Buscar

AD2 Psicologia e educação pronta 2017.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AD2 de Psicologia e Educação – 2017.2
1- Descreva, consoante os conceitos piagetianos, as características dos
quatro estágios do desenvolvimento da inteligência, identificando as épocas
em que ocorrem. (Aula 11)
Primeiro estágio 0 a 2 anos, sensório-motor → A partir de reflexos neurológicos básicos, o bebê começa a arquitetar meios de ação para captar mentalmente o meio.O contato com o meio é reto e rápido, sem pensar.
Segundo estágio 2 a 7 anos, pré-operaório → a criança nesse estágio possui percepção global sem discriminar detalhes, é egocêntrica, tudo para ela tem que existir uma explicação ( fase dos “ por quês ).
Terceiro estágio 7 a 11 anos, aperatório-concreto → a criança desenvolve rudimentos de tempo, velocidade, espaço, causalidade, ordem etc., desenvolve a habilidade de reproduzir uma ação no sentido contrário de uma anterior, invalidando a transformação observada.
Quarto estágio 12 anos em diante, operatório-formal → a estrutura mental da criança chega no seu nível mais alto de desenvolvimento e tornam-se capaz de aplicar o raciocínio lógico a todos os tipo de problemas.
2- Desenvolva a reflexão seguinte: “Não existem conhecimentos resultantes de um registro simples de observações, sem uma estruturação decorrente das atividades do sujeito. Mas também não existem (no homem) estruturas cognitivas a priori ou inatas: somente o funcionamento da inteligência é hereditário, engendrando estruturas a partir do exercício de ações sucessivas sobre objetos. (...) Uma epistemologia coerente com os dados da psicogênese não poderia ser nem empirista nem pré-formista, mas consiste apenas num construtivismo, com a elaboração contínua de operações e de estruturas novas.” (Piaget, 1995) (Aula 11)
A epistemologia genética de Piaget não se restringe a explicar o conhecimento de um adulto. Ele afirma que é preciso que se conheçam as condições pelas quais passa uma criança (psicogênese) até chegar à sua fase adulta. A epistemologia genética consiste numa fusão das teorias existentes, pois Piaget não acreditava que todo o conhecimento fosse, a priori, inerente ao próprio sujeito, nem que se originasse totalmente das observações do meio que o cerca (empirismo). Para ele, o conhecimento é gerado através de uma interação radical do sujeito com seu meio, a partir de estruturas previamente existentes no sujeito.
3- Analise os pontos principais do conceito de Hilgard sobre aprendizagem, a seguir: “Aprendizagem é o processo pelo qual uma atividade tem origem ou é modificada pela reação a uma situação encontrada, desde que as características da mudança de atividade não possam ser explicadas por tendências inatas de respostas, maturação ou estados temporários do organismo (por exemplo, fadiga, drogas etc.). (Aula 12)
Toda aprendizagem implica mudança. Embora seja um processo interno, ela se apresenta de forma observável através do comportamento.
Existem aprendizagens que dão origem a comportamentos e processos totalmente novos no indivíduo. Há outras, no entanto, que modificam comportamentos já existentes. 
Nem todos os comportamentos humanos podem ser atribuídos a processos de aprendizagem. Não são aprendidos apenas conhecimentos e habilidades, mas conteúdos afetivos e atitudes.
4- A aprendizagem é afetada por fatores de naturezas diversas: biológicos
(maturacionais, genéticos), ambientais (culturais, sócioeconômicos) e
psiquicos (motivações, auto-confiança). Discorra sobre cada um desses fatores. (Aula 12)
A aprendizagem é afetada por fatores de diversas naturezas: físicos, ambientais, cognitivos, afetivos, culturais e socioeconômicos, e está sustentada por três instâncias: família, escola e o próprio aluno, que se complementam. Referente aos fatores biológicos destacamos os aspectos relacionados ao desenvolvimento maturacional, como prontidão para aprendizagem, as síndromes que apresentam algumas restrições, incapacidades decorrentes de fatores genéticos, entre outros. O ambiente é a mola propulsora da aprendizagem, interferindo ativamente nesse processo, através da estimulação decorrente da relação familiar, convívio social e as relações decorrentes desse processo.
5- Desenvolva com suas palavras, enriquecendo com exemplos de duas
situações do ambiente de aprendizagem, a definição seguinte: “motivação é a tensão interna que inicia, dirige e mantém o comportamento do indivíduo para uma determinada meta ou objetivo.” (Aula 13)
Motivação é um impulso interno que orienta e direciona ao desenvolvimento de metas e objetivos, que estabelecem uma relação de prazer e satisfação individual. Pode também sofrer alterações relacionadas a motivações externas, como recompensas e gratificações.
6- Esclareça o que são motivações intrínsecas e extrínsecas, declarando a importância de cada uma no desempenho escolar. Dê exemplos. (Aula 13)
Motivações intrínsecas são mais duradouras, persistentes e relacionam-se com os sentimentos que ela provoca no sujeito, por exemplo, satisfação da aprendizagem, prazer, alegria. 
Motivações extrínsecas estão relacionadas com recompensas externas, por exemplo, prêmios, prestígio, dinheiro.
7- Qual o papel do reforço nas teorias associacionistas e quais são as suas aplicações e implicações no campo educacional? (Aula 14)
Para Skinner, todo comportamento é resultado de um condicionamento, seja por reforçamento ou por punição e isto terá várias aplicações e implicações sociais. Para os associacionistas, o conceito de aprendizagem “refere-se a uma mudança relativamente durável do comportamento, de uma forma mais ou menos sistemática, que pode ser adquirida pela experiência, pela observação e pela prática”. Uma resposta pode ter uma alta freqüência, não somente quando ela fizer aparecer um estímulo reforçador positivo; também podemos apresentar comportamentos que visam evitar estímulos aversivos. A definição de estímulo reforçador, na abordagem skinneriana, corresponde ao estímulo que aumenta a freqüência de uma resposta: que o busca, ou o provoca ( = reforçamento positivo); ou que o evita (= reforçamento negativo).
8- Descreva os enfoques principais da abordagem humanista em Psicologia, e caracterize a abordagem humanista da aprendizagem. (Aula 15)
O Humanismo defende a não determinação do homem por motivações instintivas ou ambientais, ou ainda dinamismos inconscientes. Segundo ele, o homem é impulsionado por forças interiores construtivas que o orientam para a realização e a liberdade. Os enfoques principais:
• Campo fenomenológico é o conjunto das experiências conscientes e inconscientes do indivíduo, o todo da sua vida psíquica.
 • Self é uma parte distinta do campo fenomenológico que engloba o conjunto de percepções conscientes de valores do “eu”. É o self que estabelece a interação entre o organismo e o meio.
 • Organismo é o indivíduo na sua totalidade (aspectos biológicos e psíquicos), que tende a se realizar, autoconservar e melhorar.
 • Ego é a dimensão do self acessível à consciência. Consiste na percepção das características e relações individuais em conjunto com os valores. 
• Congruência é a característica estabelecida, na relação interpessoal, de autenticidade, de apresentação plena de sentimentos e atitudes.
 • Empatia é a característica de, na relação com o outro, penetrar no seu mundo perceptual e sentir-se totalmente à vontade.
9- Explique o conceito de aprendizagem significativa na teoria de Carl
Rogers e identifique as principais características da perspectiva da facilitação da aprendizagem elaborada por esse autor. (Aula 15)
Na Teoria da Aprendizagem Significativa o objetivo é ajudar o aluno a atingir níveis mais elevados de integração pessoal, de bem-estar e de autoestima. Tem como princípio fundamental a valorização da pessoa, do aluno, e inspirou outras teorias de caráter inovador e democrático. É educar para a vida e para novos relacionamentos. Alguns aspectos importantes da ação do facilitador de aprendizagem:
A autenticidade – É precisose mostrar um ser real e comum, com sua própria história de vida, uma pessoa com defeitos e qualidades, sentimentos e desejos, alegrias e tristezas. Essa transparência conquista a confiança e o respeito dos educandos.
A compreensão empática – É necessário que o facilitador deixe o julgamento de lado e compreenda o educando. Possui a capacidade de olhar o estudante do seu ponto de vista, colocar-se na posição dele.
O apreço, a aceitação e a confiança – significa ter carinho pelo estudante, considerar suas ações e reações, aceitá-lo como pessoa real. Este aspecto implica aceitar os questionamentos, os caminhos errôneos, as propostas diferentes das planejadas.
10- O que entendemos por subsunçores, e qual a importância dos organizadores prévios para Ausubel? (Aula 16)
Para Ausubel, um conhecimento torna-se significativo pela interação com alguns conhecimentos prévios relevantes, que já existem na mente de quem aprende. Nesse processo, há conceitos, chamados subsunçores, relevantes aos novos conceitos a serem aprendidos, que os modificam e podem ser por eles modificados. 
A ligação entre eles e o novo conhecimento é feita por algum outro conjunto de conceitos chamados de organizadores prévios. O organizador prévio é, portanto, um material introdutório que é apresentado ao estudante antes do conteúdo que vai ser aprendido.

Outros materiais