Buscar

TIPOS DE CONHECIMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TIPOS DE CONHECIMENTO
MITOLOGICO – São lendas passadas de geração pra geração utilizada para explicar fatos através de mitos. Ex – cupido do amor.
FILOSOFICO – Conhecimento, indagações e reflexões sobre a vida.
CIENTIFICO – Comprovação de fatos através de pesquisas. Ex – chá de maracujá, a fruta em si não acalma mais a folha sim.
RELIGIOSO – Crença em algo sagrado, o qual orienta a vida. Ex- a vaca é um animal sagrado na Índia.
SENSO COMUM – Conhecimento popular de forma empirica. Aquilo que se acredita. Ex - chá pra tudo.
CIENCIAS SOCIAIS
ANTROPOLOGIA – cultura de um grupo social, costumes, crenças, valores.
CIENCIA POLITICA – Instituições políticas , governo, partido político, eleições.
SOCIOLOGIA – Estudo das relações sociais dentro das instituições sociais. Ex – família, trabalho, escola.
	CIENCIA NATURAL
	CIENCIA SOCIAL
	Observação, experimentação e comprovação
	Observação, experimentação e resultade dentro de um determinado grupo.
	Objetividade
	Subjetividade
	Ex – remédio pra alergia.
	Ex – torcidas organizadas – nem todos partilham da mesma opinião sobre algo porem tem um mesmo gosto em comum.
	-
	Metodo quantitativo – ‘x’% de determinada torcida organizada reúne-se 2x por semana.
	-
	Metodo qualitativo – Apresenta estatística, números.
REVOLUÇÃO FRANCESA – Ocorreu na França, tinha com tema - IGUALDADE, FRATERNIDADE E LIBERDADE.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - Ocorreu na Inglaterra. Durante esse período houve a expansão do comercio para países da Ásia e África.
DARWINISMO SOCIAL – ‘Morte ao mais fraco’. Visão de inferioridade de outras raças. Essa teoria explica o domino de uma raça sobre outra, por se acreditar que somente os fortes podem sobreviver. Procurou criar uma eugenia – raça pura.
RELATIVISMO CULTURAL –  é um processo de observar outras culturas pelo ponto de vista da cultura observada.
CULTURA – Cultura significa todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membro.
ETNOCENTRISMO – é quando achamos que nossa cultura é o centro de tudo, melhor que as outras.
ETNOGRAFIA – É o estudo das culturas dentro do meio em que ela está inserida.
DIVERSIDADE CULTURAL – grande quantidade de culturas em um mesmo local.
MUTICULTURALISMO – Coexistência de varias culturas no mesmo território.
O que é Antropologia:
Antropologia é uma ciência que se dedica ao estudo aprofundado do ser humano. É um termo de origem grega, formado por “anthropos” (homem, ser humano) e “logos” (conhecimento).
A reflexão sobre as sociedades, o homem e o seu comportamento social é conhecida desde a Antiguidade Clássica pelo pensamento de grandes filósofos. Em destaque há o grego Heródoto, considerado o pai da História e da Antropologia.
No entanto, foi somente com o Movimento Iluminista no século XVIII que a Antropologia se desenvolveu como ciência social, através do aprimoramento de métodos e classificações humanas. Neste período, o relato de viajantes, missionários e comerciantes sobre os hábitos dos nativos das novas terras descobertas e os debates sobre a condição humana, foram muito importantes para o desenvolvimento dos estudos antropológicos.
Estudar o ser humano e a diversidade cultural, envolve a integração de diversas disciplinas que procuram refletir sobre todas as dimensões humanas. Historicamente, estas dimensões ocorrem na divisão da antropologia em duas grandes áreas:
1. Antropologia Física ou Biológica
Estuda os aspectos genéticos e biológicos do homem. Também é chamada de bioantropologia, e é dedicada a entender os mecanismos de adaptação e evolução do homem.
Entre seus objetos de estudos estão as características genéticas que diferenciam povos e possibilitam que eles sobrevivam em determinados ambientes. Como por exemplo, ao estudar as condições do sistema digestivo diferentes de outros humanos, a resistência da pele ao sol em regiões de maior incidência, entre outras questões genéticas.
A antropologia forense utiliza de conhecimentos da antropologia biológica para elaborar seus lados de identificação de cadávares e estudos sobre crimes, de forma a ser usado pelo direito penal.
2. Antropologia Social
Analisa o comportamento do homem em sociedade, a organização social e política, as relações sociais e instituições sociais.
A antropologia social difere da sociologia no objeto da investigação: enquanto a sociologia se dedica a entender os movimentos e estruturas sociais de uma forma macro, a antropologia social é voltada à relação que o homem estabelece com estes fenômenos em uma busca mais centrada no ser, em um "olhar para dentro".
A divisão norte-americana da antropologia não usa o conceito de antropologia social, e sim a chamada Antropologia Cultural.
A Antropologia Cultural investiga as questões culturais que envolvem o homem, sendo seus costumes, mitos, valores, crenças, rituais, religião, língua, entre outros aspectos, fundamentais na formação do conceito de cultura antropológico.
São conceitos trabalhados pela antropologia social as noções de cultura e de alteridade.
Dentro do escopo da antropologia cultural ainda há os estudos da linguística e a etnografia como campos de especialização.
A etnografia é o método de pesquisa próprio da antropologia e corresponde à também chamada observação participante. O antropólogo, ou que nesta função também pode ser chamado de etnógrafo, acompanha de perto o grupo que está estudando, vivendo como eles, dentro da comunidade. A partir deste trabalho de campo o antropólogo realiza suas análises em seu diário de campo, para aí então reunir a sua percepção prática as teorias vistas na revisão de literatura e então desenvolver o trabalho etnográfico.
O que é Sociologia:
Sociologia é a ciência que estuda as relações entre as pessoas que pertencem a uma comunidade ou aos diferentes grupos que formam a sociedade.
É uma ciência que pertence ao grupo das ciências sociais e humanas. O objeto de estudo da sociologia engloba a análise dos fenômenos de interação entre os indivíduos, as formas internas de estrutura (as camadas sociais, a mobilidade social, os valores, as instituições, as normas, as leis), os conflitos e as formas de cooperação geradas através das relações sociais.
A sociologia estuda as relações de formalidade presentes na vida e nas sociedades. Como é relativa aos fatos e à realidade, não determina regras dos estados sociais e das particularidades da conduta humana, porque esse é objetivo da filosofia e ética social. A palavra "sociologia" foi criada por A. Comte, mas o conceito surgiu através do pensamento social e filosófico do iluminismo (por exemplo: em Montesquieu e Hobbes) e no idealismo alemão (por exemplo: Hegel).
A sociologia abrange várias áreas, existindo sociologia comunitária, sociologia econômica, sociologia financeira, sociologia política, sociologia jurídica, sociologia do trabalho, sociologia familiar, etc.
Através das pesquisas sobre os fenômenos que se repetem nas interações sociais, os sociólogos observam os padrões comuns para formularem teorias sobre os fatos sociais. Os métodos de estudo da sociologia envolvem técnicas qualitativas (descrição detalhada de situações e comportamentos) e quantitativas (análise estatística).
Surgimento da Sociologia
A sociologia surgiu no século XVIII como disciplina de estudo sobre as consequências de dois grandes acontecimentos, a Revolução Industrial e a Revolução Francesa, que causaram profundas transformações econômicas, políticas e culturais na sociedade daquele período.
O termo sociologia foi utilizado primeiramente com o filósofo francês Auguste Comte no seu Curso de Filosofia Positiva, em 1838, na tentativa de unificar os estudos relativos ao Homem, como a História, a Psicologia e a Economia. A corrente sociológica positivo-funcionalista, fundada por Comte, foi mais tarde desenvolvida por Émile Durkheim.
Outras importantes correntes sociológicasforam iniciadas por Karl Marx e Max Weber.
Sociologia da educação
A sociologia da educação é vista como uma área da sociologia, que tem como finalidade estudar a interação entre a escola (que é vista como um elemento de socialização) e a sociedade onde está inserida. Além disso, também contempla a escola como uma organização e instituição social.
Sociologia do trabalho
A sociologia do trabalho estudo os fenômenos sociais que ocorrem no mundo do trabalho. Além disso, a sociologia do trabalho estuda a organização e evolução na área do trabalho e a sua influência social desses fenômenos.
Sociologia do direito
A sociologia do direito remete para os fenômenos jurídicos ou da área do direito na nossa sociedade.

Outros materiais