Buscar

Aula 1 A Estrutura da Personalidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aula1 Saúde Mental 	- � PAGE �3� -
Psiquiatria
Parte da medicina que trata do estudo e do tratamento das doenças mentais. É uma atividade de fundamentos multidisciplinares entre Biologia, Fisiologia, Histologia, anatomia, Psicologia, Filosofia, Farmacologia entre outras.
Enfermagem Psiquiátrica
É um processo no qual o enfermeiro auxilia um indivíduo, família, comunidade, com o objetivo de promover a saúde mental, prevenir ou defrontar com a experiência da enfermidade mental e contribuir para melhor qualidade de vida.
A Estrutura da Personalidade
 A personalidade é composta de três grandes sistemas: o id; o ego e o superego. Embora cada um destes sistemas tenha suas próprias funções, propriedades, princípios operantes, dinamismos e mecanismos, atuam um sobre o outro tão estreitamente que é difícil destacar seus efeitos e determinar a contribuição de cada um para o comportamento humano. O comportamento é quase sempre o resultado da interação desses três sistemas, raramente um sistema funciona isoladamente.
Divisão do Aparelho Psíquico descrito por Freud
O Id
O id é o sistema original da personalidade, é a matriz, a partir da qual o ego e o superego se diferenciam. O id é formado pelos aspectos psicológicos herdados e presentes no nascimento. É o reservatório da energia física que põe em funcionamento os outros sistemas. 
O id é totalmente inconsciente, são instintos, as atividades do id consistem de impulsos que obedecem ao princípio do prazer, isto é, buscam o prazer e evitam a dor. Representa o mundo interno da experiência subjetiva e não tem conhecimento da realidade objetiva. 
 
O id não tolera aumentos de energia experimentados como estados desconfortáveis de tensão. Quando o nível de tensão do organismo se eleva, o id funciona de maneira a descarregar a tensão imediatamente, fazendo o organismo retornar a um nível de conforto constante e de baixa energia. Esse princípio da redução da tensão, pelo qual o id opera, é denominado o princípio do prazer, pois evita a dor para obter o prazer.
O Ego
O ego existe porque as necessidades do organismo requerem transações apropriadas com o mundo objetivo da realidade. A diferença básica entre ID e o Ego residem em que o primeiro conhece somente a realidade subjetiva da mente, enquanto que o segundo faz a distinção entre as coisas da mente e as do mundo exterior. O Ego obedece ao principio da realidade, é o intermediário entre o mundo interno e o mundo externo e apresenta as seguintes funções: 
Preservação do sentido da realidade;
Percepção; 
Execução;
Homeostase ( equilíbrio entre o instinto e o meio ).
O Superego
Ele é o representante interno dos valores e ideais e tradicionais da sociedade, transmitidos pelos pais e reforçados pelo sistema de recompensa e castigos impostos à criança. O Superego é a arma moral da personalidade; representa mais o ideal do que o real e luta mais pela perfeição do que pelo prazer. Sua preocupação principal é decidir se alguma coisa é certa ou errada, de modo que o individuo possa agir em harmonia com os padrões morais autorizados pelos agentes da sociedade.
De modo geral podemos considerar o ID como componente biológico da personalidade, o EGO como componente psicológico, e o SUPEREGO como componente social.
DIVISÃO TOPOGRÀFICA DA PERSONALIDADE
Consciente – é o que esta acontecendo no momento ( tudo que se tem consciência).
Pré-consciente – são situações que ficaram e que se tornam conscientes quando se quer, quando são estimuladas.
Inconsciente - é a parte principal do psiquismo e que esta fora da nossa consciência. Nunca se tornam conscientes.
Referência Bibliográfica
TOWNSEND, Mary C. Enfermagem Psiquiátrica. Conceitos de cuidados. 3 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A . , 2002. 
KAPLAN, Harold. Manual de psiquiatria clinica. 2 ed.; Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

Outros materiais