Buscar

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO DISSERTATIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Nos dias de hoje, o ambiente de trabalho é um dos fatores muito relevantes na hora de o funcionário analisar a possibilidade de ele vir a trabalhar na empresa. Em algumas organizações, esse ambiente de trabalho pode apresentar fatores de risco para a saúde e segurança dos trabalhadores, dificultando, assim, a contratação de novos trabalhadores. Estes fatores de risco podem ser classificados em cinco grandes grupos. Cite e comente pelo menos três dos cinco grupos.
RESPOSTA ESPERADA:
* Físicos: relacionados a ruídos, vibração, radiação, variação de temperatura.
* Químicos: relacionados aos agentes e às substâncias químicas nas diferentes formas (líquida, gasosa, partículas ou poeiras).
* Biológicos: vírus, bactérias, parasitas, geralmente relacionados a laboratórios e hospitais.
* Ergonômicos e psicossociais: utilização de equipamentos, máquinas e mobiliários que podem levar a posturas e posições incorretas; más condições de iluminação, ventilação e de conforto para os trabalhadores; exigência por produtividade; relações autoritárias; trabalho em turnos ou noturnos.
* Mecânicos e de acidentes: relacionados à proteção das máquinas; ordem e limpeza do ambiente; sinalização de locais ou produtos que podem levar a acidentes.
QUESTÃO:
2. De acordo com a história, a origem da palavra Psicologia é proveniente do grego e significa “estudo da alma”. No entanto, com o passar do tempo, a Psicologia se tornou uma ciência conhecida e praticada até hoje. Neste sentido, como a Psicologia é definida pela ciência?
RESPOSTA ESPERADA:
Psicologia é a ciência que estuda o comportamento dos homens e dos animais. Um dos principais interesses da Psicologia são os aspectos da mente humana e a relação com o comportamento dos indivíduos. Faz uso de métodos científicos para explicar as diferenças individuais e tentar compreender a complexidade do homem.

Outros materiais