Buscar

Aula 6 TGA.ppt

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Prof. Ana Paula Friedl 
apfriedl105@gmail.com
Cel 983337331
DISCIPLINA
TGA - TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
*
Unidade IV - Abordagem Neoclássica
4.1 - Prática Administrativa
4.2 - Princípios Básicos de Organização
4.3 - Funções do Administrador
*
Os autores desta teoria não formam uma escola bem definida , mais um movimento relativamente heterogêneo que recebe denominações como escola operacional ou entre os aspectos formais e os informais definidos pela escola clássica e escola do processo administrativo ;
È uma reação à influência das ciências do comportamento, e retomam grande parte do material desenvolvido pela teoria clássica reestruturando-os .
Principais autores :
Peter F. Dunker ,Ernest Dale , Harold Koontz, Cyril O´Donnell, Michael Jucius, Willian Newman , Ralph Davis, George Terry, Morris Hurley Louis Allen e ainda os autores da administração por objetivos 
*
Principais características :
Ênfase na prática da administração - objetividade e busca de resultados concretos , sem abandonar os conceitos , porém de forma prática ou seja operacionalizando-os.
Ênfase nos postulados clássicos - A estrutura da organização do tipo linear , funcional e linha de staff , as relações de linha de assessoria , o problema de autoridade e responsabilidade , a departamentalização e todos os conceitos clássicos são realinhados dentro da nova abordagem neoclássica .
*
Ênfase nos princípios gerais de Administração - Preocupam –se em estabelecer princípios gerais da Administração para orientar o administrador em suas funções sob os subordinados (planejar, organizar, dirigir e controlar ). Antigo olhar de Fayol para POCCC ( Prever , Orgnizar,Comandar, Coordenar e controlar )
Ênfase nos objetivos e nos resultados - É em função deles que a organização deve ser dimensionada, estruturada e orientada .Sãos os objetivos que justificam a existência e operação de uma organização , o que originou um dos principais produtos desta teoria , a chamada administração por objetivos (APO).
A APO consiste, basicamente, num processo que requer a identificação e descrição precisas de objetivos (a atingir) e prazos para conclusão e monitorização. Tal processo exige que o gestor e o funcionário concordem no que a administração pretende atingir no futuro e que todos desempenharão as suas funções em função dos objetivos - Peter Drucker em 1954 .
*
5 . Ecletismo nos conceitos - Absorvem o conteúdo de outras teorias , e define a formação do administrador na metade final do século xx.
*
Administração como Técnica Social 
Administração consiste em orientar , dirigir e controlar os esforços de um grupo de pessoas para um objetivo comum , e o administrador é aquele que possibilita o alcance dos objetivos com o mínimo de dispêndio de recursos e esforço e menos atrito entre outras atividades. Portanto Administração é basicamente uma técnica social de lidar com pessoas .
*
Aspectos administrativos comuns às Organizações 
Toda organização deve ser considerada sob o ponto de vista de eficiência e eficácia, simultaneamente. 
Eficácia é a medida do alcance de resultados enquanto que eficiência é a medida da utilização dos recursos neste processo.
Nem sempre eficácia e eficiência andam de mãos dadas . Uma Empresa pode ser eficiente em sua operação e pode não ser eficaz ou vice versa .
*
Princípios básicos da Organização 
Os Neoclássicos tem sua influência no conceito de organização formal . A Organização consiste em um conjunto de posições funcionais e hierárquicas orientado para o objetivo econômico de produzir bens ou serviços .
Os princípios da organização formal são :
*
Divisão do trabalho – Para ser eficiente a produção de bens ou serviços deve basear-se na divisão do trabalho que nada mais é que a maneira como o processo complexo pode ser decomposto em uma serie de pequenas tarefas que o constituem .Teve inicio na revolução industrial ( automatização e padrões de qualidade) e provocou uma grande mudança no conceito de produção.
*
Especialização – Como consequência da divisão das tarefas surge a especialização , ou seja cada órgão ou cargo passa ter funções e tarefas específicas e especializadas
*
Hierarquia – Outra consequência da divisão do trabalho é a diversificação funcional dentro da organização. As diversas funções impostas pela especialização exige o desdobramento da função de comando , cuja missão é dirigir todas as atividades para que estas cumpram harmoniosamente as respectivas missões .Em toda organização formal existe uma hierarquia que divide a organização em camadas ou níveis de autoridade .
*
*
Autoridade 
A medida que se sobe na escala hierárquica aumenta o volume de autoridade do administrador.
Para os clássicos autoridade é conceituada como poder formal ou seja o direito de dar ordens , de comandar outros para que executem ou não algo de maneira considerada adequada para a realização dos objetivos da empresa ou do órgão ( departamento) .
Para os neoclássicos é o direito formal e legitimo de tomar decisões , transmitir ordens e alocar recursos para alcançar objetivos desejados da organização.
Possui 03 características :
*
Características da autoridade 
É alocada em posições na organização e não em pessoas ;
É aceita pelos subordinados , os superiores tem o direito legitimo transmitido pela organização;
Flui para baixo através da hierarquia verticalizada
ADMINISTRAÇÃO
OPERAÇÃO
*
Responsabilidade
Significa o dever de desempenhar a tarefa ou atividade pra qual a pessoa foi designada.
O grau de Autoridade é proporcional ao grau de responsabilidade .
A responsabilidade é a obrigação exigida do subordinado para que realize seus deveres .
Ocupante 
do Cargo
Responsabilidade
Autoridade
Subordinado
Superior
*
Delegação
Processo de transferir autoridade e responsabilidade para posições inferiores na hierarquia .
Existem técnicas de delegação de autoridade :
Delegar a tarefa inteira – Desenvolve a iniciativa enquanto o gerente pode controlar melhor o resultados
*
Delegar à pessoa certa – O administrador deve saber conciliar talento da pessoa com a tarefa a ser executada , podendo avaliar os subordinados com independência nas decisões e que desejam assumir responsabilidades .
Delegar responsabilidade e autoridade - Ao designar uma tarefa o subordinado “escolhido”, deve se delegar a responsabilidade da realização desta tarefa da forma que julgar melhor . 
Proporcionar informação adequada- O subordinado deve compreender a tarefa e os resultados esperados( o quê, como, quando quem onde e por que ).
*
Manter Retroação – Linhas abertas de comunicação , que aumentam a auto confiança do subordinado dando a pista certa para orientação na execução da tarefa. 
Avaliar e recompensar desempenho – O administrador deve avaliar aos resultados alcançados e os métodos demonstrar os erros e consequências e recompensar trabalho bem feito com orgulho , recompensas financeiras e delegação de novas atividades. 
*
Centralização X Descentralização 
Qto maior a organização maior o numero de níveis hierárquicos em sua estrutura. Que representa a especialização da direção ou seja distribuição da autoridade e responsabilidade nos níveis da organização . A Estrutura formal é uma cadeia de níveis hierárquicos . Segundo FAYOL , - formato de pirâmide , tendo direção (nível institucional) no topo, os executores na base ( nível operacional ), e no nível intermediário , as camadas do meio de campo. Atualmente as empresas enxugam a organização para aproximar as bases do topo. 
*
Enquanto a teoria clássica defendia a organização linear (ênfase na centralização da autoridade) a administração cientifica defendia a organização funcional (descentralização de autoridade). Aportando o problema da centralização ou descentralização é bastante discutido pela teoria Neoclássica.
Centralização X Descentralização 
*
Centralização – Enfatiza a cadeia de comando, A organização é desenhada dentro da premissa de que o individuo no topo possui a mais alta autoridade e os demais é escalada pra baixo de acordo com sua posição no organograma. 
Centralização X Descentralização 
*
Vantagens Centralização : 
Tomada de decisão por pessoas com visão global da organização .
Tomadores de decisão mais bem preparados do que os níveis mais baixos
Decisões mais consistentes com os objetivos empresariais globais
Redução de custos operacionais uma vez que reduz duplicação de tomada de decisão
Funções – Areas que permitem maior especialização 
Centralização X Descentralização 
*
Desvantagens Centralização : 
Tomada de decisão por pessoas distantes dos fatos locais e das circunstâncias
Tomadores de decisão com pouco contato com as situações envolvidas
A linha de comunicação ao longo da cadeia escalar provoca demora e maior custo operacional
As decisões passam pela cadeia escalar possibilitando distorções no processo de comunicação
Centralização X Descentralização 
*
Descentralização – Decisões são distribuídas pelos níveis mais baixos da organização. A tendência moderna é descentralizar pra maior aproveitamento dos recursos humanos. A descentralização é maior quando :
As decisões importantes são toadas nos níveis mais baixos da hierarquia 
Menor supervisão sobre as decisões tomadas
Centralização X Descentralização 
*
A descentralização depende das circunstancias, existem 04 elementos que influenciam a uma maior descentralização:
Complexidade dos problemas organizacionais – maior versatilidade , rapidez e precisão nas decisões é impossível em quando a autoridade é concentrada em um só executivo. 
Delegação de autoridade – Como sinal de vitalidade e garantia de sobrevivência, a delegação é a resposta pra aumentar o esforço da organização e expandir-se.
Mudança e incerteza – Qto maior a necessidade de mudança e inovação maior a necessidade de descentralização.
Em tempos de Estabilidade - Em fases de risco , crise ou dificuldade a autoridade é centralizada no topo. 
Centralização X Descentralização 
*
Vantagens da Descentralização : 
As pessoas que vivem os problemas são as indicadas para resolve-los no local economizando tempo e dinheiro .
Aumenta a eficiência e a motivação , aproveita melhor o tempo e a aptidão dos funcionários, lhes dando senso de responsabilidade .
Melhora a qualidade das decisões , a medida que o seu volume e complexidade se reduzem deixando as decisões importantes para os altos funcionários.
Reduz gastos de tempo e papelada , toma-se na hora e sem burocracia uma decisão que levaria vários dias para ser comunicada .
Centralização X Descentralização 
*
Vantagens da Descentralização :
 
Gastos de coordenação reduzidos devida a autonomia para tomar decisões .Requer estrutura organizacional definida com politicas de tomada de decisão. 
Permite formação de executivos locais ou regionais motivados e mais conscientes de seus resultados operacionais.
Centralização X Descentralização 
*
Desvantagens da Descentralização : 
Falta de uniformidade nas decisões ( reuniões de coordenação e pessoal d central e regional podem reduzir o problema).
Insuficiente aproveitamento dos especialistas, pois se concentram na matriz ( melhora desde que matriz defina na relação das atividades campo X matriz ).
Falta de equipe apropriada no campo, requer treinamento e designação paulatina de funções .
Centralização X Descentralização 
* LER PROCESSO DE DESCENTRALIZAÇÂO DA GM – pag. 136 e 137 
*
O Processo Administrativo
Funções do administrador correspondem aos elementos da Administração que Fayol definira ( Prever , organizar , comandar coordenar e controlar), porem na era neoclássica com uma nova roupagem, variando de autor a autor conforme tabela 7.3- pag. 137(material didático – Chiavenato).
As funções administrativas são mais que uma sequencia cíclica , estão intimamente ligadas em uma interação dinâmica e interativa.
A literatura neoclássica se assenta no processo administrativo para explicar como as funções administrativas são desenvolvidas nas organizações .
*
O Processo Administrativo
Planejamento – Na organização nada é de improviso, deve se planejar antecipadamente. É a primeira função administrativa , define os objetivos e planos para atingi-los (quando e como).
Objetivos são resultados futuros que se pretende atingir 
 PRESENTE
FUTURO
Planejamento
Planos
Onde estamos agora 
Situação atual
Onde pretendemos chegar 
Objetivos pretendidos
*
Desdobramento dos objetivos – podem ser visualizados em uma hierarquia, que vão desde objetivos globais da organização (Amplos e genéricos - topo da hierarquia) até objetivos operacionais (rotina cotidiana - base da hierarquia).Desta hierarquia se desdobram os objetivos partindo dos organizacionais pra estabelecimento de politicas , diretrizes , metas , programas , procedimentos , métodos e normas.
O Processo Administrativo
*
Desdobramento dos objetivos
Amplitude
Detalhamento
Objetivos organizacionais
Estabelecimento dos objetivos da organização
Políticas
Colocação dos objetivos como guias para a ação
Diretrizes
Linhas mestras e genéricas de ação
Metas
Alvos a atingir a curto prazo em cada órgão
Programas
Atividades necessárias para cada meta
Procedimentos
Modos de execução de cada programa
Métodos
Planos para execução de tarefas 
Normas 
Regras pra cada procedimento
Maior 
Maior 
Menor 
Menor 
*
Abrangência do planejamento 
O Planejamento também seguem uma hierarquia, existindo 03 níveis : Planejamento estratégico , tático e operacional 
Planejar :
Definir objetivos
Verificar as coisas estão hoje 
Desenvolver premissas sobre condições futuras
Identificar meios para alcançar os objetivos 
Implantar os planos de ação necessários
 Organizar 
 Dirigir 
 Controlar
*
Abrangência do planejamento 
O Planejamento Estratégico - Mais amplo abrange toda a organização:
Projetado a longo prazo em media 5 anos 
Preocupa-se com objetivos organizacionais
É definido pelo nível institucional , e corresponde a plano maior que todos os demais estão subordinados 
*
Abrangência do planejamento 
O Planejamento Tático - Abrange cada departamento ou unidade da organização:
Projetado para médio prazo normalmente exercício anual
Abrange os recursos específicos e preocupa-se com atingimento de objetivos departamentais 
É definido pelo nível intermediário em cada departamento da organização 
*
Abrangência do planejamento 
O Planejamento Operacional - Abrange cada tarefa ou atividade específica:
Projetado a curto prazo , imediato 
Preocupa-se com alcance de metas específicas
É definido pelo nível operacional pra cada atividade ou tarefa 
*
Tipos de plano
O planejamento produz um resultado imediato o plano . Constitui o evento intermediário entre o evento o processo e a elaboração e a implementação .Todos os planos tem um proposito comum : a previsão , a programação e a coordenação de uma sequencia lógica pra o alcance dos objetivos 
 ( o que, quando, como, onde e por quem )
*
Tipos de Plano 
Existem 04 tipos de planos que podem ser estratégicos, táticos ou operacionais , conforme seu nível de abrangência.
Procedimentos- São relacionados a métodos de trabalho , sempre são planos operacionais .e são representados por gráficos denominados fluxogramas
*
Tipos de Plano 
2. Orçamentos – Relacionados a dinheiro , receita ou despesa, dentro de um determinado espaço de tempo. Podem ser estratégicos ( envolvem a empresa como todo e a longo prazo – planejamento financeiro estratégico ), podem ser Táticos ( cobrem determinado departamento ou unidade a médio prazo ( orçamento anual de propaganda) ou operacionais curto prazo e de dimensão
local ( fluxo de caixa dos orçamentos de reparo ou manutenção etc.)
*
Tipos de Plano 
3. Programas ou programações – Relacionados a tempo e atividades a serem executadas. O métodos de programação podem varias desde os mais simples agendas a mais complexos que exigem técnicas matemáticas avançadas ou processamento de dados por computadores para correlacionar interdependência entre variáveis. O programa mais simples é o cronograma e programas complexos utilizam técnicas como PERT(Program Evaluation Review Technique)
4. Regras ou Regulamentos – São planos operacionais relacionados a comportamento de pessoas em determinadas situações , visam substituir o processo decisório individual .
*
Organização
A palavra organização pode assumir vários significados:
Organização como entidade social- Pois é constituída por pessoas e desenhada para alcançar resultados( gerar lucros – empresas ou satisfação social – organizações). Podendo ser vista sob 02 aspectos:
*
	A. Organização formal - É formalizada oficialmente ou 	seja planejada e definida no organograma pela direção 	e comunicada a todos por meio de manuais. 
	B. Organização Informal – É a organização que surge 	espontaneamente de grupos por afinidades e não 	aparecem no organograma ou em qualquer documento 	formal.
*
ORGANIZAÇÃO
2. Organização como Função administrativa – Ato de organizar , estruturar e integrar os recursos e as relações entre eles.
Consiste em :
Determinar atividades necessárias para alcance dos objetivos planejados (especialização)
Agrupar as atividades (departamentalização)
	Designar as atividades as pessoas específicas (cargos e tarefas) 
*
Atividade - Resolver em grupo Caso “Como vai a IBM” 
 pagina 250 e 254 , apresentar a turma. 
Trazer exercício na próxima aula para entrega 
*
Próxima Aula
 
 - CONTEÚDO : Abordagem Comportamentalista
-

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais