Buscar

Estudos Dirigidos FAG

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Dinâmica
1) O que são alvos fármacológicos?
Os fármacos precisa interagir (exercer alguma influencia química) sobre um ou mais constituintes das células para promover uma resposta farmacológica. São: Tubulina, Imunofilinas, Enzimas, DNA, Moleculas transportadoras, Receptores e Canais iônicos.
Para que os efeitos farmacológicos ocorram, em geral é preciso que haja uma distribuição não uniforme das moléculas do fármaco dentro do organismo ou tecido. Isto é, as moléculas de um fármaco precisam se “conectar” aos constituintes específicos de células ou tecidos para produzir um efeito.
2) Como uma enzima pode ser um alvo farmacológico? Disserte sobre cada um.
Podem atuar ativando ou inibindo enzimas. Um exemplo desta ação é a interação de anticolinesterásicos com a enzima acetilcolinesterase (enzima que degrada a acetilcolina em colina + acetato), resultando em inativação reversível ou irreversível da enzima, e o consequente aumento da concentração da acetilcolina. Exemplos de fármacos que bloqueiam de forma reversível são a neostigmina e a piridostigmina, e os anticolinesterásicos irreversíveis são representados pelos organofosforados.
 3) O que são receptores ionotrópicos? De exemplo de um receptor ionotrópico e explique as conseqüências celulares e/ou moleculares da ativação/bloqueio deste dado receptor.
Canais Iônicos Controlados por Ligantes (Ionotrópicos): São proteínas da membrana que incorporam um sítio de ligação ao ligante (receptor), geralmente no domínio extracelular. Tipicamente, estes são os receptores nos quais os neurotransmissores rápidos agem. (Ex: receptor nicotínico da acetilcolina).
4) Explique DETALHADAMENTE as conseqüências celulares e moleculares da ativação dos seguintes receptores acoplados à diferentes proteinas G (aproveite e dê um exemplo de cada):
a) Gs - estimulatória, responsável pela ativação da adenilato ciclase, enzima catalisadora da reação de conversão do ATP em cAMP. Após a formação do complexo ligante/receptor, a subunidade α, antes ligada a GDP é induzida a se ligar a GTP e enfim tornar-se ativa. Após sua ativação, esta desliga-se das subunidades (β) e (γ) afim de deslocar-se pela membrana plasmática e enfim realizar a ativação da enzima adenilato ciclase, gerando o aumento substancial do cAMP. A proteína Gs pode ser estudada pela superativação gerada por infecção pela bactéria da cólera. Esta provoca a diarreia por meio do grande influxo de íons cloreto e água.
b) Gi - inibe a atividade da enzima Adenilato Ciclase. Essa forma da proteína G, associada à diminuição da resposta celular, é a responsável pelos efeitos inibitórios de receptores na via adenilato ciclase. estão associados, na fase citosólica, à uma proteína Gi, em precursores eritróides e, também, em células não hematopoéticas. Nos eritróides a proteína Gi regula o influxo de Ca2+.
c) Gq - responsável pela ativação da enzima fosfolipase C, que similarmente à adenilato ciclase (AMPc), participa da formação de segundos mensageiros. Após ser ativada ela é responsável por degradar o fosfatidil inositol 4,5 bifosfato (PIP2), que está presente na membrana, em 1,4,5 trifosfato de inositol e (DAG). Ambos serão os segundos mensageiros envolvidos nas respostas fisiológicas mediadas pela proteína Gq.
d) Gk - responsável pela regulação dos canais de potássio dependentes do ATP por estimulação da proteína cinase A. No processo de contração muscular, a ativação das proteínas G aumenta os níveis de AMPc nas células musculares lisas através da ativação da enzima adenil ciclase, causando hiperpolarização da membrana celular. O aumento dos níveis de AMPc causa estimulação da proteína cinase A que ativa os canais de K+ dependentes do ATP.
e) Go – regula canais de calcio.
4.1- Quando a ativação de um receptor acoplado a uma proteina G termina?
Proteína G intermedeia o processo de sinalização que é iniciado com a ativação do respectivo GPCR e termina com a resposta mediada pela ação de moléculas efetoras que incluem canais iônicos e enzimas que geram segundos mensageiros, como, por exemplo, a adenililciclase, a enzima que gera o segundo mensageiro AMP cíclico.
4.2 - Qual a conseqüência celular da ligação irreversível de um fármaco ao seu receptor?
5) O resultado da ativação das diferentes classes de receptores é temporalmente distinta. Enumere as classes de receptores (de 1 a 4) em ordem crescente do tempo necessário para a ação e descreva quais os fatores que influenciam nesta diferença.
(3) Receptores acoplados a tirosina cinase
(2) Receptores Metabotrópicos
(4) Receptores nucleares
(1) receptores ionotrópicos
Correlacione o receptor citado anteriormente com um ou mais exemplos:
(1) receptor nícotinico da Ach (2) receptor muscarinico da Ach
(2) receptor beta adrenergico (4) receptor para corticoides
(3) receptor para a insulina ( ) receptor gabaA
( ) receptor NMDA do glutamato (3) receptor de fatores de crescimento
(4) receptor para anticoncepcionais
6) Defina: Afinidade; Eficácia. Descreva duas maneiras de analisar se o fármaco A é mais potente que o fármaco B.
Eficácia: capacidade da droga promover um efeito próprio, através da ativação de um receptor especifico.
Afinidade: afinidade de um medicamento são determinadas pela sua estrutura química.
A velocidade de uma reação química é proporcional ao produto das concentrações de reagentes. O efeito de uma droga é proporcional ao número de receptores ocupados pela droga. A ocupação dos receptores é proporcional à concentração da droga.
7) O que é índice terapêutico?
 uma comparação entre a quantidade de um agente terapêutico necessária para causar um efeito terapêutico e a quantidade que causa efeitos tóxicos. Quantitativamente, é a proporção dada entre a dose tóxica dividida pela dose terapêutica. 
8) Defina antagonismo:
a) Químico: Duas substâncias se combinam e o efeito do fármaco ativo é perdido. 
Dimercaprol – quelante – metal pesado – toxicidade.
b) Fisiológico: duas drogas produzem efeitos fisiológicos opostos. Uma anula o efeito da outra
c) Farmacocinético: afeta a cinética da outra, reduzindo efetivamente a concentração da droga ativa em seu sitio de ação. 
9) Qual o tipo de antagonismo representado pela figura abaixo? Justifique sua conclusão.
Competitivo Reversível.
Desvio da curva para a direita, sem alterar inclinação ou resposta máxima.
Tem afinidade mas não atividade intrínseca.
A adição do antagonista reduz a ocupação pelo agonista.
A reversão do efeito causado pelo agonista é SUPERÁVEL pela adição do mesmo.
10) O gráfico abaixo pode ser uma representação do perfil de um antagonista competitivo irreversível ou de um antagonista não competitivo? Ou de ambos? Justifique?
Competitivo Irreversível.
Reversão do efeito causado pelo antagonista é INSUPERÁVEL, mesmo com o aumentoda dose do agonista.
Adição do antagonista reduz a ocupação pelo agonista.
Antagonista dissocia-se muito lentamente ou não dissocia-se do receptor.
11) Defina: agonista parcial e agonista pleno. Na figura abaixo qual seria o agonista pleno? Nomeie em ordem crescente de eficácia os agonistas parciais.
Parcial: Capacidade de produzir efeitos apenas submáximos, possuem eficácia intermediária.
Pleno: Capacidade de produzir efeitos máximos, possuem alta eficácia.
Fenilefrina é o pleno.
1- Fenilefrina, 2- Oximetazolina, 3- Nafazolina, 4- Clonidina, 5-Tolazolina.
12) Defina e exemplifique:
-Dessensibilização de receptores
-Superssensibilização de receptores
Dessensibilização:→ Alteração nos receptores: doença
		 → Perda de receptores: por exposição prolongada a agonistas.
Super- sensibilização: → aumento da sensibilidade a agonistas do receptor após redução de um nível Cr ônico de estimulação. Ex : propranolol.
13) Como pode ocorrer a tolerância? O que é tolerância?
Quando uma pessoa tem uma resposta medicamentosa reduzida, que ocorre quando o medicamento é usado repetidamente e ocorpo se adapta a sua presença constante. Por exemplo, quando morfina ou álcool são usados por um longo período de tempo, devem ser tomadas doses cada vez maiores para produzir o mesmo efeito. Geralmente, a tolerância se desenvolve porque o metabolismo do medicamento acelera e porque o número de sítios (receptores celulares) aos quais o medicamento se liga ou a força da ligação (afinidade) entre o receptor e o medicamento diminuem ( Seletividade do local :Receptores celulares).
14) O que é taquifilaxia?
Uma tolerância aguda aos efeitos de uma droga, devida a uma causa farmacodinâmica que se desenvolve rapidamente, é denominada taquifilaxia.
A taquifilaxia em farmacologia é nome dado ao fenômeno de rápida diminuição do efeito de um fármaco em doses consecutivas. É a tolerância desenvolvida após poucas doses absorvidas do produto, por depleção do mediador disponível.

Outros materiais