Buscar

Discurssiva Sociedade e Meio Ambiente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (347928) -Sociedade e Meio Ambiente (GAM08)
 Prova: 4783809
QUESTÃO:
1. Com o aprimoramento das técnicas de trabalho, além da agricultura, outras atividades passam a ter grande importância econômica e social para o desenvolvimento das cidades e respectiva economia. Desta forma, surgem os metalúrgicos, ourives e também os mercadores, pessoas responsáveis pela troca de mercadorias e figuras importantes para o desenvolvimento da época, conhecida como Idade do Bronze. Assim sendo, qual o nome da revolução que surge neste período? Explique como ocorreu esse processo nas comunidades.
RESPOSTA ESPERADA:
O nome da revolução que surge nesse período é a Revolução Urbana. Nestas comunidades agrícolas, que eram autossuficientes, a agricultura ainda é a principal atividade, mas divide agora com o comércio e artesanato especializado. As atividades econômicas, antes agrícola e pastoril, foram diversificadas e tornaram-se mais complexas com a multiplicação dos ofícios ou profissões. Um sistema regular de trocas também impulsiona as atividades comerciais da época.
QUESTÃO:
2. No Brasil, as questões ambientais começaram a ser tratadas com maior seriedade somente a partir da década de 70. Em virtude de algumas ações e critérios estabelecidos, os problemas ambientais diminuíram razoavelmente, se comparado a dez ou vinte anos atrás. No entanto, muitos problemas, como o desmatamento e exploração desenfreada dos recursos naturais ainda persistem. Dentre as soluções encontradas, podem ser citadas a criação de secretarias, órgãos fiscalizadores e de pesquisa, assim como ministérios. De acordo com o exposto, cite e explique a função de pelo menos três instituições colegiadas  no âmbito de Brasil, e que são consultivas e deliberativas com relação às questões ambientais.
RESPOSTA ESPERADA:
Dentre os órgãos e autarquias responsáveis pelo gerenciamento ambiental no Brasil, podem ser destacadas: 1) Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA), que é um órgão colegiado que se organiza por diferentes atores participando da tomada de decisão sobre os problemas ambientais; 2) Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA), criada em 1973, e que seria substituída futuramente pelo MMA, autoridade máxima vinculada à Presidência da República; 3) Ministério do Meio Ambiente (MMA), autoridade máxima deliberativa e vinculada à Presidência da República; 4) Conselho Nacional do Meio Ambiente, órgão deliberativo e consultivo, responsável por Leis, Instruções Normativas entre outros instrumentos legais; 5) Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), responsável pela fiscalização do cumprimento das normas ambientais; 6) Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), voltado mais ao gerenciamento das Unidades de Conservação. Faz pesquisas e faz a gestão dessas áreas e também dos seus recursos.
QUESTÃO:
3. Um documento muito importante e que versa sobre os direitos do homem perante a sociedade e as leis ficou conhecido como Petition of Rights, ou Petição dos Direitos. Este documento foi responsável por uma importante mudança na Inglaterra, visando ao reconhecimento dos direitos do homem. Diante do exposto, que alteração foi essa? Qual o principal acontecimento que ocorreu em função dessas alterações no sistema de governo da época?
RESPOSTA ESPERADA:
A principal alteração que ocorreu foi a alteração do regime monárquico absolutista para o constitucionalista, e que contribuiu fortemente para o reconhecimento dos direitos do homem. Assim, o monarca ou rei, era destituído do poder absoluto, vinculando suas ações a uma lei maior ou constituição. Os filósofos John Locke e Thomas Hobbes contribuíram para a formulação das principais ideias dessas alterações no regime de monarquia. O principal acontecimento que foi decorrente dessa alteração foi uma guerra civil deflagrada contra a coroa, instigado pelo descontentamento do Parlamento inglês com relação às ações do Rei Carlos I.

Outros materiais