Buscar

P1 - Neurofisiologia

Prévia do material em texto

P1 - Neurofisioogia
Visão (1,4 ponto)
Como se dá a acomodação do cristalino quando um objeto que o sujeito estava fixando se aproxima do olho? (0,5)
							OU
Se uma criança nasce estrábica e essa condição não é corrigida antes dos 10 anos de idade, é possível que essa criança perca a visão do olho estrábico para sempre. Isso se explica por uma modificação na circuitaria do sistema visual. Aonde acontece essa modificação? De que forma? (0,5)
						OU
O que significa “processamento paralelo” no sistema visual?(0,4)
						OU
Sistema vestibular (1 ponto)
Durante a aula de sistema vestibular, 4 gentis alunas ( 2 de cada turma) se propuseram a participar de um experimento. Elas se sentaram numa cadeira giratória e foram submetidas a rotações intensas, para o lado direito ou esquerdo, por 30 segundos. As rotações foram interrompidas bruscamente ao final desse período e foi pedido que as alunas abrissem os olhos e fixassem o olhar num ponto distante. Nesse momento os colegas de turma puderam observar o estranho movimento dos olhos dessas alunas submetidas à rotação.
Se você é uma das alunas que encarou o desafio de rodar na cadeira: Muito obrigada!!!! Voce não precisa responder a questão a) a seguir pois já ganhou a pontuação!
Como se chama esse movimento reflexo dos olhos observado após as rotações?(0,1)
Por quanto tempo ele pode ser observado após o término das rotações? (0,1)
Também aceitei o termo Nistagmo
Descreva o movimento ocular observado usando pelo menos 5 dos termos a seguir: horizontal, vertical, aleatório, rápido, lento, centro da órbita, extremo da órbita. (0,2)
							OU
Usando um exemplo onde a aluna foi girada para o lado esquerdo; como está a estimulação das células ciliadas das ampolas do canal horizontal esquerdo e do direito no momento imediatamente antes da rotação, durante a rotação e imediatamente após o término da rotação? (0,6)
OU
				
Audição (1ponto)
1º caso: Paciente de 75 anos, masculino procurou o otorrinolaringologista com queixa de “dificuldade para falar ao telefone”. A otoscopia é normal. Construa uma possível audiometria para essa situação: (0,4) 
2º caso: Homem, 29 anos, foi encaminhado ao serviço médico da empresa onde trabalhou por 10 anos para realização de exame médico demissional. O trabalhador exercia a função de operador de serra elétrica (madeireira) e cumpria uma jornada semanal de 44 horas de trabalho. Não apresenta queixas de qualquer natureza e relata ser descuidado com o uso do EPI (equipamento de proteção individual), no caso, o fone de ouvido. A audiometria realizada na época do exame admissional apresenta valores normais para condução óssea e aérea. O resultado da audiometria demissional está alterado. Construa uma possível audiometria para essa situação: (0,3)
 
3º caso: Adolescente de 12 anos, feminino com história de otite média de repetição. No momento assintomática. Relata dificuldades para “ouvir a professora” na escola. Solicitou-se então uma audiometria. Construa uma possível audiometria para essa situação: (0,3)
 
Direita
Olfato/gustação (0,6 ponto)
Nas questões a seguir indique se o item da esquerda é maior, o mesmo ou menor que o item da esquerda (0,2 cada item):
Sensibilidade gustativa numa mulher de 30 anos
Taxa de renovação das células receptoras no sistema gustativo
Taxa de renovação das células receptoras no sistema olfativo
Sensibilidade gustativa numa mulher de 4 anos
Intensidade de um odor após 2 minutos de exposição
Maior / Igual / Menor
Maior / Igual / Menor
Maior / Igual / Menor
Intensidade de um odor após 2 segundos de exposição

Outros materiais

Perguntas Recentes