Buscar

JURISDIÇÃO CIVIL - Processual Civil

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INTRODUÇÃO
É função do Estado
Fortalecimento dos Estados = assumem o poder-dever de solucionar os conflitos de interesses, aplicando as leis gerais e abstratas aos casos concretos levados à sua apreciação. (EXCLUSIVIDADE)
JURISDIÇÃO CIVIL
EVOLUÇÃO DA ATIVIDADE JURISDICIONAL
I – AUTO-TUTELA
I I- COMPOSIÇÃO FACULTATIVA
III – COMPOSIÇÃO OBRIGATÓRIA
IV– MONOPÓLIO 
 A jurisdição é inerte, por natureza.
 Depende de prévio acionamento pela parte interessada, formando, assim uma relação tripartide:
juiz-autor-réu
Função do Estado, pela qual ele, no intuito de solucionar os conflitos de interesse em caráter coativo, aplica a lei geral e abstrata aos casos concretos que lhe são submetidos.
CONCEITO
JURISDIÇÃO: ETIMOLOGIA
JUS DICERE
 JURISDIÇÃO
Proferir , dizer o Direito
DE RECTUM
	“Jurisdição é a função estatal de aplicar as normas de ordem jurídica em relação a uma pretensão.”(Frederico Marques)
 DIREITO
■ Substitutividade: é a mais peculiar delas. Pode ser mais bem compreendida com a lembrança de que as soluções de conflitos de interesses eram, originariamente, dadas pelas próprias partes envolvidas. 
 ■ Definitividade: somente as decisões judiciais adquirem, após certo momento, caráter definitivo, não podendo mais ser
modificadas. Os atos jurisdicionais tornam-se imutáveis e não podem mais ser discutidos.
CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS DA JURISDIÇÃO
■ Imperatividade: as decisões judiciais têm força coativa e obrigam os litigantes. De nada adiantaria o Estado substituir as partes na solução dos conflitos de interesses, formulando uma decisão imutável, se não lhe fossem assegurados os meios necessários para que fossem cumpridas. As decisões judiciais são impostas aos litigantes, que devem cumpri-las. A sua efetividade depende da adoção de mecanismos eficientes de coerção, que imponham submissão aos que devem cumpri-las. 
■ Inafastabilidade: a lei não pode excluir da apreciação do Poder Judiciário nenhuma lesão ou ameaça a direito (CF, art. 5º, XXXV). Mesmo que não haja lei que se possa aplicar, de forma específica, a determinado caso concreto, o juiz não se escusa de julgar invocando lacuna.
■ Indelegabilidade: a função jurisdicional só pode ser exercida pelo Poder Judiciário, não podendo haver delegação de competência, sob pena de ofensa ao princípio constitucional do juiz natural.
 ■ Inércia: a jurisdição é inerte, isto é, ela não se mobiliza senão mediante provocação do interessado. O caráter substitutivo da jurisdição, do qual decorre a imparcialidade do juiz, exige que assim seja: é preciso que um dos envolvidos no conflito leve a questão à apreciação do Judiciário, para que possa aplicar a lei, apresentando a solução adequada. A função jurisdicional não se movimenta de ofício, mas apenas por provocação dos interessados.
■ Investidura: só exerce jurisdição quem ocupa o cargo de juiz, tendo sido regularmente investido nessa função. A ausência de investidura implica óbice intransponível para o exercício da jurisdição, pressuposto processual da própria existência do processo.
INVESTURA: QUEM EXERCE A JURISDIÇÃO
A jurisdição, emanação do poder estatal, É UNA e não comporta distinção de categorias. Mas razões didáticas justificam a sua classificação em diversas espécies. 
ESPÉCIES DE JURISDIÇÃO
JURISDIÇÃO CONTENCIOSA E VOLUNTÁRIA (ART.719)
A diferença entre elas é que, na contenciosa, a parte busca obter uma determinação judicial que obrigue a parte contrária, ao passo que, na voluntária, busca uma situação que valha para ela mesma.
ESPÉCIES DE JURISDIÇÃO
Na contenciosa, a sentença sempre favorece uma das partes em detrimento da outra, já que ela decide um conflito entre ambas.
 Na voluntária, é possível que a sentença beneficie as duas partes.
 Na primeira, pede-se ao juiz que dê uma decisão, solucionando um conflito de interesses, que lhe é posto, diretamente, para julgamento. Na segunda, ainda que haja uma questão conflituosa, não é ela posta diretamente em juízo para apreciação judicial. 
Considera a matéria discutida. Considera o objeto do conflito levado ao Poder Judiciário. Assim, civil ou penal.
 não se trata propriamente de distinções de jurisdição, mas de distinções de órgãos integrantes da justiça, que podem destinar-se exclusivamente ao julgamento de questões penais ou civis.
Classificação da jurisdição quanto ao objeto
COMUM
ESPECIAL: a trabalhista, a militar e a eleitoral.
Classificação da jurisdição quanto ao tipo de órgão que a exerce
jurisdição inferior ou superior, conforme o órgão incumbido de exercê-la integre as instâncias inferiores ou superiores
Classificação da jurisdição quanto à hierarquia

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais