Buscar

TESTE 6 DE CONHECIMENTO AULA 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2º TESTE DE CONHECIMENTO AULA 03
VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL E SAÚDE DO PROF. SEGUR.
Assinale a afirmativa correta . De acordo com os autores Bender et al. (2006) ,a presença do assediado (vítima) e do assediador (agente); conduta sexual; rejeição à conduta; reiteração da conduta; relação de emprego ou de hierarquia , são os principais requisitos para caracterizar o :
Certo	Assédio sexual
Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego MTE - (2010) para combater o assédio sexual é necessário tomar as seguintes medidas : I Romper o silêncio ; II Reunir provas, como bilhetes, presentes e outros; III Relatar o acontecido ao setor de Recursos Humanos. Podemos afirmar que :
Certo	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
Para a Agência Europeia a inclusão de instalação de sistemas de iluminação e de vigilância por vídeo, nas organizações (empresas pública ou privada) constitui reconhecimento e sinais de alerta para a redução da violência no trabalho. Tal afirmativa pode ser classificada como sendo abordagens :
Certo	Preventivas
Assinale a opção correta que complementa a frase : "A ___________ pode ter como origem uma fonte do ambiente interno ou do exterior de uma organização."
Certo	Violência
	
Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (2010) assédio sexual no ambiente de trabalho consiste em constranger colegas por meio de cantadas e insinuações constantes com o objetivo de obter vantagens ou favorecimento sexual. Ainda segundo MTE (2010) essa atitude pode :
I- Ser clara ou sutil, ser falada ou apenas insinuada ; II - Ser escrita ou explicitada em gestos, vir em forma de coação; 
III - Vir em forma de chantagem. De acordo com as assertivas acima podemos afirmar que :
Certo	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
Aprendemos que são várias as formas de assédio moral. NÃO é uma dessas formas:	
Certo	A demissão por justa causa.
Sicrano, Policial Militar, é frequentemente humilhado na frente de seus colegas e superiores. Seu chefe imediato zomba de seu jeito de falar e andar, ridicularizando-os na frente dos demais policiais. Tomando por base a definição dada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (2010), podemos afirmar que Sicrano está sendo vítima de:
Certo	Assédio Moral.
	
Fulano, policial civil, está apresentando sinais que indicam a existência de uma úlcera gástrica. Ele vem sendo vítima de assédio moral no trabalho. Podemos dizer que tal doença é caracterizada como um sintoma:
Certo	Psicossomático.

Outros materiais