Buscar

Degradação oxidativa de lipídeos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

12o Estudo dirigido - Degradação oxidativa de lipídeos
O que é a β-oxidação? Onde ela ocorre? Qual é o molécula produzida pela β-oxidação? Qual é o destino da molécula produzida pela β-oxidação em vertebrados e em plantas?
E o mecanismo aonde ácidos graxos são convertidos em acetil-coA e liberam energia. O mecanismo ocorre principalmente na matriz mitocondrial das células animais, (existe também a β−oxidação nos peroxissomos e glioxissomos), molécula de acetil-CoA, pode ser completamente oxidado ate CO₂ por meio do ciclo do acido cítrico, no fígado o acetil-CoA poder ser convertido em corpos cetonicos, nos vegetais o acetil-coA serve principalmente como precursor biossintetico e apenas de forma secundaria como combustível.
Por que as plantas não utilizam primariamente o acetil-CoA como fonte de energia, como ocorre nos vertebrados?
As mitocôndrias das plantas não possuem as enzimas da b-oxidação.
Como ocorre a obtenção de ácidos graxos pelas células animais e pelas células vegetais?
 As células podem obter ácidos graxos de três fontes: gorduras ingeridas na alimentação; gorduras armazenadas nas células na forma de gotículas gordurosas; gorduras sintetizadas em um órgão para serem exportadas para outros. As plantas superiores mobilizam as gorduras armazenadas em suas sementes, durante o processo de germinação.
Como ocorre o processamento dos lipídeos presentes na dieta em vertebrados?
Para serem absorvidos, através da parede intestinal os triacilgliceróis ingeridos precisam ser convertidos de partículas gordurosas macroscópicas insolúveis em micelas microscópicas finalmente dispersas. Os sais biliares, como o ácidos taurocolico, são sintetizados no fígado a partir do colesterol, estocados na vesícula biliar e liberado no intestino delgado
Como ocorre a mobilização de triacilgliceróis estocados nos tecidos adiposos?
Os tracilglicerois em ácidos graxos e glicerol, são capturados pelas células dos tecidos-alvo, nos músculos são os ácidos graxos são para obtenção de energia no tecido adposo, eles são reesfriados e armazenados. Os triacilglicerois que entram no fígado por essa via podem ser oxidados para fornecer energia ou percursores para a síntese de corpos cetonicos, 
O que ocorre com o glicerol e com os ácidos graxos provenientes da degradação dos triacilgliceróis?
Os ácidos graxos podem ser oxidados para a produção de energia e são ativados e transportados para a mitocôndria. São reunidos e enviados para os músculos e tecidos adiposos. 
Apresente as estruturas químicas dos intermediários e as enzimas envolvidas na conversão de glicerol em gliceraldeído 3-P? Qual é o destino do gliceraldeído 3-P?
 GLICEROL 
 
Por que é necessário a ativação do C-1 dos ácidos graxos (conversão de ácidos graxos em acil-CoA graxo)?
Como ocorre a entrada dos ácidos graxos ativados na mitocôndria via acil-carnitina/transportador carnitina?
Depois de sua formação na superfície externa da membrana mitocondrial interna, a acil-carnitina move-se para interior da matriz por difusão facilitada por meio do transportador. Uma vez na matriz, o grupo acila e transferido para o CoA, liberando a carnitna para voltar ao espaço intramembranoso por meio do mesmo transportador. As enzimas aciltransferase I e II estão ligadas,respectivamente, as superfice externa e interna da membrana mitocondrial interna. A aciltransferase I e inibida por malonil-CoA o 1º intermediário na síntese dos ácidos graxos.
Quais são os estádios da oxidação dos ácidos graxos?
Apresente as estruturas químicas dos intermediários e as enzimas envolvidas nos quatro passos de um ciclo da β-oxidação de ácidos graxos saturados.
Por que os quatro passos da β-oxidação são repetidos várias vezes? Qual é a equação de cada ciclo (quatro passos)?
Para produzir acetil-CoA e ATP . 
O que ocorre com o acetil-CoA, NADH e FADH2 produzidos em cada ciclo?
O acetil-CoA pode ser oxidado a CO2 e H2O pelo ciclo de Krebs, NADH e FADH2 sede pares de elétrons ao O2 libera uma molécula de água por par de elétrons.
Qual é a produção total de ATPs durante a oxidação completa de uma molécula de palmitoil-CoA em CO2 e H2O? Apresente as enzimas que catalisam as reações envolvidas na produção de NADH e FADH2.
Por que a β-oxidação de ácidos graxos insaturados (monoinsaturados e poliinsaturados) requer enzimas adicionais?
 As duplas ligações do ácidos graxos encontrados nos triacilgliceróis e fosfolipídeos encontram-se na configuração cis e não podem sofrer a ação da enoil-CoA hidratase. 
Apresente as estruturas químicas dos intermediários e as enzimas envolvidas na β-oxidação de ácidos graxos monoinsaturados e poliinsaturados.
 
Quais são as diferenças entre a β-oxidação de ácidos graxos saturados e insaturados (monoinsaturados e poliinsaturados)?
A oxidação de ácidos graxos insaturados produz menor número de ATP que os correspondentes ácidos graxos saturados.
Apresente as estruturas químicas dos intermediários e as enzimas envolvidas na oxidação de propionil-CoA produzido pela β-oxidação de ácidos graxos que possuem número impar de carbonos. O que ocorre com a molécula de succinil-CoA formada?
Apresente um sumário de como os triacilgliceróis podem ser utilizados como fonte de glicose em sementes. Qual é o destino da glicose formada?
 
�PAGE �

Outros materiais