucionais: 
 
a) a unidade da constituição – interpretação de 
maneira a evitar contradições entre as normas 
constitucionais. 
b) o efeito integrador – primazia aos critérios 
favorecedores da integração política e social. 
c) a concordância prática ou a harmonização – 
coordenação e combinação dos bens jurídicos 
em conflito. 
d) a força normativa da constituição – adoção 
de interpretação que garanta maior eficácia e 
permanência às normas constitucionais. 
 
 
 
e) a adoção da contradição dos princípios – os 
preceitos exigem uma interpretação explícita, 
excluindo-se a implícita. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.cers.com.br 
 
CARRERIAS JURÍDICAS 
Direito Constitucional – Módulo I 
Robério Nunes 
2 
GABARITO 
 
 
01. C 
02. E – NÃO EXISTE 
 
 
Casos Concretos - IED - Copia/quest�es de IED (D. Civil).pdf
 
Avenida Paulista 326 Conjunto

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes