Buscar

23.10.2017 fichamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

23.10.2017 fichamento 
Administração Estratégica - O Desafio Constante
Abordagem Conceitual 
A administração estratégica é um desafio constante para os administradores. Os ambientes e suas mudanças constantes exigem rapidez e assertividade para enxergar as mudanças, tendências e adotar um posicionamento estratégico. Isso determinará o sucesso ou insucesso da organização, independente de a organização ter ou não fins lucrativos. Não se trata apenas de se estabelecer objetivos e imputá-los às equipes, uma vez que, são muitos os fatores a considerar. A análise dos ambientes, dos pontos fracos e fortes da empresa alinhada à missão, aos objetivos gerais e seus Stakeholders, ou seja, outras empresas, clientes, fornecedores, funcionários, credores e comunidades, fazem do planejamento e a adoção da estratégia uma tarefa ainda mais desafiadora. 
Definição – Administração Estratégica
“Estratégia refere-se aos planos de Alta-administração para alcançar resultados consistentes com a missão e os objetivos gerais da organização.” (Wright, Peter L., p.24, 2000). O autor entende que a administração estratégica pode ser vista como uma série de passos em que a Alta-administração deve realizar as seguintes tarefas:
1. analisar as oportunidades e ameaças ou limitações que existem no         ambiente externo;
2. analisar os pontos fortes e fracos de seu ambiente interno;
3. estabelecer a missão organizacional e os objetivos gerais;
4. formular estratégias (no nível empresarial, no nível de unidades de negócio e no nível funcional) que permitam à organização combinar os seus pontos fortes e fracos com as oportunidades e ameaças do ambiente;
5. implementar as estratégias; e
6. realizar atividades de controle estratégico para assegurar que os objetivos gerais da organização sejam atingidos.
A interpretação das tarefas demonstra que o processo é seqüencial e que estão diretamente inter-relacionadas. “ Cada estágio do processo de administração estratégica deve ser considerado em conjunção com os demais porque uma mudança em um ponto qualquer afetará outros estágios do processo.” (Singer, A. E., p. 191-213, 1994).
A administração estratégica é um processo constante e a organização deve promover adaptações articuladas entre seus pontos fortes e fracos com o ambiente para se manter competitiva. “ A organização é afetada por forças ambientais externas. Mas as organizações também causam impactos sobre seu ambiente externo.” (Barney, J. B., p. 791-800, 1986). Com a mesma ótica, porém, de forma mais abrangente esclarece: “ A legislação federal, por exemplo, é influenciada pela atividade de lobistas; o ambiente ecológico pode ser melhorado por meio de ações de responsabilidade social empresarial; o comportamento do consumidor pode ser influenciado via propaganda e promoções de vendas; varejistas grandes e economicamente poderosos podem afetar as ações de fornecedores; e estratégias de preço e melhorias no produto certamente influenciam as atividades dos concorrentes.” (Longernecker, J. G., Academy of Management Review, n. 3, p. 682, 1978).
A estratégia e a sua importância
São muitos os fatores que justificam a importância da “estratégia”, principalmente para o mundo globalizado. A organização vivencia constantes ameaças por meio das concorrências, sejam regionais, nacionais ou internacionais e o governo é uma influência constante. Com isso, entende-se a importância do “líder” numa organização. “Em administração estratégica, pode-se argumentar que o executivo ideal do futuro será um líder, não um mero administrador.” (O’Reilly, B., Fortune, p. 37-47, 24 Jan. 1994).
A quem compete às decisões estratégicas
As decisões estratégicas são responsabilidade da Alta-administração da organização, embora, o porte e o tipo da empresa, diferenciará os envolvidos nas decisões. “Além de envolver mais de uma área da organização, as decisões estratégicas geralmente requerem a obtenção e alocação dos recursos dimensionados (humanos , organizacionais e físicos). E depois, as decisões estratégicas envolvem um longo período de tempo, algo entre alguns anos até uma década. Em conseqüência, as decisões estratégicas são orientadas para o futuro, com ramificações a longo prazo. Em outras palavras, as decisões estratégicas requerem comprometimento.” (Ghemawat, P., The Free press, 1991).
Criando um diferencial e riquezas por meio da administração estratégica
É evidente que se espera bons resultados com a implementação da administração estratégica, no entanto, conforme mencionado, é importante entender que esse é um processo contínuo e que necessita de aferições constantes. “Ocasionalmente, é claro, a estratégia pretendida pela administração é implementada, mas normalmente a estratégia pretendida e a estratégia realizada (o que a administração implementa na realidade) diferem.” (Mintzberg, H., p. 14-15, 1988). Peter Wright acrescenta: “A razão disso é que ocorrem eventos ambientais ou organizacionais não previstos que provocam mudanças na estratégia pretendida.” A analogia demonstra que o planejamento estratégico por si não dá certeza de ótimos resultados, mas deixa claro que a Alta-administração e todos os envolvidos, devem possuir a sensibilidade necessária para identificar e promover as mudanças estratégicas necessárias; e para realinhar as ações da empresa com as mudanças ambientais, mantendo o foco para os macroobjetivos e para os resultados planejados pela organização. 
Portanto, a administração estratégica começa com a determinação de fatores que podem ser estabelecidos por meio da análise de S.W.O.T., determinando a missão e os objetivos de uma empresa, identificando os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças. Após a implementação , a ênfase e os esforços são direcionados para o controle estratégico como forma de garantir que as estratégias tenham sucesso para se atingir os objetivos. A administração estratégica é um grande diferencial para competitividade entre as organizações.
Fonte: admistradore.com

Outros materiais