Buscar

AV ADM DE SISTEMA DE INFORMACAO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201101417193)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O sistema caracteriza-se por determinados parâmetros. Parâmetros são constantes arbitrárias que caracterizam, por suas propriedades, o valor e a descrição dimensional de um sistemas específico ou de um componente do sistema. Indique nas alternativas a seguir o único conceito correto do parâmetro do sistema citado abaixo:
		
	
	retroação, retroalimentação ou retroinformação: (feedback) é o fenômeno que produz mudanças, é o mecanismo de conversão das entradas em saídas.A retroação tem por objetivo o controle.
	
	Processamento ou processador ou transformador: (throughput) é a força de arranque ou de partida do sistema que fornece o material ou energia para a operação do sistema.
	 
	Saída ou produto ou resultado: (output) é a função de sistema que visa comparar a saída com um critério ou padrão previamente estabelecido.
	
	Entrada ou insumo ou impulso: (input) é a finalidade para a qual se reuniram elementos e relações do sistema.
	 
	Ambiente: é o meio que envolve externamente o sistema. O sistema aberto recebe entradas do ambiente, processa-as e efetua saídas novamente ao ambiente, de tal forma que existe entre ambos - sistema e ambiente - uma constante interação.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201101432722)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em relação aos sistemas de poio Gerencial, complete as lacunas e indique a resposta correta nas alternativas abaixo listadas: Os sistemas de apoio gerencial se concentram em fornecer informação e apoio para a tomada de decisão eficaz pelos gerentes. Eles apóiam as necessidades de tomada de decisão da administração ________________, administração ____________ e administração de ______________
		
	 
	Estratégica - Tática - Operacional;
	
	Tática - Universal - Estratégica
	
	Difusa - Estratégica - Operacional;
	
	Operacional - mantenedora ¿ Estratégica
	
	Estratégica - Operacional - Complexa
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201101485414)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As transações online realizadas entre pessoas físicas, por meio de uma plataforma eletrônica na Internet, e intermediadas por uma empresa que oferece a infraestrutura tecnológica e administrativa é denominada de:
		
	
	B2C.
	
	SIG.
	 
	C2C.
	
	SIE.
	
	B2B .
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201101293266)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	São Tipos de Sistema de Informação, EXCETO:
		
	
	Sistema de Apoio ao Conhecimento
	
	Sistema de Processamento de Transações
	
	Sistema de Informações Gerenciais
	 
	Sistema de Apoio ao Cliente
	
	Sistema de Suporte Executivo
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201101417259)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em qualquer tipo de Sistema de Informação podemos identificar cinco componentes em ação São eles: pessoas, hardware, software, dados e redes. Quando nos referimos aos que compreendem todos os dispositivos físicos e equipamentos utilizados no processamento da informação. Máquinas e mídias. Nos sistemas de informação computadorizados são exemplos os sistemas de computadores (unidades de processamento central como os microcomputadores, computadores de médio porte etc) e os periféricos de computador (teclado, mouse, monitor, impressoras), estamos nos referindo a:
		
	
	rede
	 
	hardware
	
	software
	
	dados
	
	pessoas
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201101476188)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Os Sistemas de Informação vêm fornecendo suporte as empresas ao longo do tempo em suas operações. Portanto, marque a alternativa que retrata uma das operações.
		
	
	Entradas diárias dos Clientes em um Shopping.
	 
	Informações sobre o horário de funcionamento de uma loja.
	
	Propaganda de outro segmento mercadológico.
	 
	Pagamentos dos Funcionários.
	
	Estacionamento.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201101311311)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A transmissão de dados por linhas de telecomunicações de forma "embaralhada" é conhecida como:
		
	
	Monitoração de segurança de sistemas.
	
	Transmissão à prova de falhas.
	
	Nenhuma das anteriores.
	
	Verificação de paridade.
	 
	Criptografia.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201101293263)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	São maneiras de se utilizar sistemas de informação para alcançar vantagens competitivas sobre a concorrência:
		
	
	A prática de e-commerce e a utilização de SADs para a tomada de decisão gerencial.
	
	A elevação do uso de tecnologia nos processos empresariais e a adoção de práticas de CRM para abordar possíveis clientes.
	 
	O desenvolvimento de novos produtos/serviços e a elevação dos níveis de qualidade de produtos/serviços já oferecidos.
	
	A prática de Benchmarking e a utilização de EDI para o relacionamento com clientes e fornecedores.
	
	A elevação dos níveis de segurança dos SI implantados e o uso de sistemas ERP em todos os níveis hierárquicos.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201101283317)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	A presença dos padrões e produtos da internet nas empresas é inegável. Sendo assim, faça o que se pede: Caracterize a diferença entre intranet e extranet.
		
	
Resposta: Intranet = É tipo de "internet" que se usa dentro das organizações, é o site da própria empresa, que são alimentadas pelos próprios funcionários capacitados e aptos a gerar informações pertinentes a Organização, e todos os demais funcionários tem acesso ao que está acontecendo na empresa. E é através dela que ocorrem comunicados importantes, jornais diários sobre a organização,sobre outras filiais, etc. Extranet = Os sistemas de informações academicas ,porque trata de uma extranet,pois a UNESA podedisponibilizar informações especifics aqueles que podem ser considerados seus clientes ( alunos e professores).
	
Gabarito: O aluno deverá tangenciar os seguintes pontos: Ambas baseiam-se na utilização da tecnologia Web. A intranet permite que os funcionários de uma organização acessem informações corporativas. Por outro lado, através da extranet, a empresa pode disponibilizar informações para os seus clientes, fornecedores ou outros parceiros de negócios.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201101483510)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Nas empresas, as pessoas utilizam os sistemas de informação como recursos para efetuar a coleta, o processamento, a produção, o armazenamento e as atividades de controle que transformam os recursos de dados em produtos de informação. Os dados, a informação e o conhecimento são elementos essenciais para que as pessoas possam desenvolver, da melhor forma possível, as suas atividades. Entretanto, dado não é informação e Informação não é conhecimento.
Nesse contexto, explique quais são as diferenças conceituais entre Dados, Informação e Conhecimento.
		
	
Resposta: Dado= São fatos primarios ou observaçoes crus,sao medidas objetivas dos atributos (caracteristicas) de entidades( pessoas,lugares, coisas e eventos) Informação= São dados que foram convertidos em contexto significativo e útil para os usuarios. Conhecimento= É o que adquirimos como seres humanos, ao longo da vida,experiências pessais de trabalho, convívio.
	
Gabarito:
O aluno deverá tangenciar os seguintes pontos: Dado é a simples representação de um determinado fato, sem que se possa estabelecer algum significado. É um simples registro, um elemento em sua forma bruta que, isoladamente, não possibilita análise e não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação. Informação é um conjunto organizado de dados aos quais foi atribuído um significado, dentro de um contexto específico, permitindo, portanto, avaliar (e compreender) uma situação e, a partir daí, resolver problemas e tomar decisões. Trata-se de um conjunto de dados que foram processados, relacionados, tratados e contextualizados. O conhecimento é a capacidade de estabelecer relações e refletir sobre as informaçõesque estão à disposição, criando assim mais (novas) informações e/ou ampliando o conhecimento já existente, com o propósito de resolver problemas, tomar decisões, inovar e aprender. É o esforço de investigação para explorar, descobrir aquilo que está oculto e que ainda não está compreendido, ou seja, é se inteirar realmente do assunto. Portanto, o conhecimento vai muito além da informação, pois ele além de possuir um significado tem uma aplicação prática.

Outros materiais