Buscar

Qualidade de vida de Idoso / Os 10 passos de uma alimentação saudável

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO
É possível envelhecer com qualidade de vida? 
Sim, é possível! E não precisamos nos esforçar muito para que isso aconteça. 
O principal fator determinante de um alto nível de qualidade de vida parece ser um convívio social positivo, próximo e estável. O lazer associado a atividades físicas e mentais estão diretamente relacionadas ao favorecimento da qualidade de vida. Além disso, o engajamento em atividades intelectuais é apontado como fator de prevenção contra declínios cognitivos da idade.
O processo de envelhecimento faz parte do ciclo natural da vida, sendo influenciado tanto pelo estilo de vida quanto por fatores genéticos. Uma alimentação saudável e a prática regular de atividades físicas, por exemplo, são medidas importantes para auxiliar um envelhecimento ativo.
Todos podem envelhecer com qualidade, a receita é simples: cultive seus amigos e familiares, tenha uma alimentação equilibrada faça atividade física regularmente, cuide da sua saúde, estimule sua memória e preze sempre por sua felicidade!
Para envelhecer com saúde e qualidade de vida, como também em todas as fases da vida, a alimentação deve ser variada e equilibrada, referenciada pela cultura alimentar, harmônica em quantidade e qualidade, naturalmente colorida e segura do ponto de vista da higiene. 
Alimentação
A alimentação desregrada, rica em gorduras, sal e açúcares, pobre em verduras, legumes e frutas, pode causar muitos problemas de saúde, entre eles a obesidade, anemia, diabetes, hipertensão, entre outros.
Sedentarismo 
A falta de movimento e atividade física é fator de risco para obesidade, diabetes, dores reumáticas e doenças cardíacas.
Postura inadequada
Doenças osteoarticulares agravam-se na velhice, principalmente por vícios de postura adquiridos ao longo da vida.
Uso indiscriminado de medicamentos
Tomar remédios sem orientação médica, não respeitar a dose prescrita pelo médico ou interromper a medicação antes do tempo recomendado são fatores de risco para a saúde.
Dentes
O tempo passa, mas o cuidado com a saúde bucal fica pra toda vida. Muita gente ainda cultiva a falsa ideia de que quando ficar idoso perderá os dentes, como se isso fosse um processo natural. Mas, a história não é bem assim. É possível ter um sorriso saudável ao praticar uma boa higiene bucal, com escovação e fio dental diariamente e com a redução do consumo do açúcar.
Os 10 passos para uma alimentação saudável para a pessoa idosa.
 
1. Faça, pelo menos, 3 refeições ao longo do dia (café da manhã, almoço e jantar) e pequenos lanches nos intervalos.
2. Inclua diariamente nas refeições alimentos do grupo dos cereais, dando preferência aos produtos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.
3. Coma diariamente legumes e verduras como parte das refeições e frutas nas sobremesas e lanches.
4. Consuma leite e derivados diariamente, evitando queijos gordurosos e manteiga.
4. Coma Feijão com arroz no almoço ou jantar
5. Lembre-se de incluir carnes, aves, peixes ou ovos e leite e derivados, em pelo menos uma refeição durante o dia. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis. 
6. Use quantidades limitadas de óleos, gorduras, açucares e sal no preparo dos alimentos.
7. Beba água mesmo sem sentir sede, de preferência no intervalo das refeições.
8. Evite bebidas açucaradas (refrigerantes, sucos e chás industrializados), bolos e biscoitos recheados, doces, e outras guloseimas como regra da alimentação.
9. Fique atento à lista de ingredientes contida nos rótulos dos alimentos processados e ultra processados. 
10. Sempre que possível coma em companhia.
“Não sei… se a vida é curta ou longa demais pra nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas. Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove. E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura…enquanto durar….”   (Cora Coralina)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais