Buscar

TESTE 11 DE CONHECIMENTO AULA 05

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3º TESTE DE CONHECIMENTO AULA 05
SISTEMA DE SEGURANÇA PUBLICA
O caput do artigo 144 da Constituição Federal Brasileira impõe uma atribuição comum aos órgãos de segurança pública, dentre eles a Guarda Municipal. Qual seria esta missão?
Certo	Preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.
	
São órgãos de segurança pública municipais, que tem como atribuição constitucional a proteção de bens, serviços e instalações citadinas. A que órgão estamos nos referindo?
Certo	Guarda Municipal.
Sobre a influência da Polícia Militar na Guarda Municipal, é ERRADO afirmar que:
Certo	Não existe qualquer tipo de influência da Polícia Militar na Guarda Municipal.
Sobre o papel das prefeituras na área de segurança pública, temos as seguintes considerações: I - A participação das prefeituras na área da Segurança Pública, de forma geral, ainda é tímida no Brasil. II - Não raro, a mobilização do gestor municipal na área de segurança pública é decorrente de pressão social por respostas à violência e criminalidade na cidade. III ¿ Quase a totalidade dos municípios brasileiros possui uma Secretaria Municipal de Segurança Pública. Diante do exposto, podemos afirmar que:
Certo	Apenas as assertivas I e II estão corretas.
	
Com base em dados coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e disponibilizados na Pesquisa de Informações Básicas Municipais 2009 (FBSP, 2010), em relação às Guardas Municipais, é possível afirmar que:
Certo	Estão presentes em menos de 20% das cidades brasileiras.
	
A Constituição Federal aponta a missão constitucional das Guardas Municipais, no parágrafo oitavo do artigo 144.
Ao vermos o GM Fulano atento ao embarque e desembarque de passageiros em um ônibus municipal, podemos afirmar que ele está:
Certo	Protegendo um serviço municipal.
	
A Constituição Federal aponta a missão constitucional das Guardas Municipais, no parágrafo oitavo do artigo 144. É atribuição das Guardas Municipais:
Certo	A proteção de bens, serviços e instalações municipais.
A missão constitucional da Guarda Municipal é a proteção de bens, serviços e instalações do município. Alguns municípios têm apresentado arranjos e soluções locais para enfrentar a violência urbana em sua dimensão multicausal, e uma delas é a ampliação da atuação da Guarda Municipal visando a atender às necessidades da municipalidade. Sobre esta ampliação da atuação da GM, é ERRADO afirmar que:
Certo	Ela não poderia ocorrer, tendo em vista a especificação constitucional da GM.

Outros materiais