Buscar

Crédito tributário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Crédito tributário 
A obrigação tributária não dá direito ao poder Público de exigir o pagamento do tributo. Esse direito só nasce quando a obrigação tributária é transformada em crédito tributário. 
- Crédito: direito de exigir de outrem o pagamento de certa soma em dinheiro. 
- Crédito tributário: é o direito decorrente da obrigação tributária. 
- O crédito tributário se constitui pelo lançamento que, segundo o CTN, é a atividade administrativa, vinculada e obrigatória, que tem por finalidade: verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação e determinar a matéria tributável, ou seja, o bem que é o objeto da tributação em calcular o montante do tributo devido e identificar o sujeito passivo e propor a aplicação da penalidade cabível. 
 Uma vez lançado o tributo, temos o crédito tributário e o sujeito passivo, que devem ser notificados disso. 
- Tipos de lançamentos: 
• Por declaração ou misto (quando o sujeito passivo presta informações ao sujeito ativo para que ele faça o lançamento). Exemplo: O viajante, ao chegar à alfândega, declara os bens passíveis de tributação.
 • Por homologação (quando o sujeito passivo informa e antecipa o pagamento do tributo, sendo tudo homologado pelo sujeito ativo através de uma notificação). Exemplo: No IRPF o contribuinte declara e já paga o tributo por ele calculado. 
 • De ofício (quando o sujeito ativo lança o tributo sem a participação do sujeito passivo. Exemplo: É o que acontece no IPTU; no IPVA; etc. 
- O prazo para homologação pela Receita Federal, com a correspondente notificação ao sujeito passivo, é de 5(cinco) anos, contados da ocorrência do fato gerador.

Outros materiais