Buscar

Atividade de Aprendizagem 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Atividade de Aprendizagem 02 - Comportamento Organizacional
 As Teorias Comportamentais sugerem que o comportamento do líder é que determina se ele será ou não um líder eficaz, deixando de lado o foco nos traços de personalidade. Em 1930, Kurt Lewin, em sua pesquisa, definiu três tipos de liderança. Assinale a alternativa que apresenta esses tipos de liderança:
Alternativas:
a) Liderança autocrática, liderança liberal e liderança referente.
b) Liderança autocrática, liderança referente e liderança democrática.
c) Liderança legítima, liderança liberal e liderança democrática.
d) Liderança autocrática, liderança liberal e liderança democrática.
e) Liderança coercitiva, liderança liberal e liderança democrática.
 Assinale a alternativa que melhor define a Teoria da Equidade, de John Stacey Adams:
Alternativas:
a) Existe uma forte tendência de agir de determinada maneira que depende da força da expectativa de que esta ação trará certo resultado e da atração que este resultado exerce sobre o indivíduo.
b) Existem fatores diferentes levam à satisfação ou insatisfação e desmotivação dos colaboradores, sendo que a satisfação com o trabalho está relacionada a fatores intrínsecos e a insatisfação e desmotivação estão relacionadas a fatores extrínsecos.
c) Os impulsos surgem para satisfazer as necessidades básicas derivadas da fisiologia e relacionadas à sobrevivência e o incentivo pode ser um objeto, uma condição ou uma significação externa que direcionam o comportamento.
d) A satisfação e a motivação dos colaboradores estão diretamente ligadas à comparação justa entre os mesmos. Os colaboradores comparam seus recursos e seus resultados com outros no local de trabalho.
e) O autor afirma que alguns motivos são considerados não aprendidos e estão presentes desde o nascimento, podendo ser influenciados em parte pela aprendizagem, outros motivos são basicamente aprendidos.
 A liderança evoluiu com o tempo. No entanto, ainda há alguns resquícios de estilos de liderança ineficazes. Assinale a alternativa que contenha exemplos de resquícios ineficazes de liderança:
Alternativas:
a) Líder voltado para o trabalho, sem atentar-se para os funcionários, preferindo reter as informações para si, com medo de perder o poder que está vinculado à informação.
b) Líder que compartilha com a equipe a visão de forma articulada e clara, propondo aos seus seguidores os objetivos a serem alcançados.
c) Líder que incentiva o processo de desenvolvimento das pessoas, levando-as a pensar por si mesmas e a trabalhar de forma independente.
d) Líder que promove a inteligência, a racionalidade e a resolução cuidadosa dos problemas e dá atenção individualizada aos colaboradores, orientando e aconselhando.
e) Líder que sugere trocas de recompensas por esforços, promete recompensas por bom desempenho, reconhece as realizações.
 Em relação ao processo de mentoring, é possível afirmar que:
Alternativas:
a) A função do mentor é ouvir, aconselhar, orientar e influenciar o aprendiz na busca de novos conhecimentos, práticas profissionais e nas escolhas que ele não teria condições de fazer sozinho. O processo de mentoring tem duração de médio e longo prazo.
b) É o líder que irá treinar o aprendiz. O mesmo se compromete a ajudar e apoiar no processo de aprendizado para que seu aprendiz a líder possa conhecer e atingir seu potencial máximo e alcançar suas metas de forma objetiva e, principalmente, assertiva.
c) Trata-se de um processo que produz mudanças positivas e duradouras em um curto espaço de tempo de forma efetiva e acelerada.
d) É uma oportunidade de visualização clara dos pontos individuais, de aumento da autoconfiança, de quebrar barreiras e limitações.
e) Trata-se de um profissional que deve ser capacitado e habilitado a aplicar os processos nas organizações.
d-d-a-a

Outros materiais