Buscar

Avaliação 1º Bimestre Estatística

Prévia do material em texto

Avaliação 1º Bimestre Disciplina Estatística
Nome:								nº
1 - Uma das áreas de interesse da Estatística é fazer a inferência estatística. Comente em linhas gerais o que é uma inferência estatística, o que é população, o que é amostra e quais são as características de uma amostra confiável. 
2 - Discorra sobre o que é estimativa pontual e estimativa por intervalo de confiança. Descreva qual é a interpretação correta de um intervalo de confiança.
3 - Efetuou-se um estudo para identificar a proporção de estudantes gaúchos regularmente matriculados na FURG. Foi obtida uma amostra aleatória simples de 498 estudantes na FURG e constatou-se que 200 estudantes não eram oriundos do estado do RS. Construa um intervalo de confiança de 97% de confiança para a proporção populacional “p”.
4 - Existe a intenção de se estimar a produção média de resíduo sólido por habitante (kg/habitante/dia) do município de Rio Grande. Foi efetuada uma amostragem aleatória simples de 200 residências. Assumindo que a produção de lixo é normalmente distribuída, construa um intervalo de confiança de 98% para toda a população de Rio Grande. Estatísticas amostrais: média=0,650 kg/habitante/dia e s=0,120 kg/habitante/dia.
5 - A inferência estatística usa dados amostrais testar uma hipótese sobre um parâmetro populacional. Discorra sobre o que é uma hipótese, como se configura uma hipótese nula e uma hipótese alternativa.
6 - A estatística de teste é um valor usado para se tomar a decisão sobre a hipótese nula com a suposição de que a hipótese nula seja verdadeira. Assim comente o que é uma região de aceitação, uma região de rejeição, nível de significância e um valor crítico.
7 - Um estudo nacional constatou que 52% da população brasileira é afetada por algum tipo de alteração ambiental. Efetuou-se uma amostragem aleatória simples de 500 pessoas no município de Rio Grande e foi verificado que 285 das pessoas são afetadas por alterações ambientais. Efetue um teste de hipótese com um nível de significância de 5% para verificar se a proporção de pessoas de Rio Grande afetadas por alguma alteração ambiental é diferente da proporção da população brasileira afetada:
H0 - H1 - Valor crítico - P Valor - Conclusão
8 – Faz-se necessário verificar se dois arroios estão contaminados por matéria orgânica oriunda da produção de suínos. Foi efetuada uma amostragem aleatória de 7 pontos amostrais tanto no arroio 1 como no arroio 2. Fazer um teste de hipótese com nível de significância de 2% para avaliar se existe diferença na concentração de matéria orgânica entre os dois arroios, 
Dados em mg/l
DBO (demanda bioquímica de oxigênio) Arroio 1: 110, 115, 125, 155, 145, 155, 113
Desvio Padrão: 20
DBO (demanda bioquímica de oxigênio) Arroio 2: 225, 155, 145, 152, 147, 200, 162 Desvio Padrão: 30
H0 - H1- Valor crítico - P valor - Conclusão

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes