Buscar

Discursiva Ética e Inclusiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Leio o trecho a seguir:
“Um aluno que troca fonemas na fala ou letras na escrita necessita de estratégias que lhe permitam perceber a diferença sonora e gráfica das unidades para superar essa dificuldade; uma criança cega desde o nascimento necessitará aprender um conteúdo diferente das demais para que possa aprender a ler e a escrever a escrita braile, mas isso requer material próprio e apoio especializado; um aluno com deficiência física necessita de cadeira de rodas ou muletas para locomover-se; uma criança que perde seus pais tragicamente em um acidente pode ter problemas emocionais, os quais interferem momentaneamente em sua aprendizagem, necessitando uma atenção individualizada e assim por diante”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: Ibpex, 2011. p. 138.
Utilizando partes do trecho acima e com base nos conceitos apresentados no livro-base Fundamentos para Educação Especial, diferencie uma necessidade especial educativa permanente de uma temporária.
Nota: 20.0
	Necessidades especiais educacionais temporárias: supridas em determinado período de tempo. Um aluno que troca fonemas na fala ou nas letras da escrita necessita de estratégias que lhe permitam perceber a diferença sonora e gráfica das unidades para superar essa dificuldade; uma criança que perde seus pais tragicamente em um acidente pode ter problemas emocionais (p. 139).
Necessidades especiais educacionais permanente: acompanha o aluno em toda sua vida inclusive no contexto escolar (p. 139).
Uma criança cega desde o nascimento necessitará aprender um conteúdo diferente das demais para que possa aprender a ler e a escrever a escrita braile, mas isso requer material próprio e apoio especializado; um aluno com deficiência física necessita de cadeira de rodas ou muletas para locomover-se.
Resposta: Podemos citar como uma necessidade educativa temporária aquele aluno que necessita de ajuda para superar a perda dos pais por exemplo, assim com auxilio pedagógico em atividades coletivas com os outros alunos, ele estará recebendo ajuda não só do pedagogo, mas de todos seus colegas. Agora uma necessidade pedagogia permanente citada no texto é no que diz respeito aquela criança cega desde o nascimento. 
Questão 2/5
Leia o excerto a seguir
“Eu teria procurado um país no qual o direito de legislação fosse comum a todos os cidadãos; porque, quem melhor do que eles pode saber sob que condições lhes convém viver juntos em uma mesma sociedade?”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROUSSEAU, J. Discurso sobre a Origem da desigualdade. São Paulo, Cenatur Edições, 2013. p. 17.
As Leis e a Moral surgiram da necessidade de organizar a vida em sociedade. De acordo com o livro-base Ética empresarial na prática e o excerto acima, responda à seguinte questão: como podemos diferenciar a Lei e a Moral?
Nota: 20.0
	espera-se que o aluno saiba discorrer sobre as diferenças entre lei e moral, destacando que ambas são instrumentos de justiça, ambas se originam das necessidades humanas, ambas são históricas, sociais e questionáveis, ambas dependem de instituições que as preservem. Todavia, mesmo tendo várias semelhanças, eles são diferentes no que tange as ideias de que a moral é um instrumento informal de justiça, enquanto que a lei é um instrumento formal, escrita e promulgada; a moral possui variações dentro de um grupo, já a lei possui um sistema jurídico único aplicável a todos do grupo; a moral quando rejeitada provoca rejeição do grupo, já a lei quando rejeitada gera punição; a moral é indicada como boa e/ou má, a lei é imposta como obrigatória (p. 47-48).
Resposta: Acredito que a Lei se relaciona a algo que tenhamos que seguir, que nos é imposto, visto que, se não as respeitarmos sofreremos punições. Moral é individual, cada pessoa tem uma conduta moral própria. 
Questão 3/5
Leia o trecho a seguir:
“Pois a norma nos diz como devemos agir. E se devemos agir de tal modo, é porque (ao menos teoricamente) também podemos não agir deste modo. Isto é: se devemos obedecer, é porque podemos desobedecer, somos capazes de desobedecer à norma ou ao preceito. Também não tem sentido falar de responsabilidade, palavra que deriva de resposta, se o condicionamento ou o determinismo é tão completo que a resposta aparece como mecânica ou automática”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALLS, A. L. M. O que é Ética. Brasília: Editora Brasiliense, 1994. p. 48-49.
Conforme o livro-base Ética empresarial na prática, explique o que nos leva a agir moralmente.
Nota: 20.0
	A norma moral nos diz como agir, mas podemos escolher não agir de determinada forma. O que nos leva a agir moralmente é a nossa apropriação dos valores sociais sobre o que é certo e errado, que acaba sendo incorporado e interpretado pela razão e servem de bússola para a tomada de decisões éticas. (ALENCASTRO, p. 51).
Resposta: Acredito que a ideia do que é certo e errado. Ou seja, aprendemos que roubar é errado, e se cometido causará punição. Então temos isso interiorizado em nossa mente, logo não cometeremos o roubo , primeiro por que sabemos que é uma má ação, uma coisa ruim, e nos trará consequências negativas. 
Questão 4/5
Leia o depoimento de uma professora sobre sua experiência no processo de inclusão de alunos com deficiência:
“Eu olho assim e digo: meu Deus do céu eu vou conseguir? Vou desistir. Eu não vou querer entrar mais nesse barco furado não. Cadê a ajuda? Cadê o direcionamento? [...]. Assim é tá indo muito bem, mas foi muito difícil. Eu esperei que chegasse alguém pra me orientar. Eu tava a deriva. Aí eu disse: eu não vou ficar esperando não. Ai apareceu um curso de extensão em educação especial, ai eu fui fazer”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.fundaj.gov.br/geral/educacao_foco/inclusaoednealaeda.pdf>. Acesso em: 03 ago. 2016.
A autora do livro-base Fundamentos para Educação Especial também aponta quatro dificuldades enfrentadas pelos professores no processo de inclusão. Quais são elas?
Nota: 10.0
	Despreparo dos professores para se relacionar e ensinar alunos com deficiência. Desconhecimento de conteúdos e metodologias de ensino específicas.
Insegurança no estabelecimento de interações cotidianas mais elementares: aproximação, comunicação.
Ausência ou inexistência de critérios para avaliar o aproveitamento escolar desses alunos (p. 196).
Resposta: Eu sinceramente não lembro com exatidão dos conceitos, mas lembro de ter lido sim , acredito que pelo menos uma delas se relaciona com o despreparo que muitos professores tem em aceitar as normas impostas e o de saber lidar com esse alunado. 
Questão 5/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
Na escola Pedro Macedo acontecerá uma reunião para os pais que matriculam seus filhos no Ensino Fundamental. O principal objetivo dos atores educativos é apresentar as regras de funcionamento e relacionamento entre familiares-alunos e funcionários. Haverá um momento de apresentação e esclarecimento sobre a importância do processo de ensino-aprendizagem dos alunos, como, também, a discussão sobre a responsabilidade e comprometimento com o processo de inclusão escolar. Para isto, a escola disponibiliza para todos os alunos (de forma permanente ou temporária) o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Para exemplificar, foram mostrados aos pais os recursos de acessibilidade disponíveis. Foram apresentados estes dois:
 Após esta avaliação, caso queira ver as imagens integralmente, elas estão disponíveis em: <http://agencia.fapesp.br/leitura_facilitada_/10696/>; <http://www.projetoacesso.org.br/site/index.php/deficiencia-visual-conceituacao/braille>. Acesso em: 03 ago. 2016.
Tendo como base o livro Fundamentos para Educação Especial, explique quais ações docentes são indicadas para nortear a planificação e consecução de objetivose finalidades da educação escolar no atendimento especializado, como forma de garantir o acesso à base nacional curricular, especificamente, para o grupo-alvo que fará uso dos recursos apresentados acima.
Nota: 6.0
	: “Alunos com deficiência visual: o atendimento especializado visa à estimulação e ao desenvolvimento do sentidos remanescentes, o acesso à aprendizagem do sistema Braille para a leitura e escrita, o manuseio de recursos e equipamento específicos, como é o caso do soroban para cálculo, além de aprender a conhecer e explorar o espaço físico com vistas a sua locomoção independente; no caso específico de alunos com baixa visão, estimulação de residuais visuais no processo de aprendizagem, mediante a ampliação de materiais, a organização do ambiente escolar e o auxílio de recursos ópticos, que têm a função de corrigir ou melhorar a focalização por ampliação, conferindo mais nitidez à imagem de forma a facilitar o processo de ensino-aprendizagem” (p. 182).
Resposta: Um currículo escolar para todos, sem diferenciação. Adequação de objetos e materias ópticos, Implementação do sistema braille. Adoção da linguagem de sinais como língua materna.

Outros materiais