Buscar

Lista de Exercícios Capítulos 3 e 4

Prévia do material em texto

Exercícios de Imunologia Básica – ACL 703 - Lista 2 – 2013
Capítulo 3:
A expressão de moléculas do MHC de classe I ocorre em todas as células nucleadas do organismo enquanto as moléculas de MHC de classe II só são expressas em células apresentadoras de Ag. Sabendo que estas moléculas são importantes para a resposta dos linfócitos T aos microorganismos, comentar porque é importante a expressão de moléculas do MHC I nos linfócitos T?
Como o sistema imunológico “escolhe” o melhor mecanismo da imunidade adaptativa que será usado para eliminar um agente infeccioso (ex: vírus no citoplasma do hepatócito ou bactéria presente no fagolisossomo do macrófago)? 
Por que é importante que o MHC seja muito polimórfico? Como são chamadas as moléculas codificadas pelo MHC humano?
Explicar o que é “restrição pelo MHC”.
Que classes de moléculas são reconhecidas pelos linfócitos B? E pelos linfócitos T?
Comentar sobre uma situação em que o mesmo micróbio é eliminado por diferentes mecanismos do sistema imunológico dependendo do estágio de vida no hospedeiro.
Citar 3 diferenças entre as células dendríticas (DC) imaturas e maduras. Por que é importante a maturação das DC? 
Sabendo que os linfócitos T citotóxicos (T CD8+) são ativados em resposta a peptídeos derivados de micróbios citoplasmáticos associados a moléculas do MHC de classe I, como o sistema imune é capaz de erradicar vírus que inibem a expressão de moléculas de MHC de classe I nas células infectadas? Explicar esse mecanismo.
As células dendríticas têm algum papel na resposta dos linfócitos T citotóxicos a microorganismos citoplasmáticos (intracelulares)? Explicar.
 Por que uma mesma molécula do MHC pode apresentar peptídeos diferentes? 
Por que na resposta humoral observa-se a produção de Ac contra um grande número de macromoléculas (lipídeos, carboidratos) enquanto a resposta celular ocorre basicamente contra Ag proteicos que compõem microorganismos? 
Os vírus são microorganismos intracelulares obrigatórios que vivem no citoplasma de algumas células (linfócitos T, macrófagos, linfócitos B, hepatócitos, dentre outras). No entanto, em uma fase do seu estágio de vida, a resposta humoral (produção de Ac) pode evitar a infecção de outras células do hospedeiro. Como isso ocorre?
Qual a vantagem para o sistema imune dos patógenos serem transportados para os linfonodos (ou gânglios linfáticos) que drenam a região infectada?
Qual a origem dos peptídeos que são expressos ligados às moléculas do MHC de classe I? E de classe II?
Capítulo 4:
 Como é a estrutura geral dos Ac? Que cadeia é responsável pela classe dos Ac?
Explicar como são obtidos os anticorpos monoclonais (desde a imunização dos animais até a obtenção do Ac) (ver livro Imunologia Celular e Molecular – ABBAS). Citar 3 usos desses anticorpos.
Comentar de forma geral como o sistema imune consegue gerar uma variedade tão grande de receptores da imune adaptativa (Ac de membrana dos linfócitos B e receptores de células T – TCRs – dos linfócitos T).
O que é afinidade da interação Ag-Ac? E avidez? Qual a importância da avidez da interação Ag-Ac no diagnóstico de algumas doenças infecciosas em gestantes? Comentar. 
Numa infecção viral, os linfócitos T virgens só são ativados após as células infectadas serem fagocitadas por APCs que irão apresentar os Ag virais ligados a moléculas do MHC de classe I e classe II (apresentação cruzada). Esses linfócitos T irão reconhecer os Ag virais e os co-estimuladores nas APCs. Em sua opinião, teria algum problema se os linfócitos T efetores só fossem capazes de matar células teciduais infectadas que expressassem co-estimuladores? Explicar.
Que mecanismos o sistema imune usa para que as células T que chegam no sangue periférico vindo do timo sejam capazes de reconhecer moléculas do MHC presentes nas células de um indivíduo?
O que é apresentação cruzada? Por que este mecanismo é importante para a resposta do sistema imune no caso de uma hepatite viral (vírus vivem no citoplasma dos hepatócitos)?
O fato da expressão dos genes do MHC ser codominante tem alguma importância na resposta aos micróbios? Explicar.
Cada célula de um indivíduo pode expressar em sua superfície 6 moléculas do HLA (MHC) de classe I diferentes e 10-20 moléculas do HLA de classe II. No entanto, cada célula é capaz de apresentar uma variedade enorme de peptídeos derivados de vários micróbios diferentes. Por que isto ocorre?
Por que é importante que o sistema imune seja capaz de responder com classes diferentes de Ac a diferentes patógenos? Citar as classes de Ac e uma função de cada uma.
O que é seleção positiva dos linfócitos T e B? E seleção negativa? Qual a importância de cada um destes processos?
Durante o processo de maturação dos linfócitos T no timop, pode-se observar uma etapa em que os dois receptores (CD4 e CD8) são expressos. Como estas células se diferenciam em linfócito T auxiliar ou citotóxico? Por que é importante que as células que não reconhecem peptídeos próprios associados a moléculas do MHC sofram seleção negativa?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes