Buscar

TESTE 15 DE CONHECIMENTO AULA 08

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1º TESTE DE CONHECIMENTO AULA 08
VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL E SAÚDE DO PROF. SEGUR
Esta especialização da ergonomia trata de aspectos relacionados à anatomia humana, antropometria, fisiologia e biomecânica, envolvendo estudos da postura no trabalho, manuseio de materiais, movimentos repetitivos, distúrbios músculo esqueléticos relacionados ao trabalho, etc. Estamos falando da ergonomia:
Certo	Física.
	
Esta especialização da ergonomia trata de aspectos associados aos processos mentais, por exemplo: percepção, memória, raciocínio e resposta motora conforme afetem as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Envolve estudos sobre a carga mental de trabalho, tomada de decisão, interação homem computador, estresse, etc. Estamos falando da ergonomia:	
Certo	Cognitiva.
	
Certa empresa é contratada para realizar a Análise Ergonômica do Trabalho em uma unidade da PM. Os especialistas questionam a carga mental envolvida no trabalho, como se dá o processo de tomada de decisão, o treinamento e os softwares para que os profissionais interajam com os computadores e as possíveis relações entre o estresse e o trabalho desempenhado. Podemos afirmar que a empresa está explorando, neste primeiro momento, a ergonomia:	
Certo	Cognitiva.
	
Em relação às abordagens a ergonomia pode ser classificada quanto a abrangência, contribuição e interdisciplinaridade. A Polícia Militar do Estado ¿X¿ vem desenvolvendo ações na prevenção de acidentes e doenças do trabalho. Podemos classificar estas iniciativas dentro de qual classificação?	
Certo	Na medicina e enfermagem do trabalho, aspecto presente na interdisciplinaridade.
	
A Polícia Federal decide contratar empresa especializada em Análise Ergonômica do Trabalho. Na segunda etapa da Análise da Tarefa eles seguiram as seguintes rotinas: reconheceram e classificaram as principais exigências dos postos de trabalho, as sugestões de modificações, bem como apresentaram e discutiram com a direção da organização a viabilidade de implementação de medidas corretivas. Podemos afirmar que: I ¿ Faz parte da rotina reconhecer as principais exigências em cada posto de trabalho. II ¿ A empresa tem que listas as modificações a serem sugeridas. III ¿ Como as mudanças dependem de gastos (ou de investimentos), é cabível a discussão com a direção da instituição para priorização das medidas a serem implantadas. Diante do exposto, podemos afirmar que:	
Certo	Todas as assertivas estão corretas.
	
Em relação às abordagens a ergonomia pode ser classificada quanto a abrangência, contribuição e interdisciplinaridade. A Guarda Municipal da cidade ¿X¿ vem desenvolvendo projetos na área de Recursos Humanos. Podemos classificar estas iniciativas dentro de qual classificação?	
Certo	Na administração, aspecto presente na interdisciplinaridade.
Podemos definir a ergonomia cognitiva como sendo aquela:	
Certo	Associada aos processos mentais, por exemplo: percepção, memória, raciocínio e resposta motora conforme afetem as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Envolve estudos sobre a carga mental de trabalho, tomada de decisão, interação homem computador, estresse, etc.
	
A abordagem sociotécnica da organização do trabalho, que surgiu a partir de estudos realizados por Eric Trist, envolvendo as variáveis indivíduo, trabalho e organização, considera como base a :	
Certo	Satisfação do trabalhador com o trabalho.

Outros materiais