Buscar

Educação Max Weber

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Weber- características da democracia
A autoridade permanente é publica, e é o governo que executa as medidas mais importantes através de pessoas de sua confiança, as hierarquias são organizadas monocráticamente. 
É separado o público do privado: a residência do comércio, os bens pessoais e da empresa, pose- se apontar que tudo já existia na idade média. 
A ocupação de um cargo é uma profissão, e exige treinamento, exame médico. 
Um funcionário público desfruta de uma posição diferente, sua posição social é assegurada por normas que se refere a hierarquia ocupada. 
Para Weber “O tipo puro de funcionário é nomeado por uma autoridade superior. Uma autoridade eleita pelos governados não é uma figura exclusivamente burocrática”. 
Um funcionário eleito por meio de eleições entre os governantes tem sua subordinação hierárquica modificada. “O funcionário eleito não deve sua posição a uma influência “de cima”, mas “de baixo”, ou pelo menos não a deve a uma autoridade superior da hierarquia oficial, e sim aos poderosos chefes políticos que também determinam o prosseguimento de sua carreira”. 
“o funcionário que não é eleito, e sim nomeado, é provável que os aspectos funcionais e as qualidades determinem sua seleção e sua carreira”. 
Um funcionário publico têm posição vitalícia, ao contrario de outro funcionário que pode ser mandado embora a qualquer momento. 
Na Alemanha o oficial militar ou funcionário administrativo podem ser afastados a qualquer momento, mas o juiz independente tem seu cargo a sua disposição sem perde-lo por problemas. 
O salário não é medido como uma remuneração pelo tanto de trabalho que foi feito, mas pela hierarquia pelo tipo de função. A recompensa do salário e o reconhecimento na vida social fazem do cargo público algo almejado, desejado pelo povo. Também quando conseguem o cargo almejam por um outro superior, com mais regalias e melhor salário. 
A economia monetária é um pressuposto da burocracia. 
“Segundo a experiência histórica, sem uma economia monetária a estrutura burocrática dificilmente evita as mudanças internas substanciais, ou, na verdade, a transformação em outro tipo de estrutura. A conscessão aos funcionários de uma renda fixa in natura, tirada dos armazéns do senhor ou de sua renda corrente, significa um primeiro p0asso no sentido da apropriação corre3nte, significa um primeiro passo no sentido da apropriação das fontes de atribulação e sua exploração como propriedade privada”. 
Existia algumas flutuações nos salários da China e do Egito durante milhares de anos. Os funcionários podem completar seus salário com tributos ou empréstimos até o nível de sua pretensão salarial. Mas isso traz resultados insatisfatórios para o senhor. 
“Outro processo é a fixação do salário do funcionário, que ocorreu com frequência no inicio da história do funcionalismo alemão, e em grande escala na administração de todas as satrapias orientais: o funcionário entrega uma soma estipulada e conserva o excedente”. p.239.
A forma de cobrar impostos pode mudar muito de acordo com o senhor. Mas temos que cuidar da organização burocrática. “Toda forma de atribuição de usufrutos, tributos e serviços devidos ao senhor pessoalmente, ou ao funcionário para a exploração pessoal, significa sempre uma derrota do tipo puro de organização burocrática”. P.241. 
“Os funcionários egípcios eram escravos do faraó, se não legalmente, pelo menos de fato. Os latifundiários romanos gostavam de dar aos escravos a administração direta dos assuntos monetários, porque tinham a possibilidade de submetê-los a torturas. Na China, buscaram-se resultados semelhantes com o uso pródigo do bambu como instrumento disciplinar”. P.242
A disciplina leva em conta a honra dos funcionários Tb, então o aparato burocrático acaba sendo mais eficaz que uma escravidão. 
 O Império Chinês se desintegrou quando passou pela falta de funcionários. O Império Romano se desintegrou pela forma com que os impostos foram distribuídos, e quem o fez foi o Estado Burocrático, favorecendo a economia natural. 
Tanto o Império Romano e o Império mundial britânico se baseiam em fundamentos burocráticos e a Inglaterra impôs uma organização com base na hierarquia feudal. Os EUA também não estão totalmente burocratizados. 
No Egito: “a tendência burocrática foi principalmente influenciada pelas necessidades oriundas da criação de exército permanente, determinada pela política de poder e pelo desenvolvimento das finanças públicas ligadas ao estabelecimento militar”. 
A Burocracia têm seu sucesso pela sua superioridade técnica sobre qualquer outro tipo de organização. A forma super racional de leis contrapõe a tradições sagradas. 
“Ainda hoje na Inglaterra, como Mendelssohn demonstrou, um amplo substrato da justiça é, na realidade, do tipo da justiça do Cadi, em proporções dificilmente concebíveis no continente europeu. A justiça dos Júris alemães, que prescinde das razões para o veredicto, frequentemente funciona na prática da mesma forma que a justiça inglesa. Em geral, temos de precaver-nos contra a crenças de que os princípios “democráticos” de justiça são idênticos à adjudicação racional (no sentido da racionalidade formal)”. 
As massas acabam não possuindo a igualdade perante a lei formal. A justiça deve ser igual e não privilegiar ninguém, não pode ser algo informal.

Outros materiais