Buscar

Direito do Trabalho apresentação inicial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TEORIA GERAL DE DIREITO DO TRABALHO
DISCENTES:
1
CONCEITOS DO DIREITO DO TRABALHO
O Direito do trabalho pode ser conceituado como ramo da ciência jurídica dotado de um conjunto de princípios,regras e institutos jurídicos que disciplinam a relação de emprego e algumas relações de trabalho semelhantes.
2
FINALIDADES
A finalidade do direito do trabalho è estabelecer normas protetivas para o empregado com o escopo da promoção de condições dignas de labor. Assim o grande o objetivo do Direito Laboral é melhoria da condição social do trabalhador. Esse ideário encontra respaldo constitucional no princípio da dignidade da pessoa humana plasmado no art. 5°,III CF
 NATUREZA JURÍDICA
Assim,a natureza jurīdica é composta de 2 ídeais: 
A) definição: é a busca da essência; 
B) classificação: é o posicionamento comparativo. 
Portanto,a natureza jurídica de um ramo do Direito ou instituto jurídico significa a respectiva busca da essência e o seu posicionamento comparativo em relação aos objetos correlatos.
Com efeito, embora haja grande controvérsia doutrinária e jurisprudencial, prevalece o entendimento de que o Direito do Trabalho é um ramo do Direito Privado. 
São fundamentos dessa classificação: 
- A origem do Direito do Trabalho é o Direito Civil, grande ramo do Direito Privado; 
- As partes têm liberdade para estipular as condições de trabalho, consubstanciando o princípio da autonomia da vontade privada, respeitados os direitos trabalhistas mínimos impostos pelo Estado. 
 FONTES DO DIREITO DO TRABALHO
Fontes significam origem, o nascedouro o princípio. Assim, fontes do Direito, em sua acepção metafórica, representam a origem da norma jurídicas, a forma pelo qual o direito se manifesta.
Segundo a doutrina, as fontes do Direito do Trabalho são classificadas como:
1.Fontes materiais
2.-Fontes formais 
2.1-Fontes formais autônomas;
2.2-Fontes formais heterônomas; e
2.3-Fontes nacionais e Internacionais
1 - FONTES MATERIAIS
As Fontes Materiais representa o momento que antecede a materialização da norma, ou seja, o momento que inspira o legislador na elaboração da norma. Dessa forma, as fontes materiais do Direito do Trabalho são os fatores econômicos sociais, políticos, históricos, culturais, filosóficos etc. que motivam a construção da norma jurídica. 
Exemplo: Greve (pressão exercida pelos trabalhadores em face do Estado Capitalista e dos empregadores).
2. - FONTES FORMAIS
As Fontes Formais representam o momento eminentemente jurídico, ou seja, a norma já materializada, a regra já construída, a norma jurídica em si.
Sobre as fontes formais, temos 2 teorias que prevalecem, tomando- se por base os centros de positivação das normas:
-TEORIA MONISTA:Aduz que as fontes formais do Direito do Trabalho apresentam apenas um único centro de positivação de normas, qual seja, o Estado. Explicando melhor, todas as regras jurídicas de Direito do Trabalho são originadas pela manifestação do Estado. Trata-se de posição minoritária;
-TEORIA PLURALISTA: Estabelece que as fontes formais do Direito do Trabalho apresentam vários centros de positivação de normas. O estado continua sendo o principal centro de positivação de regras jurídicas laborais, mas existem outros centros de positivação oriundos do própria sociedade. É a posição majoritária.
2.1- FONTES FORMAIS AUTONÔMAS
As Fontes Formais Autônomas são aquelas elaboradas são aquelas elaboradas com participação imediatas dos destinatários principais das regras jurídicas, sem a intervenção do Estado.
EXEMPLOS: Acordo coletivo do trabalho, convenção coletiva do trabalho e costume.
2.2 FONTES FORMAIS HETERÔNOMAS
As fontes formais heterônomas são aquelas elaboradas por um terceiro, em geral, sem a participação imediata dos destinatários principais das regras jurídicas.
EXEMPLOS: Constituição Federal, normas do art 59. da Lei Maior ( emendas constitucionais, leis complementares, leis ordinárias, leis delegadas, medidas provisórias, decretos legislativos e resoluções), súmulas vinculantes etc. 
2.3 FONTES NACIONAIS E INTERNACIONAIS.
A) FONTES NACIONAIS
São aquelas oriundas do ordenamento jurídico interno.
EXEMPLO: acordo coletivo de trabalho, convenção coletiva de trabalho, costume, Constituição Federal, normas do art. 59 da Lei Maior (Emendas constitucionais, lei complementares, leis ordinárias, lei delegadas, medidas provisórias, decretos legislativos e resoluções), súmulas vinculantes etc.
B) FONTES INTERNACIONAIS
São aquelas oriundas do ordenamento jurídico internacional.
EXEMPLOS: Tratados e Convenções Internacionais, como as convenções da OIT.
3- Relações do Direito do Trabalho com os demais ramos do direito
O estudo do Direito ocorre de forma fragmentada, tal separação não existe. "O Direito é único e não comporta fragmentações, seus ramos apesar de autônomos são interdependentes e coexistem em harmonia.“
Um bom exemplo é a relação de interdependência existente entre o Direito do Trabalho e o Direito Constitucional. Ora, não se deve olvidar que a maioria dos princípios do direito do trabalho estão contidos na Constituição Federal.
Na realidade, difícil mesmo seria apontar um ramo do Direito que não apresentasse esta relação de interdependência.
13
 3.1 - Direito Constitucional
Conforme já ressaltado, o Direito Constitucional representa a "base" de todos os ramos do Direito, sendo que, em se tratando do Direito do Trabalho, os artigos 7 a 11 da Constituição Federal trazem, de um modo geral, a maioria dos direitos dos trabalhadores.
Somente para se ter uma ideia, cumpre ressaltar o seguinte:
No artigo 7º da Constituição Federal estão elencados os principais direitos dos trabalhadores, estabelecidos em 34 incisos.
Já no artigo 8º da Constituição Federal foram estabelecidos os direitos relacionados a organização sindical.
14
 
Por sua vez, no artigo 9º da Constituição Federal foram tratadas as questões referentes aos direito a greve:
Art. 9º - É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender.
§ 1º - A lei definirá os serviços ou atividades essenciais e disporá sobre o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade.
§ 2º - Os abusos cometidos sujeitam os responsáveis às penas da lei
Não tão importante como os artigos anteriores, os artigos 10 e 11 da Constituição Federal definiram a participação de trabalhadores em órgãos públicos que tratam de questões de seus interesses e, ainda, da participação de empregados nas empresas.
Art. 10 - É assegurada a participação dos trabalhadores e empregadores nos colegiados dos órgãos públicos em que seus interesses profissionais ou previdenciários sejam objeto de discussão e deliberação.
Art. 11 - Nas empresas de mais de duzentos empregados, é assegurada a eleição de um representante destes com a finalidade exclusiva de promover-lhes o entendimento direto com os empregadores.
15
3.2 - Direito Civil
O Direito Civil é da mesma forma.
Não se deve olvidar que o contrato de Trabalho teve como origem o Direito Civil na locação de serviços (locatio operarum). Além do mais, o Direito do Trabalho, por expressa determinação legal (artigo 8º da CLT), sempre irá utilizar o Direito Civil de forma subsidiária.
Desta forma, as normas do Direito civil são fontes integrativas das lacunas do Direito do trabalho.
16
3.3- Direito internacional
O Direito do Trabalho relaciona-se com o Direito Internacional, que neste caso, será o Direito Internacional Público, representado pelas convenções e recomendações da OIT, por exemplo, ou mesmo pela Declaração Universal dos Direitos do Homem (1948)
17
3.4 - Direito Tributário
O Direito Tributário apresenta várias relações com o Direito do Trabalho, sobretudo no que concerne a regulamentação de fatos gerados de impostos e contribuições trabalhistas, tais como o Imposto de Renda e a contribuição previdenciária do INSS.
Também quanto ao
FGTS e o PIS-Pasep nota-se relação direta do Direito Trabalho com as normas do Direito Tributário
18
3.5 - Direito Previdenciário
O Direito Previdenciário também apresenta relação com o direito do Trabalho, sobretudo quanto às questões de acidente de trabalho, afastamento por auxílio doença e aposentadorias.
Também cumpre ressaltar a questão da proteção da maternidade, o salário família e o amparo à infância e adolescência
19
3.6 - Direito Penal
A prática de um delito pode ter relação direta com o direito do trabalho, inclusive determinado a demissão do empregado por justa causa.
O próprio Código Penal regulamenta diversos crimes resultantes da relação do trabalho, tais como os crimes contra a organização do trabalho e a frustração de Direitos trabalhistas.
Ressalte-se ainda que a lei 9029/95 estabelece normas penas para a discriminação dos trabalhadores
20
3.7 - Direito empresarial
A relação do Direito do Trabalho com o Direito empresarial é incontestável, sobretudo no que concerne aos artigos 10 e 448 da CLT, que estabelecem que a mudança na estrutura jurídica ou na propriedade da empresa não irá influir nos Direitos Trabalhistas dos empregados.
Também na falência, o Direito empresarial apresenta relação direta com o Direito do Trabalho, na medida em que estabelece regras para o recebimento dos direitos trabalhistas
21
3.8– Direito administrativo
 Quando a Administração pública contrata trabalhadores, sob o regime estatutário, estamos diante de uma relação de trabalho.
As próprias normas de segurança, medicina e fiscalização do trabalho são consideradas como normas de índole de Direito Administrativo.
22
1.10 - Conclusão
23

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais