Buscar

ANTROPOLOGIA 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A discussão sobre cultura brasileira tem sido um debate perseguido por intelectuais e antropólogos há mais de um século. Cultura, popular e erudita, aparece como sendo parte de um mesmo processo em que a cultura é entendida como expressão da vivência humana, do lugar ocupado dentro do modo de produção social. Nesse sentido, a construção da ideia de cultura erudita possui qual origem?
		
	e.
Ela nasce como manifestação da classe dominante, de uma elite econômica e política que tem acesso ao mundo das letras, das artes, dos livros.
Pergunta 2
	
	
	
	A partir da perspectiva de Adorno, um dos teóricos da Escola de Frankfurt, qual o objetivo da indústria cultural?
	
	
	
	
		
	e.
Seduzir as massas para consumir as mercadorias culturais, com o objetivo de fazê-las esquecer a exploração que sofrem no processo de produção, levando a massa à imobilização.
	
	
	
	Pergunta 3
	
	
	Estudos da Escola de Frankfurt sistematizaram o que chamamos de cultura de massa. Para grande parte desses teóricos, havia uma clara intencionalidade em produzir esse tipo de cultura para a grande maioria da população. Assinale a alternativa que melhor explique essa intencionalidade:
	
	
	
	
		
	c.
A cultura de massa objetiva a alienação da grande massa da população, levando à imobilização, a não reação da exploração capitalista.
	
	
	
Pergunta 4
	
	
	
	O que significa “indústria cultural”?
	
	
	
	
		
	c.
Trata-se de um conceito construído pelos teóricos da Escola de Frankfurt que revela a transformação da cultura em mercadoria, provocando um esvaziamento de conteúdo dela, em detrimento de uma determinada e hegemônica visão social de mundo.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Pergunta 5
	
	
	
	Quais as preocupações iniciais da classe dominante que explicam a necessidade em estudar e conceituar a cultura popular?  Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		
	b.
Representa uma tentativa de classificar a forma de pensamento e ação dos mais pobres da sociedade, buscando a lógica interna, a sua dinâmica e as consequências políticas dessa forma de pensar e ser.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Pergunta 6
	
	
	
	Qual a relação entre cultura e poder?
	
	
	
	
		
	e.
Não é possível debater sobre cultura ignorando as relações de poder que há na e entre as sociedades.
	
	
	
Pergunta 7
	
	
	
	Segundo Marshall McLuhan, os meios de comunicação de massa possuem um importante papel da sociedade contemporânea, qual seria?
	
	
	
	
		
	e.
Uma forma de aproximar os homens, diminuindo a distância territorial e social entre os seres humanos, levando à democracia, contrário a Adorno.
	
	
	
Pergunta 8
	
	Segundo Peter Burke, o interesse pela cultura popular e pelos estudos dela ocorreu em um momento específico. Assinale a alternativa que melhor define esse momento:
	
	
	
	
		
	e.
A busca pela cultura popular significava oposição à dominação estrangeira e fundamentação ao nacionalismo.
 
	
	
	
Pergunta 9
	
	Segundo o antropólogo Antônio Arantes, como é possível entender a relação entre cultura popular e folclore?
	
	
	
	
		
	e.
Dois termos servem para as mesmas realidades, porém o folclore tem um sentido mais conservador, enquanto a cultura popular é mais progressista.
 
	
	
	
Pergunta 10
	
	
	
	Sobre o carnaval, uma das maiores manifestações culturais brasileiras, é possível afirmar:
	
	
	
	
		
	
	
		c.
Trata-se de uma clara manifestação da cultura brasileira, tradicional e que já sofreu modificações diante das necessidades impostas pela sociedade moderna.
	
	d.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes