Buscar

Aula 2 TGA.ppt

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AULA 2
Teoria Clássica da Administração
*
Prof. Ana Paula Friedl 
apfriedl105@gmail.com
Cel983337331
DISCIPLINA
TGA - TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
AULA 2
Teoria Clássica da Administração
*
ORIGENS
Enquanto Taylor e outros engenheiros desenvolviam a Teoria da Administração Científica nos Estados Unidos da América, em 1916 surgia na França, espalhando-se rapidamente para a Europa, a Teoria Clássica da Administração.
A Teoria Clássica da Administração é a segunda escola do pensamento administrativo e recebeu também outras denominações: Normativista, Tradicionalista, Européia, Anatomista (estrutura) e Fisiologista (funcionamento). 
A Teoria Clássica da Administração recebeu este nome por ser a escola das normas, dos princípios e de um sistema de regras administrativas.
A abordagem da Teoria Clássica da Administração é a clássica, pois a sua ênfase estava nas tarefas e na estrutura organizacional.
A Teoria Clássica da Administração tinha uma ênfase particular na estrutura que a organização deveria ter para ser eficiente.
A Teoria Clássica da Administração, assim como a Teoria da Administração Científica, teve como origens as conseqüências geradas pelo avanço da Revolução Industrial, porém, com as particularidadesdo contexto europeu. 
AULA 2
Teoria Clássica da Administração
*
PRINCIPAL AUTOR
A Teoria Clássica da Administração teve como principal nome Henry Fayol.
A história de Fayol
Fayol nasceu em Constantinopla (atual Istambul, Turquia), em 1841, e faleceu em Paris em 1925.
Família de origem francesa (o que lhe conferiu a nacionalidade) e com padrão econômico burguês. 
Foi educado no Liceu de Lion, na França.Em 1860, graduou-se engenheiro de minas pela Escola Nacional de Minas em Saint Étienne.
Logo após a sua formatura, Fayol iniciou sua carreira profissional na Commentry-Fourchambault Company, onde trabalhou toda a sua vida profissional. 
De 1860 a 1866 trabalhou como engenheiro, fazendo notáveis avanços na técnica de combate aos incêndios subterrâneos. Seu trabalho foi recompensado com a promoção a gerente da empresa aos 25 anos. Seis anos mais tarde, foi promovido a gerente de um grupo de minas. 
Em 1888, a empresa estava em dificuldades e Fayol foi nomeado diretor-geral.Logo após assumir a revitalização da empresa. Fechou a fundição de Fourchambault e centralizou a produção em Montluçon para ganhar economia de escala.
Ainda, em sua gestão, adquiriu novos depósitos de carvão em Bressac, Decazeville e Jondreville. A nova companhia, denominada Comambault, se recuperou da crise.
Foi a partir de Comambault que Fayol desenvolveu a sua proposta teórica sobre Administração.
AULA 2
Teoria Clássica da Administração
*
A obra de Fayol
Certamente, Fayol foi o mais influente teórico da abordagem clássica da Administração.
Fayol identificou a Administração, pela primeira vez na história do conhecimento, como um elemento básico de todo e qualquer empreendimento humano.
Fayol, assim como Taylor, buscava eficiência nas organizações por meio da utilização de método científico.
Enquanto Taylor buscou o aumento da eficiência no nível operacional, Fayol fundamentou na sua teoria que o aumento da eficiência só seria possível com um melhor arranjo dos diferentes setores da organização e das relações existentes entre eles, enfatizando principalmente o estudo da anatomia (estrutura) e da fisiologia (funcionamento) da organização como um todo.
Em 1916, Fayol publicou o livro “Administração geral e industrial”. Sua obra fundamentava uma teoria que as organizações para serem eficientes tinham que ter seis funções básicas no seu processo de gestão.
AULA 2
Teoria Clássica da Administração
*
Segundo Fayol, as seis funções básicas dentro de uma organização eram:
 
Funções técnicas: funções relacionadas com a produção de bens ou serviços da organização. Segundo Fayol, a função técnica nem sempre era a mais importante de todas.
Funções comerciais: funções relacionadas com a compra, venda e permutação. Segundo Fayol, saber comprar e vender era tão importante quanto fabricar bem.
Funções financeiras: funções relacionadas com a procura e gerência de capitais. Segundo Fayol, as finanças de uma organização estavam envolvidas em todas as ações da empresa, no pagamento de salários, na compra de matéria-prima e na realização de melhorias. 
Funções de segurança: funções relacionadas com a proteção e preservação de bens e de pessoas. Segundo Fayol, era importante proteger os bens e as pessoas contra roubo, incêndio, evitar greves, atentados.
Funções contábeis: funções relacionadas com inventários, registros, balanços, custos e estatísticas. Segundo Fayol, era importante organizar e fiscalizar o setor financeiro.
Funções administrativas: funções relacionadas com a integração de cúpula das outras cinco funções. Segundo Fayol, as funções administrativas se realizavam através da previsão, da organização, do comando, da coordenação e do controle e tinham que formular o programa de ação geral da organização, de constituir o seu corpo social, de coordenar os esforços e de harmonizar os atos. 
AULA 2
Teoria Clássica da Administração
*
Prever
Organizar
Comandar
Coordenar
Controlar 
AULA 2
Teoria Clássica da Administração
*
Fayol conceituou Administração como o processo de prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Fundamentou que todos os elementos do processo administrativo deveriam ser aplicados no trabalho do administrador em qualquer nível ou área das atividades de uma organização, ou seja, tanto os diretores, os gerentes, os chefes, como os supervisores – cada qual em seu respectivo nível – deveriam desempenhar as atividades de previsão, organização, comando, coordenação e de controle como atividades administrativas essenciais.
Segundo Fayol, as funções do processo administrativo são:
Previsão: visualização e avaliação do futuro para traçar o programa de ação que fosse o mais promissor para a organização a partir do gerenciamento de um capital inicial que a mantivesse em sua atividade-fim.
Organização: mobilização dos recursos humanos e materiais para transformar o plano em ação.
Comando: direção e orientação das pessoas na execução do trabalho com o objetivo de fazer a organização funcionar como um todo e alcançar o máximo retorno de todos os funcionários no interesse dos aspectos globais. 
Coordenação: união, harmonização e ligação de todos os atos e de todos os esforços coletivos. Estabelece a harmonia entre todas as atividades do negócio, facilitando seu trabalho e o seu sucesso. Sincroniza coisas e ações em suas proporções certas e adapta os meios aos fins. 
Controle: verificação das ocorrências para a certificação se as coisas estavam ocorrendo em conformidade com o plano adotado e se as pessoas estavam cumprindo as ordens dadas. O objetivo era identificar as falhas de operação no sentido de retificá-los e evitar as reincidências. 
AULA 2
Teoria Clássica da Administração
*
Diferença entre administração e organização segundo Fayol:
A Administração é um todo do qual organização é uma das partes. O conceito amplo de administração é um conjunto de processos entrosados e unificados e abrange aspectos que a organização não envolve , tais como o de previsão, comando e controle . A organização apenas define a estrutura e forma , sendo portanto estática e limitada .
Prever
Organizar
Comandar
Coordenar
Controlar 
Funções Administrativas
Outras Funções Não-Administrativas
Mais elevados
Níveis Hierárquicos 
Mais baixos
AULA 2
Teoria Clássica da Administração
*
Princípios gerais da Administração para Fayol :
Toda ciência se baseia em leis e princípios, e Fayol definiu os princípios gerais da administração , sintetizando-os sem muita originalidade , coletando de vários autores de sua época . Fayol adota a denominação principio , afastando qualquer idéia de rigidez, pois nada existe de rígido ou absoluto em matéria administrativa, e sim uma questão de medida ,
ponderação e bom senso.
Divisão do trabalho – Especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência.
Autoridade e responsabilidade – Autoridade direito de dar ordens e o poder de esperar obediência . A responsabilidade é uma conseqüência natural da autoridade, e significa o dever de prestar contas . Ambas devem estar equilibradas entre si.
Disciplina – Depende de obediência , aplicação ,energia comportamento e respeito aos acordos estabelecidos .
Unidade de comando – Cada empregado deve receber ordens de apenas um “supervisor”. È o princípio da autoridade única.
Unidade de direção – Uma cabeça e um plano pra cada conjunto de atividades que tenham o mesmo objetivo . 
AULA 2
Teoria Clássica da Administração
*
Subordinação dos interesses individuais aos gerais – Os interesses gerais da empresa devem sobrepor-se aos interesses particulares das pessoas. eficiência.
Remuneração do pessoal – Deve haver justa e garantida satisfação para empregados e para a organização em termos de retribuição.
Centralização – Concentração de autoridade no topo da hierarquia da organização.
Cadeia escalar – Principio do comando , linha de autoridade de cima para baixo ,
Ordem – Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar (material e humana ).
Eqüidade- Amabilidade e justiça para alcançar a lealdade do pessoal.
AULA 2
Teoria Clássica da Administração
*
12. Estabilidade do pessoal - A rotatividade de pessoal é prejudicial para a eficiência da organização. A retenção dos trabalhadores mais produtivos deveria ser uma prioridade da Administração.
13. Iniciativa - A capacidade de visualizar um plano e assegurar pessoalmente o seu sucesso. O administrador deveria despertar no trabalhador a sua iniciativa.
14. Espírito de equipe- A harmonia e a união entre as pessoas são grandes forças para a organização.
AULA 2
Teoria Clássica da Administração
*
OUTROS AUTORES IMPORTANTES DA ESCOLA DA TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES
Lyndall F. Urwick(1891 a 1984)
Nascido em Malvern, Inglaterra, foi coronel do exército inglês, trabalhou na indústria, foi diretor do Instituto Internacional de Administração em Genebra (Suíça) e foi presidente de uma empresa de consultoria em Administração. Desdobrou o primeiro elemento do processo administrativo identificado por Fayol, a previsão, em três elementos distintos: investigação, previsão e planejamento. 
Administração teria quatro princípios: 
Princípio da especialização: cada pessoa deveria preencher apenas uma só função e a divisão do trabalho deveria ser especializada, o que gerou a organização de linha, de staff e a funcional.
Princípio da autoridade: deveria haver uma linha de autoridade claramente definida, conhecida e reconhecida por todos.
Princípio da amplitude administrativa: cada superior deveria ter um limite de subordinados.
Princípio da definição: os deveres, a autoridade e a responsabilidade de cada cargo e suas relações com os outros cargos deveriam ser definidos por escrito e comunicados a todos.
AULA 2
Teoria Clássica da Administração
*
Luther H. Gulick
Gulick (1892 a 1983), americano, nascido no Japão, foi diretor do Instituto de Administração Pública, na Universidade de Columbia, e serviu como membro do Comitê de Gerenciamento Administrativo dos Estados Unidos da América, na gestão do presidente Roosevelt.
As funções administrativas eram: 
Planejamento: definição das linhas gerais das ações e dos métodos para alcançar os objetivos da organização.
Organização: estabelecer a estrutura formal das atividades organizacionais.
Assessoria: treinamento do pessoal e manutenção das condições favoráveis de trabalho.
Direção: tarefa contínua de tomar decisões e incorporá-las em ordens e instruções, e ainda a de liderança da organização como um todo.
Coordenação: estabelecimento de inter-relacionamento das várias partes do trabalho.
Informação: comunicação das informações para conhecimento e ações.
Orçamento: elaboração, execução e fiscalização orçamentárias, ou seja, o plano fiscal, a contabilidade e o controle 
AULA 2
Teoria Clássica da Administração
*
NAS ORGANIZAÇÕES
A Teoria Clássica da Administração representou um progresso e um refinamento acentuado da Teoria da Administração Científica;
Despertou a grande importância dos gestores para o sucesso da organização;
Defendia que a organização é um sistema formal de estrutura linear de níveis de autoridade, divisão do trabalho em unidades departamentais e com sistema de comunicação vertical simples;
Enfatizou a análise da organização de forma prática e direta;
Conscientizou que toda e qualquer organização necessitava ser administrada, independente da sua atividade ou condição;
Também defendeu a Administração como ciência, mas uma ciência que deveria se basear em leis ou em princípios;
AULA 2
Teoria Clássica da Administração
*
Estruturou a organização em diferentes setores para a eficiência na produção;
Estabeleceu normas, estruturação e critérios de funcionamento;
Deu ênfase à estrutura e a funcionalidade das organizações;
Identificou as funções básicas dentro de uma organização: técnicas, comerciais, financeiras, segurança, contábeis e administrativas;
Fundamentou o conceito de Administração como o processo de prever, organizar, comandar, coordenar e controlar (POCCC). 
Destacou a importância dos elementos do processo administrativo e que eles deveriam ser aplicados no trabalho do administrador em qualquer nível ou área das atividades de uma organização.
AULA 2
Teoria Clássica da Administração
*
CRÍTICAS À ADMINISTRAÇÃO CLÁSSICA
Abordagem simplificada da organização formal: a organização era apenas um simples mecanismo em termos lógicos, formais, rígidos e abstratos – não considerava o seu conteúdo psicológico e social com a devida importância.
Racionalismo e utilitarismo extremado na concepção da Administração.
Viu as empresas como um sistema fechado, não considerou o ambiente, sua ligação com fornecedores, concorrentes, clientes, etc.
Pouco trabalho experimental.
Mecanicismo: o homem era visto como mais um elemento da máquina.
Fayol também via o homem influenciado por dinheiro.
O que importava era a eficiência e nem sempre a eficácia.
Procurava sempre o desempenho máximo, não o ótimo.
AULA 2
Teoria Clássica da Administração
*
Resumo
A teoria clássica de Fayol, juntamente com Taylor são considerados o início da 
administração moderna. Definiu funções básicas da empresa, o conceito de administração
, bem como os chamados ,princípios gerais , aplicados como procedimentos universais 
em qualquer tipo de organização ou empresa.
Apesar das criticas esta teoria ainda é utilizada para iniciantes em administração , pois 
permite uma visão simples,clara e ordenada, Ela é indispensável na compreensão das 
bases da moderna administração.
AULA 2
Teoria Clássica da Administração
*
Taylor
Fayol
Administração Científica
Teoria clássica
 Ênfase nas tarefas 
Ênfase na estrutura 
Aumentar a eficiência da empresa por meio do aumento de eficiência no nível operacional 
C onfronto das teorias 
Aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos componentes da organização e das suas inter-relações
AULA 2
Teoria Clássica da Administração
*
FORMAR GRUPO , LER CASO DA GM pag. 75 e FAZER APRESENTAÇÃO DAS QUESTÕES EM SALA 
AULA 2
Teoria Clássica da Administração
*
Próxima Aula 
 - CONTEÙDO : Teoria das Relações Humanas 
Ler material didático - Teoria geral da administração –Rui Andrade / Nerio Anboni – Capitulo Escola das relações Humanas ,páginas 95 a 102 
 
Trazer resposta das “Questões Caso GM ” - pontuação para AV1

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais