Buscar

TESTE 5 DE CONHECIMENTO AULA 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1º TESTE DE CONHECIMENTO AULA 03
VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL E SAÚDE DO PROF. SEGUR.
Por definição entende-se por ¿violência¿ no trabalho os insultos, as ameaças e as agressões físicas. Esta violência pode ter como origem uma fonte do ambiente interno ou do exterior de uma organização. Diante destes fatos, construímos as seguintes afirmações: I ¿ Na verdade, só há que se falar em violência no trabalho se os fatores que o causaram são internos. II ¿ Trabalhar com valores (dinheiro, joias, etc), é um fator de risco. III ¿ Trabalhar em contato com o público é um fator de risco. Diante do exposto, podemos afirmar que:	
Certo	Apenas as assertivas II e III estão corretas.
Tomando por base a definição dada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (2010), podemos definir assédio moral como:	
Certo	Atos cruéis e desumanos que caracterizam uma atitude violenta e sem ética nas relações de trabalho, praticados por um ou mais chefes contra seus subordinados.
	
Segundo a Organização Mundial da Saúde ¿ OMS - (2004) são os seguintes os principais sintomas associados ao assédio:	
Certo	Psicopatológicos, psicossomáticos e comportamentais.
	
Segundo os autores Moraes et al. (2000)em um ambiente organizacional os profissionais de segurança pública são submetidos de forma permanente a um conjunto de pressões que estimula o surgimento de algum nível de estresse. Podem ainda serem adicionados ao estresse os seguintes riscos psicossociais relacionados ao trabalho : I Violência, assédio e bullying II Criminalidade , advertência e suspensão III Licença prêmio, desídia e demissão. Podemos afirmar que :
Certo	Apenas a assertiva I está correta.
	
Assinale a afirmativa correta : A Agência Europeia para a Segurança e a Saúde no Trabalho (2002) define o assédio moral como um comportamento reiterado e não razoável dirigido a um empregado ou a um grupo de empregados, que tem por objetivo :
Certo	Martirizar, humilhar, fragilizar ou ameaçar o alvo do assédio.
	
De acordo com a professora Adriana C. Calvo - mestranda da PUC/SP, (apud Ministério do Trabalho e do Emprego ¿ TEM -, 2010) há dois tipos de assédio sexual: chantagem e intimidação. Diante desta argumentação, resta claro que precisam existir requisitos para que seja caracterizado o assédio sexual. Apontamos alguns: I ¿ Tem que haver a presença de um assediado (vítima) e de um assediador (agente). II ¿ Tem que haver por parte do assediado (vítima) a rejeição a conduta do assediador (agente). III ¿ Não precisa haver entre o assediado (vítima) e o assediador (agente) a relação de emprego ou hierarquia. Diante do exposto, podemos afirmar que:	
Certo	Apenas as assertivas I e II estão corretas.
	
Assinale a afirmativa correta : Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (2010) assédio moral são atos cruéis e desumanos que caracterizam uma atitude violenta e sem ética nas relações de trabalho. Tal atitude é caracterizada como assédio desde que :
Certo	Praticada por um ou mais chefes contra seus subordinados.
	
Segundo a Organização Mundial da Saúde ¿ OMS - (2004) existem sintomas psicopatológicos associados ao assédio. Marque a assertiva que aponta um destes tipos de sintomas:	
Certo	Depressão.

Outros materiais