Buscar

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DISSERTATIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1. Uma condição para atingir o sucesso no planejamento empresarial é a integração entre as diferentes áreas da empresa, tais como as áreas de recursos humanos, financeira e de produção. Esta integração, para que seja funcional, deve possuir um vínculo direto com a gestão descentralizada. Considerando o exposto, disserte sobre uma condição fundamental para executar um planejamento com uma colaboração recíproca e dinâmica entre as diferentes áreas de uma organização.
RESPOSTA ESPERADA:
Uma condição fundamental para executar um planejamento colaborativo e recíproco entre departamentos ou áreas, é que os funcionários entre departamentos realizem uma gestão descentralizadora e horizontal, mas sempre respeitando os níveis hierárquicos. Além disso, é peça-chave que haja uma política organizacional descentralizada. É importante observar que neste processo de integração exista a liberdade de ação e de comunicação entre funcionários de áreas distintas, pois, por meio disso, gera-se um fluxo dinâmico de informações necessárias ao andamento dos processos, ajudando o fluxo a acontecer através dos diferentes níveis hierárquicos, sem ter que concentrar o planejamento em pequenos grupos isolados.
QUESTÃO:
2. Devemos pensar a estratégia como uma ferramenta de gestão a ser utilizada em diversas situações, pois não é um conceito com uma única função. Conforme as necessidades do momento, sejam operativas, de mercado ou financeiras, haverá a necessidade de implantar estratégias diferenciadas. Nesse sentido, quando a empresa deseja alcançar metas e objetivos, tal como entrar em um novo mercado, qual o tipo de estratégia que deverá seguir, uma estratégia como plano, ou uma estratégia como perspectiva? Justifique sua resposta e exponha duas características principais da estratégia escolhida.
RESPOSTA ESPERADA:
Quando a empresa deseja atingir objetivos, haverá a necessidade de seguir uma estratégia como plano, pois, por meio desta, levanta-se um conjunto de diretrizes para poder lidar com a situação. Para isso, deve-se levar em consideração duas características:
• Existe a necessidade de levantar previamente as ações para atingir o objetivo desejado.
• Existe a necessidade de desenvolver essas ações de maneira consciente e pragmática, observando que o objetivo almejado seja efetivamente realizável.

Outros materiais