Buscar

TESTE 5 DE CONHECIMENTO AULA 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1º TESTE DE CONHECIMENTO AULA 03
SISTEMA DE SEGURANÇA PUBLICA
Em um contexto democrático, cabe a uma polícia ostensiva:
Certo	Manter a paz por meios pacíficos, tendo o recurso do uso comedido da força física, o que a coloca diante de eventos criminais e não criminais.
A atual Constituição estabelece para os Estados e o Distrito Federal o sistema de duas polícias de ciclo incompleto. São elas:
Certo	A Polícia Militar e a Policia Civil.
	
Ocorreu um roubo a passageiros de um ônibus municipal. Observe as atuações dos órgãos abaixo: I ¿ O integrante da Polícia Militar prendeu o cidadão que cometeu o roubo. II ¿ O Delegado da Guarda Municipal fará o inquérito policial sobre o caso. III ¿ O Juiz analisará o inquérito policial para decidir se oferecerá a denúncia ou não ao Ministério Público. Diante do exposto, podemos afirmar que:
Certo	Apenas a assertiva I está correta.
	
É feita uma crítica contundente à Polícia Militar, no que se refere a ¿ideologia militar¿, identificada ainda hoje nas policias militares como uma herança da ditadura militar, quando sob a égide da Doutrina de Segurança Nacional, a Polícia Militar assumiu a missão da segurança interna através do ¿combate¿ ao ¿inimigo¿ do Estado. Diante do narrado, é possível afirmar que: I ¿ A ideia do papel da polícia em contexto democrático se baseia na construção da ordem pública com a participação de diferentes grupos sociais. II ¿ A ideia do papel da polícia em contexto democrático se baseia no fortalecimento da cidadania. III ¿ A ideia de inimigo a ser combatido adequa-se perfeitamente ao papel da polícia em contexto democrático. Diante do exposto, podemos afirmar que:
Certo	Apenas as assertivas I e II estão corretas.
Ao avistarmos Fulano, percebemos imediatamente que ele é Policial Militar. Tal fato vai ao encontro de qual atribuição constitucional conferida às Polícias Militares?
Certo	Policia Ostensiva.
	
Em relação a Polícia Militar, é correto afirmar que:
Certo	Juntamente com o Corpo de Bombeiros Militar, é força auxiliar e reserva do Exército.
A Constituição Federal de 1988 (CF 1988) determina como atribuição da Polícia Militar:
Certo	O policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública.
	
O sociólogo Egon Bittner defende que a polícia, de uma forma geral, deve atuar quando ¿algo que não deveria estar acontecendo está acontecendo e alguém deve fazer algo a respeito agora¿. Tal assertiva possibilita pensar o trabalho da Policia Militar:
Certo	Para além da atuação em ocorrências criminais.

Outros materiais