Buscar

TESTE 4 DE CONHECIMENTO AULA 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2º TESTE DE CONHECIMENTO AULA 02
SISTEMA DE SEGURANÇA PUBLICA
Não era uma das atribuições da Divisão Militar da Guarda Real de Polícia:
Certo	Investigação de crimes.
	
A Guarda Real foi substituída em 1831 pelo Corpo de Guardas Municipais Permanentes. Este último apresentava diferenças significativas em relação ao primeiro. Não é uma delas:
Certo	O regime militar.
Existem diferenças entre a atuação da Polícia Militar e a atuação do Exército, independentemente de sua organização ou cadeia de comando. Afirmamos que: I - Para a polícia, em tese, há o uso despropositado da força para o controle ou a administração de conflitos civis, dentro ou fora do seu próprio território, sendo que para a sua atuação, precisa ter ou não o consentimento do grupo social ao qual está vinculada ¿ o Estado. II - Para o Exército, o uso da força é combatente, impondo-se ao grupo social identificado como inimigo. III - A ação do Exército é cotidiana, precisando, dessa forma, agir em pronto emprego, em situações que requerem mais a atuação individual. Diante do exposto, podemos afirmar que:
Certo	Apenas a assertiva II está correta.
	
Considerada o embrião da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, foi criada, em 10 de maio de 1808, como órgão administrativo com poderes judiciais e funções administrativas na cidade, como responsabilidade pelas obras públicas e abastecimento da cidade, além de ser encarregada da vigilância da população, investigação de crimes e captura de criminosos. Estamos falando da:
Certo	Intendência Geral de Polícia da Corte.
	
Em relação ao Exército, é possível afirmar que:
Certo	O seu uso da força é combatente, impondo-se ao grupo social identificado como inimigo.
	
Em 1969, a Polícia Militar reassumiu a atribuição de policiamento ostensivo, tendo como missão constitucional (Constituição de 1967, art. 13, inciso 4):
Certo	Manutenção da ordem e segurança interna.
	
Afirmamos que a Constituição Federal trata da segurança pública, arrolando os órgãos responsáveis por ela. Entretanto, parece haver certa rivalidade entre as policias civis e militares, nos respectivos Estados em que atuam.
Do ponto de vista legal, positivado na lei maior do país, isto é possível?
Por que?
Certo	Não. As atribuições constitucionais são distintas, logo não pode haver rivalidade entre as 2 instituições.
	
Em 1831 foi criada a Guarda Nacional, como uma organização paramilitar, independente do exército, subordinada ao Ministério da Justiça e com várias funções, dentre as quais a manutenção da ordem pública e o auxílio do Exército na defesa das fronteiras. Eram frequentes os atritos entre a Guarda e as demais instituições responsáveis por manter a ordem pública. Estes atritos ocorriam porque:
	A Guarda apoiava Dom Pedro I.
Certo	Havia a percepção de um status superior entre os membros da Guarda em relação às outras forças policiais.

Outros materiais