Buscar

Seminário - Telensino

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Telensino
no cenário nacional e local das políticas de educação a distância
Disciplina: Filosofia da Educação I
Docente: Francisco Loiola
Discentes: Raumisley Fabio
Roberta Cássia
Este ensaio é resultado da pesquisa intitulada,
A Teleducação do Ceará: a perspectiva dos professores e alunos.
A primeira parte desse trabalho, denominada “Momento da educação a distância no Brasil’’ teve publicação na revista educação em debate, v 35,1998 UFC.
A educação mediatizada comporta várias modalidades podendo o telensino enquadrar-se como uma de suas derivações. Sua especificidade consiste em mesclar a EAD(educação a distância) com aspectos de educação presencial.
A televisão educativa do Ceará, é responsável pela implantação do sistema de telensino no Estado previsto na Lei 5.692/71.
Em discurso proferido na época, a então secretária de educação, Profa. Maria Luiza Chaves, afirma que o telensino, se comparado ao ensino convencional, comporta mais elementos para se transformar em um ensino de qualidade.
É importante salientar que os dados e argumentos aqui expostos retratam aquele momento e têm o intuito de colaborar para uma avaliação do sistema na atualidade.
Momento de educação a distância no Brasil.
Nem sempre porém a educação a distância viveu momentos de glória. Muito pelo contrário, pelo menos no Brasil, ainda carrega o estigma de ensino de segunda categoria.
No entanto, nos últimos tempos, percebe-se uma mudança no discurso; de ensino menos qualificado, a educação a distância ganha status de modalidade indispensável a uma educação de qualidade. 
No brasil, parece adequado colocar a educação a distância (EAD) em três momentos:
Idealismo
Constitui do período em que a EAD é vista como instrumento revolucionário, capaz de solucionar todos os problemas educacionais, uma vez que à crescente demanda por educação, como a qualidade de ensino.
Normalização
Se caracteriza pela tentativa de enquadrar a EAD nas prioridades educacionais do País, de transformá-la em politica oficial dirigida essencialmente para a educação de adultos. 
Emancipação
Reflete os parâmetros em que hoje a EAD é concebida, como modalidade capaz de absorver os rumos do desenvolvimento tecnológico e, nesse sentido, é proclamada como educação da era da informática.
“(...) a mediatização do processo educativo pelos meios de comunicação que separam o professor do aluno e estes entre si, conspira contra a educação reflexivo-participativa.”
O uso da comunicação na EAD
Comunicação Unidirecional
Comunicação Bidirecional
“Não seria um reforço ao preconceito de que a teleducação existe como substituta do professor?”
(LOBO NETO, 1981:20)
EAD na década de 90
Os avanços tecnológicos da informática tiveram grande importância no seu desenvolvimento, fazendo com que houvesse algumas mudanças, por exemplo:
Deixou de ser uma modalidade distinta da educação presencial;
Adquiriu uma nova forma de pensar e fazer a educação;
Emancipação da EAD
É concebida como nova estratégia de intervenção do contexto educacional;
O grande objetivo é a busca da qualidade do ensino e a ênfase é na capacitação de professores;
A educação a distância não se justifica por problemas sociais, educacionais ou geográficos, mas pela pesquisa de novas formas de educar;
As formas mais atuais de considerar a educação a distância pretendem acentuar a importância da motivação em aprender e a utilização dos avanços tecnológicos na área de comunicações;
Como nasce a proposta do Telensino no Ceará
Os nossos problemas educacionais sobretudo, eram vistos como resultados de uma estrutura educacional constituída historicamente para atender aos interesses das camadas privilegiadas da sociedade brasileira, e o telensino no Ceará veio com a responsabilidade de sanar alguns desses problemas, como: 
 o auto índice de analfabetismo;
o desfavorecimento da grande maioria da população pobre;
venda de mão-de-obra barata, sujeitos alienados e desprivilegiados pela sociedade;
A política de universalização do telensino na rede estatual de ensino
De governo após governo houve mudanças após a inclusão do telensino na rede estadual, que acabaram desestruturando essa modalidade, sendo:
Principal fator desencadeador de muitas polêmicas e críticas;
Desestruturação da equipe pedagógica;
Despreparo didático, técnico e metodológico dos novos professores;
Desaparecimento do suporte pedagógico como a equipe de supervisores;
Os equívocos atuais do telensino
A televisão não estava ali para suprir a ausência do professor na sala de aula, mas, principalmente, a falta de qualidade daquele professor em termos de grau de escolaridade;
O crédito do sucesso se dava pela competência da equipe didático-pedagógica e não aos próprios elementos do EAD;
FIM!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais