Buscar

redaçao e provas discursivas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1. Avaliação I - Redação Individual () 
Comunicação e Linguagem (ADG08) 
Prova: 
QUESTÃO: 
1. O que determina o uso de determinado registro da língua, em geral, é o contexto . Deste modo, em dada situação, usa -se o registro mais próximo ou mais distante da dita norma culta da língua. Como exemplo, pense que, numa conversa entre amigos, o registro selecionado não é o mesmo que se utilizaria numa entrevista de emprego ou num discurso de formatura. Por esse motivo, 
há que se dizer que a língua falada difere da língua escrita, e ainda que a língua falada varia conforme o local, a situação, a profissão desempenhada etc. Mais do que isso, ao escrever, utilizamos a Gramática Normativa, mas ao falar, sendo a fala algo muito particular, adaptamos esta conforme requer o contexto. Assim, fala e escrita, em muitas situações, são diferentes, uma mais elaborada e outra mais espontânea. Acerca dos fatores que podem provocar variações na língua falada, escreva uma redação com 
o tema: LÍNGUA FALADA E LÍNGUA ESCRITA: IGUALDADES E DIFERENÇAS. 
RESPOSTA ESPERADA: 
A língua e a fala, por serem uma geral e a outra mais particular, sofrem variações, seja na modalidade falada o u escrita, seja por causa do contexto, do momento e da situação de uso, como a fala. Na modalidade escrita, a língua pode variar com relação à modalidade falada, d e modo que, ao ser escrita, a língua sofre a i imposição das regras da dita gramática normativa, o que a torna mais presa, mais restrita, de mandando um grande esforço de precisão na elaboração das frases, na pontuação, na aplicação das regras. Já na fala, existe maior liberdade, havendo uso de entonação da voz, sem a necessidade de pontuação, o vocabulário é mais simples, mais alusivo, sem necessidade de regras, como possibilidade de gesticulação. Quanto à variação da fala, esta pode se r motivada por vários fatores, entre eles a geografia, a condição social, o fator profissional e o contexto. Tais fatores deter minam o uso de um registro mais próximo ou mais distante da d ita norma culta da língua. 
3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta () 
Comunicação e Linguagem (ADG08) 
	QUESTÃO: 
1. Existem três classificações na acentuação, de acordo com a sílaba tônica. A palavra pode ser oxítona, paroxítona ou proparoxítona. Conceitue cada classificação e cite a regra de acentuação para cada caso. 
RESPOSTA ESPERADA: 
De acordo com a tonicidade da sílaba, as palavras podem ser classificadas em: 
Proparoxítonas: quando a antepenúltima sílaba é a mais forte. Todas as palavras leva m acento. Ex.: sábado. 
Paroxítonas: quando a penúltima sílaba é a mais forte. Acentuam-se todas as palavras paroxítonas com a seguinte terminação: 
*L ¿ amável, louvável, túnel... 
*N ¿ elétron, próton, hífen... 
*R ¿ açúcar, câncer... 
*X ¿ ônix, tórax, xérox... 
*Ps ¿ bíceps, tríceps, fórceps... 
*us ¿ vírus, bônus, ânus... 
*ã(s) ¿ órfã, ímã... 
*ão(s) ¿ bênção, órfãos, órgãos... 
*ei (a) ¿ pônei, jóquei... 
*i(s) ¿ táxi, júris, tênis... 
*um (uns) ¿ bônus, álbum, álbuns... 
*Ditongo crescente: sério, ânsia, mágoa…
Oxítonas: quando a última sílaba é a mais forte. 
Acentuam-se todas as palavras oxítonas ter minadas em: 
*a(s): Pará, sofás, babá... 
*e(s): café, chulé, boné, pontapé... 
*o(s): jiló, avó, avôs... 
*em (ens): também, parabéns, alguém... 
2. Os gêneros textuais são os textos que circulam na sociedade e que desempenham diferentes papéis comunicativos. Quando se classifica um texto como narrativo, descritivo ou dissertativo, não se está deter minando o gênero, mas uma tipologia textual predominante. Disserte sob re os três gêneros textuais mencionados.
RESPOSTA ESPERADA: 
* A Narrativa apresenta uma sucessão de eventos, uma unidade temática, um processo, uma intriga e uma avaliação final. O esquema da sequência narrativa pode ser descrito a partir de cinco elementos, que são: situação inicial, complicação (ou conflito), desenvolvimento (ações e reações), clímax e situação final (ou desfecho). O agente é o narrador, o objetivo é relatar. 
* Os textos descritivos são uma exposição de diversos aspectos que configuram o objeto sobre o qual incide a descrição. O agente é o observador, o objetivo é o identificar. 
* Dissertar é debater, expressar ponto de vista. É desenvolver argumentos que fundamentem posições. É dar exemplos, é tirar conclusões, é apresentar um texto com organização lógica das ideias. Basicamente um texto em que o autor mostra as suas ideias. O agente é o argumentador, o objetivo é discutir, informar ou expor . 
3. O ato de comunicação é um processo inerente ao ser humano, que se caracteriza pela troca de informações entre inter locutores, de modo que um é o emissor e o outro o receptor, alternando-se as funções durante o processo. Nesse processo, pode ocorrer o uso da palavra ¿ escrita ou falada ¿ ou então o uso de gestos, sons, símbolos, cores, sinais ¿ exemplo poderia ser a Linguagem Brasileira de Sinais. De u m modo geral, em todos os processos comunicativos, ocorre a presença da linguagem. Esta pode caracterizar -se pela presença ou não de palavras. Tem-se,assim, no ato comunicativo o uso de dois tipos de linguagem: verbal e não verbal. Explique a ocorrência desses dois tipos de linguagem no processo de comunicação. 
RESPOSTA ESPERADA: 
Quando se estabelece comunicação, pode -se utilizar a palavra, esta na modalidade falada ou escrita. Nesse caso, utiliza-se a linguagem verbal, as informações são transmitidas através de palavras. Esse é o tipo mais comum de linguagem utilizado no dia a dia, em conversas, textos escritos, elaboração de diferentes tipos de textos escritos: jornalísticos, receitas, poesias, artigos etc. Outra forma de estabelecer o ato comunicativo se dá pela não utilização do código verbal,ou seja, não se vale de palavras, mas de sinais, gestos, sons, cores, roupagens, símbolos de um modo geral. Trata -se, por isso, da linguagem não verbal. Há que se pensar, então, que uma é mais voluntária: linguagem verbal, enquanto a o utra é mais involuntária, espontânea, inconsciente: a linguagem não verbal.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais